Uana é novidade na programação do mês da Consciência Negra na Casa Natura Musical

Celebração da comunidade, luta, resistência e busca por inclusão e equidade são destacados na voz de novos e consagrados artistas pretos na agenda do mês na Casa

(Créditos das imagens: Divulgação)

No mês da Consciência Negra, a Casa Natura Musical dá ainda mais destaque à cultura afro-brasileira e suas influências na música brasileira. Com uma temática poderosa de resistência e expressão cultural, novos e consagrados artistas celebram a comunidade, e representam a resistência e a busca por inclusão e equidade no palco da Casa. E a novidade da agenda é a cantora Uana, que se apresenta no dia 21 de novembro lançando o álbum Megalomania, com músicas autorias que misturam o brega à referências da música eletrônica e afrobeat. A apresentação ainda conta com participação da baiana Rachel Reis, indicada ao Grammy Latino em 2023 e dona dos hits ‘Lovezinho’ e ‘Maresia’, e Luísa Nascim, artista com referência da cultura circense e idealizadora do projeto Luísa e os Alquimistas, com estética sonora que vai do brega ao reggae.

Quem abre a agenda da Casa em novembro é a referência do samba Leci Brandão No dia que divide o palco com as batidas misturadas de funk, pop e música afro-brasileira de MC Tha, numa apresentação que mescla o resgate da ancestralidade das raízes africanas com a riqueza dessa influência nas novas gerações de artistas em 1º de novembro.

No dia 2 quem se apresenta são as Pastoras do Rosário, que lançam o álbum Da Nebulosa ao Brilho, e são acompanhadas por Lia de Itamaracá, cantora, compositora e cirandeira, considerada patrimônio vivo do estado de Pernambuco, e homenageada pelas escolas samba Império da Tijuca e Nenê de Vila Matilde no Carnaval de 2024, ano em que a artista completa 80 anos.

Gêneros como samba, bossa nova, maracatu, axé e funk exalam o cenário musical rico e diverso das origens afro-brasileiras. Letras e composições fazem com que a música preta inspire a reflexão sobre questões raciais. Nesse contexto, o rap é repleto de canções que usam questões sociais em suas letras. E em 8 de novembro, quem traz esse ritmo para a Casa é a rapper Slipmami. A carioca que ganhou notoriedade por meio das plataformas digitais é um dos nomes mais promissores da nova cena do gênero e apresenta um show que vai do funk ao rock. A artista foi destaque no palco Favela da edição do Rock in Rio neste ano.

No dia 9 é o bloco o Ilú Obá De Min que comemora 20 anos de fundação com um show especial na Casa Natura Musical, celebrando essas duas décadas de afirmação da identidade afro-brasileira por meio da música, dança e arte. A apresentação destaca a importância das mulheres negras na trajetória do bloco e na cultura brasileira, e apresenta performances que resgatam ritmos e tradições afro-diaspóricas. A abertura do show conta com o Samba de Roda Nega Duda, numa tradição que celebra os orixás, a capoeira e a rica culinária baiana.

Já em 14 de novembro a Casa recebe a representante da nova cena musical Sued Nunes para uma apresentação especial. O show traz o repertório de seu novo álbum chamado Segunda-Feira. O lançamento é uma ode à ancestralidade, aos caminhos e ao dono desses caminhos: Exu. Cada verso do disco é ‘banhado no dendê’ e exalta Sued como uma das novas vozes da Bahia preta.

No dia 24 fãs da rapper e representante do R&B Cristal poderão ver a artista subir ao palco da Casa Natura Musical para apresentar o show de estreia de seu primeiro álbum, Epifania. A cantora incorpora na performance elementos da Soul Music e dos bailes black. Cristal começou sua trajetória artística nas rodas de poesia em 2017 e ingressou no rap em 2019. Em 2023 foi indicada ao Prêmio Multishow com a música Kawo e participou da turnê Amarelo de Emicida como convidada.

