Z’África Brasil lança vinil “Antigamente Quilombos, Hoje Periferia”

Por Marcelo Kurts

Salve salve simpatia, vamos falar de um grupo que ajudei a formar em janeiro de 1995.

O grupo Z’África Brasil apresentou na noite de sábado, 25, no SESC Pompéia, em São Paulo, o lançamento do vinil “Antigamente Quilombos, Hoje Periferia”. Cujo trabalho teve sua primeira edição em CD no ano de 2002 pela RSF Records em parceria com o selo Elemental. Dessa vez o novo formato do disco veio em vinil duplo produzido pela empresa Vinil Brasil em parceria com os selos Elemental e All Maders Music, fazendo jus à cultura do DJ de Hip Hop e demais admiradores.

Um álbum clássico para o RAP nacional, recheado de informações importantes para a cultura brasileira através de fatos pouco difundidos em livros didáticos de História. Érico Theobaldo, primo do DJ e musicista Théo Werneck (que também participou do disco), assinou a produção que contou com as participações especiais de Thaíde, Mestre Vítor da Trindade, Odara Soul, Simone Soul, Lino Krizz, Tank e do grupo francês Assassin.

O show acústico realizado na Choperia do Sesc Pompéia teve a colaboração de alguns músicos da banda de Reggae Veja Luz, acompanhados pelos vocais de Thaíde, Lino Krizz, Kamau, Nalla e BG da Gaita (ex membro do Z’África). Nos solos e riffs de violão de aço, estava Théo Werneck.

Gaspar liderou o show, fazendo o público animado pular, Funk Buia como sempre sarcástico, manteve a essência africana do grupo com vocais Ragga, enquanto que Pitchô cumpriu seu papel de guardião, sem esquecer do DJ Tano que além de segurar nos scratchs, efeitos e colagens, também tocou em uma MPC produzindo efeitos de batidas que outrora eram difundidas através do Fernandinho Beat Box (ex membro do grupo). Só faltou o DJ Meio Kilo que na época era meu sucessor nos toca discos.

Foi um importante evento de RAP em que o grupo Z’África Brasil manteve a valorização da cultura regional do Brasil e valores pregados pelo verdadeiro Hip Hop de base.

Chapô Chapinha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

Popular Posts

  • DARTHAYAN REVELA SEU NOVO ÁLBUM “SISTEMA & DANOS {S.DA.S} NESTA SEXTA-FEIRA (03.05)
    DARTHAYAN REVELA SEU NOVO ÁLBUM “SISTEMA & DANOS {S.DA.S} NESTA SEXTA-FEIRA (03.05)

    Não perca a oportunidade de mergulhar nesta experiência sonora única e acompanhar o próximo capítulo na trajetória de Dartha. (Créditos da imagem: Divulgação) Darthayan é um artista marcado por sua autenticidade e inovação, busca constante pela expressão artística genuína e continua a desafiar as convenções do mercado e a explorar novas fronteiras musicais em seus…

  • Festival Planeta Urbano chega a Ribeirão Preto como o maior evento de cultura urbana da região
    Festival Planeta Urbano chega a Ribeirão Preto como o maior evento de cultura urbana da região

    Com curadoria da Supernova Ent., line up reúne nomes como Veigh, Hariel e MC Soffia. O evento ainda apresenta Batalha Nova Era e os vencedores do Concurso Planeta Urbano, Martinz & Rony.São mais de dez atrações, dois palcos e ativação de graffiti que prometem surpreender cerca de 10 mil pessoas. O Festival Planeta Urbano, através…

  • Xandrê explora o desapego pós-termino em seu novo single “Vibe”
    Xandrê explora o desapego pós-termino em seu novo single “Vibe”

    A faixa faz parte do projeto “No Estúdio” e já está disponível nas plataformas digitais(Créditos: Divulgação) O rapper Xandrê lança, nesta quinta-feira (09/05), o single “Vibe”. Produzido por Thiago Sub, a faixa relata o fim de um relacionamento conturbado e já está disponível nas plataformas digitais (ouça). “Vibe” é a terceira faixa do projeto “No…

  • FAVELA.DOC | ENTREVISTA COM MUZÃO ENCERRA GRAVAÇÕES DO DOCUMENTÁRIO
    FAVELA.DOC | ENTREVISTA COM MUZÃO ENCERRA GRAVAÇÕES DO DOCUMENTÁRIO

    Depois de três meses, Viviane Ferreira encerra as gravações e encaminha documentário para pós-produção. (Créditos da Imagem: Alile Dara Onawale) O documentário “Favela.doc” finalizou sua fase de filmagens em São Paulo, encerrando uma jornada intensa que percorreu seis estados brasileiros. Dirigido por Viviane Ferreira (“Ó Paí Ó 2”), o projeto explora a riqueza da música…

Archives