Virada Cultural 2012

Passar 17 horas na Virada Cultural não foi fácil, mas valeu muito a pena.  Haviam muitos shows para ver, porém em horários próximos e locais distantes o que me fez perder alguns dos que eu gostaria de ter visto.

Às 18h estava eu no Largo São Bento para ver o show do Z’africa Brasil, logo que cheguei tinha pouca gente, o que foi bom pois assim consegui ficar colada na grade como de costume. O Dj Tano estava se aquecendo no toca discos e o largo começou a encher. Os mcs Dugueto Shabazz e Quenia subiram ao palco mandaram um salve pro pessoal que estava presente. Alessandro Buzo era um dos que tinha chegado cedo para assistir ao show do Z’africa e apresentaria o Sarau Suburbano Convicto na sequência. Com a São Bento cheia Z’africa Brasil subiu ao palco abrindo com “Tá Na Responsa” o público ficou alvoroçado e cantava junto. Além dessa música o grupo cantou, entre outras: “Zic Zira”, “Tem Cor Age”, “Não Vi Nada” e “Black” uma música que faz parte do repertório do Ilícito, outro personagem criado por Gaspar, que também recitou seu poema “Terrorista”.

Agora era a vez do Sarau Suburbano Convicto, comandado por Buzo, tomar o palco. Foram vários poetas que subiram e recitaram. A partir de agora o Largo São Bento seria dominado pelos Saraus, passaram por lá Binho, Elo em Brasa, Vila Fundão, ZAP, Sarau da Quebrada, Ademar, Mesquiteiros, Ensaiaço, Cooperifa e para fechar com chave de ouro um show com o grupo Versão Popular.

Após o Sarau Suburbano Convicto, fomos em direção ao Palco MTV assistir ao show do Projota, de longe eu já podia ouvir: “Favela ta no ar, pode se envolver. Sem panela, sem jaba, pode se envolver. É só os menino bom que trabalha e faz um som. Pode pá que não dá outra, é nois” com o público completando o final de cada frase. Chegar perto do palco foi uma tarefa impossível, o palco não era dos maiores e o público era gigantesco. Assim aproveito e deixo uma dica para a MTV fazer um palco maior ano que vem. Com a presença de muita gente o que era pra ser agradável acabou em empurra, empurra. Isso porque logo antes Projota havia dito sobre a importância de fazer um show de rap na virada sem violência e com amor. Claro que o show foi feito com muito amor e violência eu não vi por ali, mas foi um tumulto que nos jogou para fora do palco. A última música que consegui ouvir de longe foi “Rezadeira”.

Agora estava na hora de pegarmos o metrô e partir para o Sesc Pinheiros, a banda Projeto Nave se apresentaria com Sombra, Marechal, Rashid, Rael da Rima e Dexter. O local estava cheio, havia gente na rampa, nas calçadas, nas escadas, todos ansiosos pra ver a nata do rap reunida. A banda estava pronta e quem subiu primeiro ao palco foi Sombra que cantou algumas músicas de sua própria autoria.

Depois foi a vez de Rashid chegar com o peso de seu Ep recém lançado “Que Assim Seja”.

Por sua vez Marechal subiu ao palco e deixou o pessoal emocionado, falou coisas profundas e muito importantes, disse que antes de estar num palco o que ele queria era passar a sua mensagem. Mostrou a verdadeira essencia do rap através de suas letras.

Agora era a vez de Dexter junto com Nego Jam e Gregory subirem ao palco, cantou desde a recente música “Bem Vindo a Madrugada” até a antiga “Saudades Mil”.

Rael marcou presença e cantou “Ela Me Faz”,  “Sorrisos e Lágrimas” dentre outras músicas.

Rashid subiu novamente ao palco e chamou seus convidados especiais, o grupo Terceira Safra com os integrantes Phill, Maltrapilho e Mayk que fizeram muito barulho.

Novamente Marechal mostrou porque veio e surpreendeu o público com suas rimas extremamente rápidas, será que ele tem dez pulmões? Aí vai uma pequena amostra:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=kKGauYEWmWM&feature=youtu.be]

Sombra subiu ao palco com seus parceiros do SNJ e cantou “Pensamentos”, foi uma grande emoção vê-los reunidos novamente!

