Foto por Levi Fanam/divulgação
Em cartaz na Pinacoteca até agosto, ganhou tour virtual e série de 4 episódios
Na última quarta-feira, 23, fomos conferir a exposição OSGEMEOS: Segredos, que está em cartaz na Pinacoteca desde 15 de outubro de 2020 e que termina no dia 09 de agosto deste ano. Abrangendo as possibilidades de visita, a exposição ganhou tour virtual em 360°, para que o Brasil inteiro pode acessa-la. OSGEMEOS: Segredos é uma das exposições mais concorridas do país e garantir ingresso não é fácil, mas é possível! Para isso, você deve entrar no site e ficar de olho nos dias e horários disponíveis, lembrando que as vendas são abertas às sextas-feiras.
OSGEMEOS: Segredos é a primeira exposição panorâmica da dupla de artistas formada pelos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo, que antes de serem grafiteiros, eram b. boys e sem dúvida representam muito bem a cultura hip hop. Com excelente curadoria do alemão Jochen Volz, Segredos apresenta a história d’OSGEMEOS da infância à jornada pelo mundo a fora.
O acervo conta com 1000 itens, cerca de 50 deles são inéditos ou nunca foram expostos no país. Distribuídos em sete galerias, a fachada ganhou intervenção com um letreiro em neon e instalações grandiosas estão espalhadas pelo pátio e salões, atraindo o público que não hesita em tirar foto com elas.
Fotos
Além do grafite, inegavelmente todos os elementos da cultura hip hop estão muito bem inseridos na exposição. Inclusive, o boombox vermelho na imagem acima é um projeto feito por JR, OSGEMEOS e por ninguém menos que Pharrel Williams, em 2017. Já o figurino foi costurado pela avó da dupla para que eles usassem nos encontros de breakdance na estação São Bento.
Logo depois de percorrer 6 salas com obras leves e lúdicas, chega o momento de adentrar a última, que talvez seja a mais impactante e simbólica. Com paredes escuras e luz baixa, grafites de cunho político e crítico são expostos. Enfim, para encerrar em grande estilo, duas obras em parceria com o artista Banksy estão instaladas lado a lado.
Sem dúvida você ficou com sede de ver mais, né? Fica tranquilo que mostrei tudo neste vlog!
AUDIOVISUAL OSGEMEOS: SEGREDOS
A exposição ganhou série documental sobre o Hip Hop, abordando a sua origem, essência, bem como suas perspectivas em 4 episódios de 20 minutos, disponibilizada no canal da Pinacoteca no YouTube.
Além disso, os episódios foram gravados de modo a revelar para os espectadores a passagem dos artistas pela história do hip hop no início dos anos 1980. Destacando as histórias e vivências dos protagonistas que fizeram e, sem dúvida, ainda fazem parte desse movimento.
O roteiro obedece a lógica de uma viagem de trem de uma grande cidade; a cada parada, o telespectador é transportado para um fragmento do universo hip hop a partir de entrevistas com MC’S, DJ’S, dançarinos de breaking, bem como artistas do Graffiti conduzidos pela dupla OSGEMEOS. Os convidados são:
DJ’S – Erick Jay, DJ HUM, KL Jay, Lisa Bueno e Ninja;
BREAK – Alam Beat, B-boy Neguin, B-boy Pelezinho, B-Girl Fabi Girl, Nelson Triunfo, Ricardinho;
GRAFFITI – Binho, Doze Green, Gueto, ISE, Pran, Soberana Ziza, Speto, Tinho, Venus, Vitché;
MC’S: Bivolt, Edi Rock, Ice Blue, Jack e Thaíde.
“Desde o início, quando começamos a imaginar a exposição “Segredos”, nossa ideia era produzir uma série de entrevistas na qual fosse possível compartilhar a história de alguns dos principais expoentes da cultura Hip Hop nacional e internacional. Essa minissérie é sem dúvida um projeto super especial nosso com a Pinacoteca de São Paulo. Uma viagem de “trem” ao tempo. Uma troca de aprendizados, histórias e descobertas que transitam entre nossas primeiras vivências com o hip hop quando crianças no Cambuci, por influência das turmas do Portal e Fantastic Break, até os dias de hoje. Acreditamos na educação e no poder da arte como transformação. Que essas janelas sejam o começo de uma longa jornada e que possamos dar continuidade a esse projeto”, afirma OSGEMEOS.
A série foi produzida pela Pinacoteca de São Paulo, dirigida por Vinicius Colé em parceria com as produtoras Porqueeu Filmes, Bicho, Tilt, bem como Core.
Deixe um comentário