Público presente se encantou e conferiu com exclusividade a primeira apresentação do musical “Sonhos, Lama e Rock and Roll” na Cidade do Rock, além dos shows de Xande de Pilares, Barão Vermelho, Cat Dealers, Black Pantera e Canto Cego. (Créditos da imagem: Divulgação)
Faltam apenas dois dias para a tão aguardada abertura oficial dos portões do Rock in Rio. Enquanto este momento especial não chega, na tarde de hoje o festival realizou um evento-teste para convidados que trouxe um gostinho do que está por vir nos próximos dias. Produção, familiares, membros do Rock in Rio Club e imprensa puderam aproveitar em primeira mão tudo o que a Cidade do Rock oferece, como os brinquedos, o musical ‘Sonhos, Lama e Rock and Roll’, a Gourmet Square, a Babilônia Feira Hype, o Global Village, entre diversas outras atrações.
A imprensa convidada se reuniu no Rock World Lounge, localizado atrás do Palco Mundo para a coletiva, que antecedeu a abertura de portas para o evento teste. A cerimônia contou com a vice-presidente executiva da Rock World, Roberta Medina, e ohead de Experiências de Marca e Patrocínios do Itaú Unibanco, Rodrigo Montesano, que apresentaram todas as novidades Cidade do Rock – entre elas a confirmação das apresentações diárias do espetáculo da Esquadrilha Céu e de um inédito videomaping no Palco Mundo, feito em parceria com a OCUBO. Também foi reforçada a permissão da entrada com garrafa de água de plástico, de até 500 ml, cheia e com tampa.
“Estamos a dois dias de um dos meus momentos que eu mais adoro no Rock in Rio, a abertura de portões. Cada pessoa que pisar aqui dentro vai viver uma edição histórica no festival. Serão sete dias de muita música e entretenimento para os fãs aproveitarem cada segundo das 500 horas experiências na Cidade do Rock. Hoje pudemos sentir um gostinho do que estar por vir e a ansiedade só aumenta, será mágico” comenta Roberta Medina.
Rodrigo Montesano, head de Experiências de Marca e Patrocínios do Itaú Unibanco,, patrocinador master do Rock in Rio há sete edições, destacou: “No ano em que comemoramos o nosso centenário, convidamos o público para uma celebração da riqueza cultural brasileira. Nesta edição, apresentamos o Pavilhão Itaú: espaço com mais de 1.000m², o maior ambiente já criado pela marca na Cidade do Rock. Neste local, receberemos artistas para os tradicionais shows do Itaú, que serão iniciados após a apresentação do headliner do Palco Mundo e irão transformar o gramado do festival em uma grande pista de dança e em uma festa diária”.
Desde o início do evento teste, o público pôde aproveitar todos os brinquedos: Roda-Gigante, Montanhas Russas, Tirolesa, Discovery e Megadownload. Uma nova atração radical também foi destaque, o Journey: desenvolvido para celebrar os 40 anos do icônico festival de música no Brasil. A estrutura de 100m² é a primeira desse porte a ser criada para um festival de música e entretenimento no país. Utilizando elementos lúdicos e sensoriais, a ativação transporta o público para uma viagem em momentos marcantes das edições anteriores do Rock in Rio no Brasil. O desenvolvimento da parte sensorial da experiência foi comandado por nomes renomados do mercado, sendo a parte de efeitos visuais pelo diretor de cinema Geninho Galvão, e a trilha sonora do Journey pelo maestro Eduardo Souto Neto, também responsável por criar o tema original do festival e da vitória de Ayrton Senna na Fórmula 1.
O musical “Sonhos, Lama e Rock and Roll” com criação de Roberto Medina, produção musical de Zé Ricardo e concepção de Claudio Botelho e Charles Möeller – que também é o diretor geral, arrancou suspiros de quem acompanhou a primeira sessão aberta ao público do espetáculo. Baseada na trajetória de 40 anos do festival, a obra carrega uma mensagem inspiradora sobre a importância de sonhar e fazer acontecer. O elenco protagonista é composto por grandes talentos, como Rodrigo Pandolfo, Malu Rodrigues, Rodrigo Pandolfo, Bel Kutner, André Dias, Gottsha e Guilherme Logullo.
