WME Awards by Billboard, idealizado e realizado por mulheres,anuncia data e homenagens de sua oitava edição

Evento celebra as carreiras das cantoras e compositoras Lia de Itamaracá (em vida) e Nara Leão (póstuma). (Créditos da imagem: Divulgação)

Mais de 10 mil mulheres indicadas, quase 120 premiadas, cerca de 60 shows exclusivos e mais de 400 mulheres do mercado musical em todas as regiões do país fazendo as indicações em 17 categorias. Esses são apenas alguns números que evidenciam o impacto que o WME Awards by Billboard promove. 

Única premiação dedicada às mulheres da música no Brasil e considerada uma das mais importantes do universo musical por sua amplitude e olhar 360º (ou seja, contempla cantoras, empresárias, produtoras, diretoras, empreendedoras, jornalistas etc), chega à sua oitava edição, em 19 de dezembro, em São Paulo (SP), promovendo a inclusão de toda a cadeia produtiva feminina envolta na indústria musical. 

Em 2024, o prêmio traz duas homenagens que resgatam e fortalecem histórias de empoderamento e representatividade feminina. São elas: Lia de Itamaracá (em vida) e Nara Leão (póstuma). 

Lia de Itamaracá tem 80 anos e é cantora, compositora e uma das mais importantes cirandeiras da cultura brasileira. Em 2005, rompendo a estrutura de classes, tornou-se Patrimônio Vivo de Pernambuco, através do Registro do Patrimônio Vivo do Estado. Além disso, recebeu o título de Doutora Honoris Causa, pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), por sua vasta contribuição à cultura pernambucana e brasileira. Também em 2023 foi colocada como uma das 100 personalidades negras influentes da lusofonia, integrando a 100 Power List, iniciativa da revista Bantumen. 

Já Nara Leão foi uma das mais relevantes cantoras, compositoras e instrumentistas do país. Considerada a musa da Bossa Nova, reunia no apartamento dos pais nomes que, posteriormente, seriam grandes artistas como ela, tais como Roberto Menescal, Ronaldo Bôscoli e Carlos Lyra. Nara sempre usou sua arte para promover debates e foi uma das mais importantes artistas do Brasil. Nara faleceu em 1989, aos 47, após lutar contra um tumor cerebral. 

“Minha expectativa para esta 8ª edição do WME Awards é mais uma vez jogar luz a talentos que merecem o devido reconhecimento por sua contribuição para a cultura e a música no Brasil. A Lia de Itamaracá é uma artista de grande potência e genialidade, que ainda precisa ser celebrada em maior escala, e ficamos muito felizes em poder fazer essa homenagem à ela em vida”, diz Claudia Assef, uma das idealizadoras do prêmio. 

“O WME Awards, a cada edição, reescreve histórias de mulheres invisibilizadas, o que fortalece cada vez mais o senso de comunidade e autoestima das trabalhadoras do mercado da música, gerando empregos e reconhecimento. O nosso objetivo é cada vez mais trazer um olhar expansivo para artistas de regiões do Brasil fora do eixo Sudeste e de grandes eventos que ainda são negligenciados”, comenta Monique Dardenne, também idealizadora do WME. 

“É um orgulho ver o WME Awards crescer a cada ano, ampliando o reconhecimento das mulheres que transformam a indústria da música no Brasil. Celebrar artistas como Lia de Itamaracá e Nara Leão são formas de homenagear o legado de resistência e criatividade feminina, que inspira novas gerações e reafirma o meu compromisso, e daqueles com quem trabalho, com a inclusão e representatividade em todas as esferas do mercado fonográfico”, de acordo com Fátima Pissarra, CEO da Mynd. O prêmio será transmitido ao vivo no dia 19 de dezembro. Mais informações, assim como indicadas nas categorias e os shows que acontecerão, serão divulgados em breve.

RAP NA RUA OFICIAL
Mais que uma mídia de Rap, Trap e Funk, o RAP NA RUA se tornou uma marca em 2024. Intitulada RAP NA RUA OFICIAL, a marca oferece diferentes tipos de serviço para diferentes clientes da música. Somos o RAP NA RUA, um veículo de comunicação que divulga e cobre shows desde 2011 e também somos a RNR Assessoria, uma agência de comunicação 360° que oferece serviços de assessoria de imprensa, relações públicas e publicidade para artistas, selos, gravadoras e eventos
.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCA

Popular Posts

  • Rodrigo Oliveira, presidente da GR6 e embaixador da Fundação Ronaldo, doa 300 mil reais no leilão 
    Rodrigo Oliveira, presidente da GR6 e embaixador da Fundação Ronaldo, doa 300 mil reais no leilão 

    Nessa quinta-feira (21), aconteceu em São Paulo o primeiro leilão beneficente da Fundação Fenômenos, do ex-jogador Ronaldo, e contou com a presença de inúmeros famosos e shows exclusivos, incluindo, o do MC Hariel. (Créditos da imagem: Divulgação) O ex-jogador e ídolo do futebol brasileiro, Ronaldo Fenômeno, e a esposa, Celina Locks, realizaram nessa quinta-feira (21),…

  • Astro do afrobeats, June Freedom se apresentará no Mainstreet Festival
    Astro do afrobeats, June Freedom se apresentará no Mainstreet Festival

    Evento na Apoteose contará com participação de artista de Cabo Verde (Crédito: Kaito) Dono de uma sonoridade que une ritmos tradicionais africanos, afrobeats, R&B e hip hop, June Freedom se apresenta no Mainstreet Festival no dia 23/11, no Rio de Janeiro. O show na Praça da Apoteose acontece enquanto o artista trabalha no EP Casa…

  • MARU2D LANÇA NOVO SINGLE
    MARU2D LANÇA NOVO SINGLE

    ”Meu Vulgo” estreia nesta sexta-feira (22) Expoente do rap nacional, Maru2D lança novo single nesta sexta-feira (22). “Meu Vulgo” tem produção de Ian Durso e ganha visualizer, disponível no canal oficial da artista, no mesmo dia. Em “Meu Vulgo”, a artista narra sua ascensão e conquistas: “Imagina tu tá no meu lugar, carregando o fardo…