Visitamos a exposição OSGEMEOS: Segredos, veja tudo!

Foto por Levi Fanam/divulgação

Em cartaz na Pinacoteca até agosto, ganhou tour virtual e série de 4 episódios

Na última quarta-feira, 23, fomos conferir a exposição OSGEMEOS: Segredos, que está em cartaz na Pinacoteca desde 15 de outubro de 2020 e que termina no dia 09 de agosto deste ano. Abrangendo as possibilidades de visita, a exposição ganhou tour virtual em 360°, para que o Brasil inteiro pode acessa-la. OSGEMEOS: Segredos é uma das exposições mais concorridas do país e garantir ingresso não é fácil, mas é possível! Para isso, você deve entrar no site e ficar de olho nos dias e horários disponíveis, lembrando que as vendas são abertas às sextas-feiras.

OSGEMEOS: Segredos é a primeira exposição panorâmica da dupla de artistas formada pelos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo, que antes de serem grafiteiros, eram b. boys e sem dúvida representam muito bem a cultura hip hop. Com excelente curadoria do alemão Jochen Volz, Segredos apresenta a história d’OSGEMEOS da infância à jornada pelo mundo a fora. 

O acervo conta com 1000 itens, cerca de 50 deles são inéditos ou nunca foram expostos no país. Distribuídos em sete galerias, a fachada ganhou intervenção com um letreiro em neon e instalações grandiosas estão espalhadas pelo pátio e salões, atraindo o público que não hesita em tirar foto com elas.

Fotos

Além do grafite, inegavelmente todos os elementos da cultura hip hop estão muito bem inseridos na exposição. Inclusive, o boombox vermelho na imagem acima é um projeto feito por JR, OSGEMEOS e por ninguém menos que Pharrel Williams, em 2017. Já o figurino foi costurado pela avó da dupla para que eles usassem nos encontros de breakdance na estação São Bento.  

Logo depois de percorrer 6 salas com obras leves e lúdicas, chega o momento de adentrar a última, que talvez seja a mais impactante e simbólica. Com paredes escuras e luz baixa, grafites de cunho político e crítico são expostos. Enfim, para encerrar em grande estilo, duas obras em parceria com o artista Banksy estão instaladas lado a lado.

Sem dúvida você ficou com sede de ver mais, né? Fica tranquilo que mostrei tudo neste vlog!

AUDIOVISUAL OSGEMEOS: SEGREDOS

A exposição ganhou série documental sobre o Hip Hop, abordando a sua origem, essência, bem como suas perspectivas em 4 episódios de 20 minutos, disponibilizada no canal da Pinacoteca no YouTube.

Além disso, os episódios foram gravados de modo a revelar para os espectadores a passagem dos artistas pela história do hip hop no início dos anos 1980. Destacando as histórias e vivências dos protagonistas que fizeram e, sem dúvida, ainda fazem parte desse movimento.

O roteiro obedece a lógica de uma viagem de trem de uma grande cidade; a cada parada, o telespectador é transportado para um fragmento do universo hip hop a partir de entrevistas com MC’S, DJ’S, dançarinos de breaking, bem como artistas do Graffiti conduzidos pela dupla OSGEMEOS. Os convidados são:

DJ’S – Erick Jay, DJ HUM, KL Jay, Lisa Bueno e Ninja;

BREAK – Alam Beat, B-boy Neguin, B-boy Pelezinho, B-Girl Fabi Girl, Nelson Triunfo, Ricardinho;

GRAFFITI – Binho, Doze Green, Gueto, ISE, Pran, Soberana Ziza, Speto, Tinho, Venus, Vitché;

MC’S: Bivolt, Edi Rock, Ice Blue, Jack e Thaíde.

“Desde o início, quando começamos a imaginar a exposição “Segredos”, nossa ideia era produzir uma série de entrevistas na qual fosse possível compartilhar a história de alguns dos principais expoentes da cultura Hip Hop nacional e internacional. Essa minissérie é sem dúvida um projeto super especial nosso com a Pinacoteca de São Paulo. Uma viagem de “trem” ao tempo. Uma troca de aprendizados, histórias e descobertas que transitam entre nossas primeiras vivências com o hip hop quando crianças no Cambuci, por influência das turmas do Portal e Fantastic Break, até os dias de hoje. Acreditamos na educação e no poder da arte como transformação. Que essas janelas sejam o começo de uma longa jornada e que possamos dar continuidade a esse projeto”, afirma OSGEMEOS.

A série foi produzida pela Pinacoteca de São Paulo, dirigida por Vinicius Colé em parceria com as produtoras Porqueeu Filmes, Bicho, Tilt, bem como Core.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

Popular Posts

  • DARTHAYAN REVELA SEU NOVO ÁLBUM “SISTEMA & DANOS {S.DA.S} NESTA SEXTA-FEIRA (03.05)
    DARTHAYAN REVELA SEU NOVO ÁLBUM “SISTEMA & DANOS {S.DA.S} NESTA SEXTA-FEIRA (03.05)

    Não perca a oportunidade de mergulhar nesta experiência sonora única e acompanhar o próximo capítulo na trajetória de Dartha. (Créditos da imagem: Divulgação) Darthayan é um artista marcado por sua autenticidade e inovação, busca constante pela expressão artística genuína e continua a desafiar as convenções do mercado e a explorar novas fronteiras musicais em seus…

  • LEALL NA TURNÊ “EU AINDA TENHO CORAÇÃO”
    LEALL NA TURNÊ “EU AINDA TENHO CORAÇÃO”

    Noite conta com convidados de peso como Sain e Borges. (Créditos da imagem: Divulgação) Um dos principais nomes do grime brasileiro finalmente brota no Circo Voador. Sexta, 17 de maio, LEALL mostra pela primeira vez no palco da lona seu segundo álbum de estúdio, “Eu ainda tenho coração”, em que celebra uma nova fase da…

  • Biel do Furduncinho lança remix do hit “Bicho” 
    Biel do Furduncinho lança remix do hit “Bicho” 

    Nova faixa do artista, em parceria com Luck Muzik e O Kannalha, chega a todos os tocadores digitais nesta sexta-feira (03). (Créditos da imagem: Divulgação) O cantor e DJ Biel do Furduncinho, conhecido por hits como “Ai preto” e “Posição de Ataque”, não para de surpreender! Nesta sexta-feira, 03, o artista lança um remix do…

  • Emicida confirma passagem da turnê AmarElo – A Gira Final por Belém, no Festival Ambienta
    Emicida confirma passagem da turnê AmarElo – A Gira Final por Belém, no Festival Ambienta

    O rapper sobe ao palco do evento no dia 28 de junho; e a venda de ingressos inicia em nesta sexta-feira, 3 de maio. (Créditos da imagemz: Enio Cesar – Acervo Lab) Quando Emicida pensou em encerrar o ciclo do experimento social AmarElo, ele sabia que não poderia tratar essa decisão como um corte seco. Afinal, este foi…

Archives