E no dia 29 de novembro a Casa recebe a Fexta da Mextra, de Silvanny Sivuca – referência em percussão no país, finalista a instrumentista do ano no Prêmio Multishow 2023, e com participação em bandas de Emicida e Gloria Groove, além do grupo Lucio Mauro & Filhos, que toca no Caldeirão do Mion, da Globo, além de participar no show Pabllo Vittar no The Town – se apresenta com o Bloco Me Lembra Que Eu Vou (coletivo que enxerga a batucada como uma jornada de aprendizado e alegria, de comunhão entre iguais). O show conta com a Bateria Colorida, liderada por Sivuca, que representa a crença na igualdade entre os diferentes, na fraternidade, no respeito e no olhar para o outro, e ainda traz participações especiais do cantor pop Vitão, do rapper Thiago Jamelão e da dupla de irmãos sambistas Prettos.

Além dos shows que celebram as raízes afro-brasileiras da nossa música com novos e consagrados artistas do gênero, outros artistas ainda compõem a agenda do mês na Casa, como Silvia Machete, a banda Mundo Livre S.A., Rodrigo Alarcon e Mariana Nolasco. Veja agenda completa e mais detalhes de todos os shows abaixo.

Resumo da agenda de novembro

01.11: Leci Brandão convida MC Tha

02.11: Pastoras do Rosário com Lia de Itamaracá | lançamento do álbum Da Nebulosa ao Brilho

07.11: Silvia Machete | Silvia Machete é Rhonda no show Invisible Woman

08.11: Slipmami

09.11: Ilú Obá de Mim – abertura de Samba de Roda Nega Duda

14.11: Sued Nunes | lançamento do álbum Segunda-Feira

15.11: Mundo Livre S.A. | 30 anos do álbum Samba Esquema Noise

16.11: Rodrigo Alarcon | despedida da turnê Rivo III e a Fé

21.11: Uana | estreia álbum Megalomania – part. Rachel Reis e Luísa Nascim

24.11: Cristal | lançamento do álbum Epifania

29.11: Fexta da Mextra | Silvanny Sivuca e Bloco Me Lembra Que Eu Vou – part. Vitão, Thiago Jamelão e Prettos

30.11: Mariana Nolasco | Turnê Quem É Ela? – abertura de Marcos Baptista

RAP NA RUA OFICIAL
Mais que uma mídia de Rap, Trap e Funk, o RAP NA RUA se tornou uma marca em 2024. Intitulada RAP NA RUA OFICIAL, a marca oferece diferentes tipos de serviço para diferentes clientes da música. Somos o RAP NA RUA, um veículo de comunicação que divulga e cobre shows desde 2011 e também somos a RNR Assessoria, uma agência de comunicação 360° que oferece serviços de assessoria de imprensa, relações públicas e publicidade para artistas, selos, gravadoras e eventos
.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCA

Popular Posts

  • BATEKOO adia festival para 2025 e denuncia racismo estrutural no mercado publicitário
    BATEKOO adia festival para 2025 e denuncia racismo estrutural no mercado publicitário

    “O pacto narcisístico da branquitude – mesmo que silencioso – pode até levantar a bandeira antirracista, mas não se reflete na hora de desenhar as verbas milionárias anuais. É importante dizer que neste ano a nossa régua de logos diminuiu lá pelos 70%. A pauta é nossa, mas também coletiva. Quando foi que os projetos…

  • Poeta do Caos: Jefté lança disco com participações de Rico Dalasam e Mel Duarte
    Poeta do Caos: Jefté lança disco com participações de Rico Dalasam e Mel Duarte

    Trabalho apresenta uma sonoridade urbana baseada nas raízes nordestinas do artista cearense (Foto: Ayá Cavalcanti) Jefté lança o seu esperado disco intitulado “Poeta do Caos”. O trabalho reflete as experiências e emoções vividas pelo cantautor durante um período conturbado, marcado pela pandemia e um divórcio. Esse cenário e todos os seus atravessamentos influenciaram diretamente a…

  • LsZ apresenta novo single em parceria com Dazzen Explorando as nuances das relações modernas
    LsZ apresenta novo single em parceria com Dazzen Explorando as nuances das relações modernas

    Com beat envolvente e letra profunda, a faixa entrega emoção e autenticidade para quem valoriza o trap melódico LsZ, artista em ascensão da Vila Formosa, apresenta seu novo single que explora a dualidade das emoções em relacionamentos complicados. Com uma narrativa que abraça tanto o lado romântico quanto o desencantado, o artista transforma sua experiência…