Virada AfroCultural divulga lista de artistas e grupos confirmados para a 3ª edição do Festival 

Com a temática Construindo um Quilombo na Cidade das Andorinhas, a 3ª edição da Virada AfroCultural de Campinas acontece nos dias 02 e 03 de novembro (Créditos da imagem: Divulgação)

Em 2024 a Virada AfroCultural de Campinas, em sua 3ª edição, vem com a temática “Construindo um Quilombo na Cidade das Andorinhas”. Marcada para os dias 02 e 03 de novembro, na Estação Cultura de Campinas, a Virada Afro Cultural começa às 10h da manhã e segue até as 22h, nos dois dias de evento.

Artistas solos, grupos e coletivos pretos ou afroindígenas se dividem em 20 apresentações, todas gratuitas nos dois dias de Festival. Entre as atrações está o Ruffneck Sound System, que fará uma edição especial para a Virada. No local haverá ainda uma feira Afro Literária, com autoras, autores, mestras, mestres e artistas de Campinas e região metropolitana. Além disso, 30 expositores vão compor a feira de Economia Afro Criativa, também na Estação Cultura.

Para não precisar sair da Estação e aproveitar toda a programação, uma praça de alimentação afro referenciada estará montada durante os dois dias de evento.

No sábado, 02, de manhã, em parceria com o projeto Rotas Afro, será feito um roteiro afro turístico pelos corredores culturais pretos da cidade. Trata-se de um roteiro pelos principais espaços de memória sobre a história do povo negro no centro da cidade.

“O Festival se consolida como uma grande mostra da produção cultural afro-referenciada do interior do Estado de São Paulo, que promove a cultura afro diaspórica de São Paulo e discute as relações étnico raciais no interior do Estado.” – Jonatas Akin.

Vale lembrar que o local tem acessibilidade arquitetônica parcial. A 3ª Virada Afro Cultural de Campinas é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas.

Como contrapartida social, entre os dias 28 de outubro e 01 de novembro, o projeto vai promover um curso de produção cultural gratuito e vai usar o próprio festival como campo de estágio. Além disso, também foi lançada mais uma edição do Afro Manifesto, ação realizada em todas as edições do evento, contribuindo para o Plano Municipal pela Igualdade Racial de Campinas.

AfroManifesto

A Carta de Compromisso pela Equidade Racial inspirada em seu AfroManifesto e no Plano Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, elaborado pelo Centro de Referência em Direitos Humanos na prevenção e combate ao racismo e intolerância religiosa, visa mostrar o projeto de equidade racial o Festival apoia. Lançado em setembro, antes das eleições, o AfroManifesto conta com a parceria da organização Minha Campinas e em seu lançamento, buscou o apoio de eleitores e eleitoras para instigar seus candidatos e candidatas a assumirem um compromisso, antes das eleições municipais se consolidarem. Seguimos com ele até o final do projeto e, agora, o objetivo é alcançar o máximo de assinaturas para entregar ao prefeito eleito e cobrar que as 15 diretrizes sejam aplicadas na cidade de Campinas.

Virada AfroCultural de Campinas

Com realização anual, a Virada AfroCultural que acontece sempre no mês de novembro já realizou duas edições do Festival e soma em seu portfólio importantes feitos na cidade de Campinas. Desde a primeira edição, a construção do Festival busca exibir toda a beleza odara da produção afro-brasileira do interior de São Paulo, levando em pauta debates e reflexões sobre as relações étnico-raciais por meio da cultura. A Virada AfroCultural é sobre mostrar a força do povo preto, é sobre enaltecer nossos corredores culturais, pretos, espalhados por todo o interior de São Paulo, é sobre nossa resiliência, sobre ginga, sobre movimento. É sobre Asè. A Virada AfroCultural também é sobre o enfrentamento ao racismo estrutural, ao epistemicídio dos saberes afro-referenciados. A Virada AfroCultural é sobre agbara (potência em iorubá).

RAP NA RUA OFICIAL
Mais que uma mídia de Rap, Trap e Funk, o RAP NA RUA se tornou uma marca em 2024. Intitulada RAP NA RUA OFICIAL, a marca oferece diferentes tipos de serviço para diferentes clientes da música. Somos o RAP NA RUA, um veículo de comunicação que divulga e cobre shows desde 2011 e também somos a RNR Assessoria, uma agência de comunicação 360° que oferece serviços de assessoria de imprensa, relações públicas e publicidade para artistas, selos, gravadoras e eventos
.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCA

Popular Posts

  • PINEAPPLE RETOMA PROJETO “POETAS NO TOPO”
    PINEAPPLE RETOMA PROJETO “POETAS NO TOPO”

    Quarta edição tem participação de Xamã, Major RD, Froid e outros nomes (Créditos da imagem: Divulgação) Publicado no fim de 2016, “Poetas no Topo” foi o primeiro projeto musical da gravadora Pineapple StormTV lançado em seu canal no YouTube. Feito no formato cypher, que é a escrita coletiva, a série fez muito sucesso desde a…

  • Horace Andy é atração principal da Green Night, after party da ExpoCannabis Brasil
    Horace Andy é atração principal da Green Night, after party da ExpoCannabis Brasil

    O show da lenda jamaicana, marcado para dia 16 de novembro, integra a programação da maior feira da indústria da cannabis medicinal, que ocorre entre os dias 15 e 17 de novembro Destinada principalmente ao mercado de cannabis medicinal, bem como à crescente indústria do cânhamo e seus derivados, a ExpoCannabis Brasil 2024 chega a sua segunda edição…

  • Com um mês de lançamento, Delacruz acumula mais de 40 milhões de plays no álbum Vinho
    Com um mês de lançamento, Delacruz acumula mais de 40 milhões de plays no álbum Vinho

    Projeto tem participações de IZA, MC Cabelinho, Gaab e Lukinhas, e segue numa crescente nas plataformas Com um mês desde o lançamento de Vinho, o novo álbum de Delacruz já acumula mais de 40 milhões de plays em todas as plataformas, consolidando a trajetória do rapper carioca como uma das principais vozes da cena urbana brasileira. O recém-lançado…