O entardecer na Cidade do Rock deu início com as atividades na Highway Stage. O público pôde conferir de perto o show da banda Canto Cego. Logo depois, o público se encantou com o espetáculo aéreo da Esquadrilha Céu, que acontece em todos os dias no festival. No Global Village, novo espaço da Cidade do Rock, o público presente pode ver atrações de rua e show da Juliana Linhares. Também, no Palco Supernova, em uma parceria com o Filtr Music Brasil, teve uma prévia do show da banda Black Pantera. Além disso, os convidados conferiram uma parte do show que o embaixador do palco, Xande de Pilares fará no Espaço Favela, em curta apresentação performada no local.
Outra grande atração do dia foi o show do Barão Vermelho no Palco Sunset, cantando os maiores sucessos da banda. Já no New Dance Order, a dupla de irmãos Cat Dealers colocou o pessoal para dançar, aquecendo para o palco com um setlist repleto de sucessos. Fechando a noite do evento-teste em grande estilo, o Rock in Rio preparou um espetáculo pirotécnico no Palco Mundo junto com um espetáculo de luz que iluminou a Cidade do Rock. Um videomaping inédito, desenvolvido em parceria com a OCUBO, ocupou toda a extensão de cenografia do espaço, trazendo projeções de artes inspiradas nos 40 anos de história do festival. Este espetáculo que antes ia acontecer apenas no Dia Brasil, vai ser realizado em todos os dias de festival.
Com a sua icônica música tema tocando na saída, o público já sentiu o gosto de como é ter o mundo outra vez e o início das comemorações de 40 anos do maior festival de música e entretenimento do mundo.
Para aproveitar as 500 horas de experiência, público pode se organizar de forma antecipada
Durante os sete dias de festival, os fãs terão uma vasta variedade de atrações para aproveitar, seja em cima dos palcos ou pelo gramado da Cidade do Rock. Para que todos possam viver a fundo cada experiência do festival, o Rock in Rio terá diversas ações que trazem agilidade e conforto para as pessoas.
O festival conta com mais de 860 pontos de alimentação e bebida espalhados pelo gramado, além de mais de 175 bebedouros com água portável – vale lembrar que será permitida a entrada no festival com garrafas plásticas de até 500ml contendo água.
Por meio do aplicativo oficial, quem vai ao festival neste ano poderá se antecipar e escolher o que comer e beber antes mesmo de chegar ao local, melhorando ainda mais a sua experiência gastronômica. Serão 29 opções, entre combos e produtos individuais, da Heineken®, Coca-Cola, Red Bull, Schweppes Mixed e Bob’s. Na plataforma também é possível ver o cardápio geral do festival, realizar o agendamento dos brinquedos por meio de geolocalização, montar uma agenda com os horários dos shows, ter detalhes das experiências da Cidade do Rock, além de outras funcionalidades.
A organização relembra que as transações deverão ser feitas via cartão de débito ou crédito, que serão aceitos em qualquer ponto de venda, inclusive ambulantes que circulam pelo gramado. Caso a pessoa opte por levar dinheiro, haverá a opção de carregar um cartão pré-pago em um dos Caixas Cashless da Cidade do Rock. Será cobrado um valor de R$ 7,00 de caução pelo cartão, que será devolvido quando a pessoa devolver o cartão ao final do dia no evento.