O pessoal clamava por “Oitavo Anjo”, Dexter que tinha voltado ao palco, chamou todos os parceiros para ficaram ali com ele e desceu no meio do público, Gregory e Nego Jam desceram também e juntos cantaram a música tão esperada. Logo todos os mcs estavam no meio da galera, fizeram uma roda e juntos finalizaram o show de uma maneira muito bonita.

Agora já era 3h, não tive tempo de ver Russo e Bocage e Tio Fresh, e aí me refiro a crítica que fiz no ínicio, muitos shows bons para ver, porém devido ao horário e local onde se encontravam não foi possível assistir a todos. Também gostaria de ter visto BoomBox Trio, Rincon Sapiência, Wzy, Fhato e Terra Preta, mas perdi.

Então voltei para o Largo São Bento para assistir ao Saraus, o Sarau da Ademar ocorreu pela manhã, por volta das 8h, com a presença de muitos poetas e shows. Rodrigo Guerreiro, integrante do grupo Anexo Verbal, estava presente e  cantou, com Dj Paul nos toca discos, a música Jardim Sem Flores, uma homenagem as Mães de Maio.

Partimos então para o palco da República ver Dexter com a sua recém formada banda Oitavo Anjo, dessa vez o show era exclusivamente dele. A  banda era muito boa e deu uma nova cara para as músicas, Dexter cantou desde músicas novas ainda não lançadas até as mais antigas lançadas com seu ex-grupo 509-E. Chamou Don Pixote e com a participação de Gregory cantaram “Sou Função”. E lembrou que essa foi uma forma de retribuir o que seu parceiro Pixote, fez na Virada do ano passado juntamente com Edi Rock,  convidando Dexter para subir ao palco.

Em parceria com Nego Jam cantou diversas músicas, como “Bem Vindo a Madrugada”, “Como Vai Seu Mundo”, “Saudades Mil” entre outras. Com sua humildade imensa Dexter agradeceu a todos que fizeram parte da trajetória dele, todos os fãs que mandaram cartas, que oraram, mandaram pensamentos positivos e que de alguma forma contribuiram. E como forma de retribuição e carinho cantou a nova música “Essa é Pra Você”. Foi um show bastante emocionante. Ainda desceu do palco, que dessa vez era mais alto e mais distante, e cumprimentou os que estavam na grade. Quando voltou ao palco apresentou cada um dos integrantes da banda, seus parceiros, o pessoal da equipe e agradeceu a todos.

Pois é, essa Virada foi linda com momentos muito emocionantes. Depois de tanto tempo acordada eu estava cansada e não pude assistir aos outros shows, Flora Matos, Lurdez da Luz e Versão Popular cantariam no restante do dia. Não vi, mas acredito que eles também fizeram grandes shows.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCA

Popular Posts

  • Rodrigo Oliveira, presidente da GR6 e embaixador da Fundação Ronaldo, doa 300 mil reais no leilão 
    Rodrigo Oliveira, presidente da GR6 e embaixador da Fundação Ronaldo, doa 300 mil reais no leilão 

    Nessa quinta-feira (21), aconteceu em São Paulo o primeiro leilão beneficente da Fundação Fenômenos, do ex-jogador Ronaldo, e contou com a presença de inúmeros famosos e shows exclusivos, incluindo, o do MC Hariel. (Créditos da imagem: Divulgação) O ex-jogador e ídolo do futebol brasileiro, Ronaldo Fenômeno, e a esposa, Celina Locks, realizaram nessa quinta-feira (21),…

  • Astro do afrobeats, June Freedom se apresentará no Mainstreet Festival
    Astro do afrobeats, June Freedom se apresentará no Mainstreet Festival

    Evento na Apoteose contará com participação de artista de Cabo Verde (Crédito: Kaito) Dono de uma sonoridade que une ritmos tradicionais africanos, afrobeats, R&B e hip hop, June Freedom se apresenta no Mainstreet Festival no dia 23/11, no Rio de Janeiro. O show na Praça da Apoteose acontece enquanto o artista trabalha no EP Casa…

  • MARU2D LANÇA NOVO SINGLE
    MARU2D LANÇA NOVO SINGLE

    ”Meu Vulgo” estreia nesta sexta-feira (22) Expoente do rap nacional, Maru2D lança novo single nesta sexta-feira (22). “Meu Vulgo” tem produção de Ian Durso e ganha visualizer, disponível no canal oficial da artista, no mesmo dia. Em “Meu Vulgo”, a artista narra sua ascensão e conquistas: “Imagina tu tá no meu lugar, carregando o fardo…