Prefeitura de São Paulo realiza o maior festival cultural gratuito do país nos dias 18 e 19 de maio, em edição descentralizada. (Créditos da Imagem: Divulgação)
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia a Virada Cultural do Pertencimento 2024. Com grandes arenas em 12 regiões da cidade, totalizando 22 palcos, o evento está confirmado para os dias 18 e 19 de maio, repetindo o modelo descentralizado que foi sucesso nos últimos dois anos. O evento também acontece nos equipamentos culturais da Secretaria Municipal de Cultura e de parceiros como o Sesc-SP.
Já estão confirmados no line-up: Leo Santana e Joelma, no palco Vale do Anhangabaú; Maria Rita, no palco Butantã; Mc Davi no M’Boi Mirim; Xamã, na Parada Inglesa; Ton Carfi, Solange Almeida e Roberta Miranda na Capela do Socorro; Raça Negra e Planta e Raiz em Parelheiros; Mc Hariel e Psirico em Cidade Tiradentes; Geraldo Azevedo, em São Miguel Paulista; Edi Rock e Sandra de Sá na Brasilândia. Novas atrações serão anunciadas em breve no site oficial e no Instagram @smculturasp.
“A Virada Cultural do Pertencimento leva, por meio da descentralização, a cultura para a porta da casa das pessoas, para os bairros, especialmente a periferia. É uma iniciativa democrática, com programação diversificada, para todos os gostos”, afirma Bruno Santos, diretor de programação da Virada Cultural do Pertencimento.
A Virada Cultural do Pertencimento 2024 é a consagração do que é a política pública de cultura na cidade de São Paulo. Artistas de todos os cantos, segmentos e estilos se espalham por 12 regiões, fazendo com que as grandes periferias da cidade sejam os grandes palcos.
Nos anos anteriores, munícipes assistiram, das janelas das suas casas, aos maiores artistas do Brasil e, neste ano, repetimos o intercâmbio de artistas consagrados com artistas do próprio território no mesmo palco. Apenas em 2023, a Virada registrou 4 milhões de espectadores.
Ao todo, são 12 arenas espalhadas por todas as regiões da cidade. São eles: Capela do Socorro (Zona Sul), Campo Limpo (Zona Sul), Heliópolis (Zona Sul), M’Boi Mirim (Zona Sul), Parelheiros (Zona Sul), Brasilândia (Zona Norte), Parada Inglesa (Zona Norte), Cidade Tiradentes (Zona Leste), Itaquera (Zona Leste), São Miguel Paulista (Zona Leste), Butantã (Zona Oeste) e o Vale do Anhangabaú e seu entorno (Centro).
Em cada uma dessas regiões, uma arena com dois palcos será montada, com programação alternada, além das tradicionais Viradinhas, com programação infantil. Os espaços culturais da Secretaria Municipal de Cultura também recebem atrações para todos os gostos, das mais diversas linguagens artísticas. O evento conta com parceiros como Spcine, Fundação Theatro Municipal, Sesc-SP, Metrô SP, Museu das Favelas, Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo, Unibes Cultural, Sabesp e Virada ODS.
A Virada Cultural do Pertencimento é um dos maiores eventos da cidade, gerando, apenas em 2023, 1800 postos de trabalho diretos ou indiretos e movimentando R$91,3 milhões em apenas um fim de semana. O evento leva dinheiro para as pontas, por ser um evento na periferia que movimenta os empreendedores locais.
O line-up da Virada Cultural do Pertencimento reúne os maiores artistas do mainstream nacional e até internacional, trazendo do samba ao funk, do pop ao hip hop, passando pelo forró, o reggae e o sertanejo.
A programação completa será divulgada em viradacultural.prefeitura.sp.gov.br em breve.
RAP NA RUA OFICIAL
Mais que uma mídia de Rap, Trap e Funk, o RAP NA RUA se tornou uma marca em 2024. Intitulada RAP NA RUA OFICIAL, a marca oferece diferentes tipos de serviço para diferentes clientes da música. Somos o RAP NA RUA, um veículo de comunicação que divulga e cobre shows desde 2011 e também somos a RNR Assessoria, uma agência de comunicação 360° que oferece serviços de assessoria de imprensa, relações públicas e publicidade para artistas, selos, gravadoras e eventos.
Deixe um comentário