Impacto do festival ultrapassa o cenário da música e entretenimento
Nesta edição, o Rock in Rio fortalece suas parcerias com projetos de impacto social, como o Favela 3D e a Ação da Cidadania. O Favela 3D – Digna, Digital e Desenvolvida, que já foi implementado com sucesso na Favela do Haiti em São Paulo durante o The Town, em 2023, chega ao Rio de Janeiro para atuar por dois anos nas regiões do Buraco, Sessenta e Ladeira do Faria, no Morro da Providência. O projeto, criado pela Gerando Falcões e que para essa implantação tem como apoiadores Gerdau, Fundação Grupo Volkswagen, e o Instituto Entre o Céu e a Favela, busca transformar a realidade de 250 famílias, promovendo o desenvolvimento social e gerando renda.
As obras em duas importantes áreas, na Praça do Buraco e na Praça Sessenta, começaram em julho deste ano. Com a previsão de serem concluídas até o início do Rock in Rio, em setembro, as melhorias vão revitalizar e transformar esses espaços em pontos de entretenimento e lazer para reunião e encontro de moradores, com brinquedos para as crianças, paisagismo, instalações artísticas, bancos, iluminação em led, remanejo e organização do lixo com descarte consciente e coleta seletiva de lixo, pintura de fachadas, melhora dos pisos e calçadas, entre outros elementos.
Além disso, pela primeira vez, acontecerá uma operação de copos reutilizáveis, em parceria com Heineken, Red Bull, Coca-Cola, Schweppes Mixed e Braskem, incentivando o consumo consciente e o descarte correto. Além do meio ambiente, os fãs também serão beneficiados pela parceria, já que receberão um desconto ao realizarem a segunda compra de uma mesma bebida. Com esta medida, o festival prevê evitar a geração de mais de 14 toneladas de resíduos durante seus sete dias de evento, tornando-se uma das maiores operações de copos reutilizáveis no mundo.
Outro grande destaque é o plano robusto de acessibilidade, que visa garantir que todos os visitantes possam desfrutar ao máximo as 500 horas de experiência na Cidade do Rock. O festival que já é pioneiro em iniciativas como empréstimo de kit motorizado para cadeiras de rodas e audiodescrição, vai além, proporcionando aumento das plataformas elevadas, transporte exclusivo, espaço sensorial com a presença de terapeutas ocupacionais, suporte para cães-guia, além de outras iniciativas como kits sensoriais, banheiros PCD, implementação da comunicação alternativa, presença do cordão de girassol oficial, equipe especializada de acessibilidade (atendimento PCD) e mochilas vibratórias. Todo esse suporte, em parceria com Doritos®, é gratuito ao público e visa oferecer uma experiência inclusiva, segura e confortável para todos. Através da página exclusiva de acessibilidade no site do Rock in Rio, atualizada constantemente, as pessoas que se enquadram nos grupos atendidos podem realizar um pré-cadastro para ter todo o suporte necessário, além de se atualizarem sobre todas as informações detalhadas dos serviços na Cidade do Rock.
A partir dessas ações, o Rock in Rio segue firme em sua jornada rumo a um mundo melhor, com metas claras para serem alcançadas até 2030. O festival busca oferecer 50% de alimentação saudável e sustentável, garantir 100% de satisfação em bem-estar e segurança dos participantes, formar 100.000 pessoas em temas relevantes para o festival e a sociedade, e assegurar que todos os stakeholders estejam alinhados com sua política de sustentabilidade. Além disso, o festival pretende que 100% dos eventos sejam diversos, acessíveis e inclusivos, e que 100% dos resíduos gerados sejam reutilizados, reciclados ou valorizados.
RAP NA RUA OFICIAL
Mais que uma mídia de Rap, Trap e Funk, o RAP NA RUA se tornou uma marca em 2024. Intitulada RAP NA RUA OFICIAL, a marca oferece diferentes tipos de serviço para diferentes clientes da música. Somos o RAP NA RUA, um veículo de comunicação que divulga e cobre shows desde 2011 e também somos a RNR Assessoria, uma agência de comunicação 360° que oferece serviços de assessoria de imprensa, relações públicas e publicidade para artistas, selos, gravadoras e eventos.
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