RIO2C: Música, tecnologia, marketing, ia, e muito mais! confira a programação

Thaíde, Pocah, Valesca Popozuda, MC Carol, Xamã e Criolo estão entre os palestrantes da conferência criativa

A cada ano o Rio2C tem reafirmado sua vocação de antecipar e sinalizar as tendências que movimentam a indústria criativa no Brasil e no mundo – indústria essa que responde por 3% do PIB Global e gera mundialmente 30 milhões de empregos, sendo 1,8 milhões diretos somente no Brasil. Em seu DNA está a busca incessante por abordagens multidisciplinares para gerar novas conexões e estimular ideias inovadoras. Pautado pelo tema The Edge of Perfection (No Limiar da Perfeição), o maior encontro de criatividade da América Latina coloca em evidência as questões que põem em lados opostos a imperfeição humana e a precisão tecnológica. A sétima edição do evento – apresentada por Petrobras e Governo Federal – acontece entre os dias 27 de maio e 1º de junho na Cidade das Artes.

 “O tema da edição de 2025 busca abrir espaço para diálogos sobre como a perfeição – e a sua busca – impactam diversas áreas da sociedade, como arte, ciência, cultura, negócios e meio ambiente. Buscamos investigar as oportunidades, os dilemas e possíveis desigualdades que podem surgir quando a tecnologia desafia os limites da humanidade. Como equilibrar eficiência com autenticidade? Até onde essa busca vale a pena? Quais os limites éticos? E o que se perde nesse caminho? São questionamentos como esses que buscaremos abordar ao longo da nossa programação”, explica Rafael Lazarini, criador e CEO do Rio2C.

Somente no ano passado passaram pelo Rio2C durante os seis dias do evento cerca de 50 mil pessoas – das quais 1.663 palestrantes de 36 países – e foram realizadas 1.239 reuniões em rodadas de negócios. Dividido em quatro eixos – SummitConferênciaMercado Festival – , aborda temas transversais que passam pelo audiovisual, música, moda, literatura, esporte, game, ciência, meio ambiente, educação, trabalho, tecnologia, marcas e propaganda, design, arquitetura e urbanismo.

O evento conta com 21 palcos multidisciplinares: GlobalStageStoryVillageBrainspaceHouse of BrandsBiodomNew FrontierFuture.USoundbeatsSoundbeats IISoundbeats IIIScreening RoomArts&CraftsWriter’s RoomSportsOnBITS, Creator Square, além dos palcos exclusivos de mercado (confira a descrição completa dos palcos ao fim do texto e mais informações sobre toda a estrutura do evento no site www.rio2c.com.br).

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO:

Moda

A moda ganha um summit inédito, no primeiro dia do evento, com alguns dos expoentes do setor. Os nomes incluem a estilista Bella Freud, filha do artista Lucian Freud e bisneta do inventor da psicanálise, Sigmund Freud, conhecida pelo uso lúdico e muitas vezes humorístico da linguagem em suas criações e por levar grandes personalidades para o divã do podcast Fashion NeurosisAdama Paris, empresária e estilista senegalesa, criou o Dakar Fashion Week e impulsionou a moda africana globalmente; Paulo Borges, fundador do São Paulo Fashion WeekMarie Gomis-Trezise, diretora criativa da Nataal e galerista em Paris; e o estilista e diretor criativo Ib Kamara, editor-chefe da Dazed, nascido em Serra Leoa e radicado em Londres, que faz um trabalho relevante sobre identidade de gênero e beleza africana.

Música

Na música, o Rio2C recebe em palcos distintos artistas de diferentes gerações e estilos. Lulu SantosMarina SenaXamãDinho Ouro PretoKiko ZambianchiValeska PopozudaPériclesBeloFerrugemXande de Pilares, Russo Passapusso, Gabi Amarantos e Criolo são alguns dos nomes que falarão de suas trajetórias e experiências a partir das mais variadas perspectivas.

Importantes profissionais dos bastidores também marcarão presença no evento. Uma delas é Dustee JenkingsChief Public Affairs Officer do Spotify, reconhecida como uma das maiores executivas na área de comunicação e relações públicas do mundo, tendo ocupado cargos como Diretora de Comunicações do Depto de Habitação e Desenvolvimento Urbano no governo George W. Bush. A norte-americana ainda foi listada pela Mashable como uma das 10 mulheres pioneiras nas mudanças na área de comunicação, além de figurar em diversos outros rankings de importantes órgãos e veículos de comunicação.

Shows

Depois do sucesso em 2024, o Rio2C Stage veio para ficar. Um dos principais pontos de encontros para o happy hour, o palco receberá, durante os seis dias de evento, artistas emergentes selecionados por gravadoras e agregadoras, apresentando suas apostas para as diferentes cenas musicais brasileiras. É uma oportunidade única para artistas se apresentarem ao mercado, diante de uma plateia que conta com produtores, editoras, gravadoras, empresários, jornalistas, curadores de festivais e muitos outros.

Audiovisual

O setor audiovisual contará com grandes nomes do cenário nacional e internacional, como a produtora Esther Garcia, que desde 1986 é figura fundamental por trás dos sucessos do premiado diretor espanhol Pedro Almodóvar, como “O quarto ao lado”, “Tudo sobre minha mãe” e “Fale com ela”. Também são destaques o produtor executivo Diego Ramírez e a roteirista Camila Bruges, da produtora colombiana Dynamo, responsável pela elogiada série da Netflix “Cem anos de solidão”, baseada na obra homônima de Gabriel Garcia Márquez.

Dois dos maiores representantes das gerações que moldaram a televisão brasileira em mais de 60 anos de história, os diretores Boni (José Bonifácio de Oliveira Sobrinho) e Boninho (José Bonifácio Brasil de Oliveira) estarão juntos no GlobalStage. O palco contará também com a presença da apresentadora Adriane Galisteu e da atriz, roteirista e humorista Lara Santana, detentora de mais de 3,4 milhões de seguidores nas redes sociais e indicada ao TikTok Awards 2024 em duas categorias.

Esporte, Game e eSports

Realizado no formato de Summit até a última edição, os esportes agora ocupam o palco SportsOn, na programação de quarta a domingo, para aprofundar ainda mais as questões que desafiam o setor. Já confirmaram presença, entre outros, a velejadora e bicampeã olímpica Kahena Kunze; o português Antonio Forjaz, CEO da Sportingbet; Aretha Duarte, montanhista e primeira mulher negra latino-americana a alcançar o cume do Everest, e Aline Silva, única brasileira medalhista mundial de wrestling.

O setor de Games traz a apresentadora e criadora Nyvi EstephanNegrete, da AlobRafael Gimenes, da Kings LeagueMarco La Porta, presidente do COB, e Lincoln Oliveira, CEO da StockCar.

Marcas

Na área de marcas e propaganda, destaque para mulheres em cargos de liderança. Entre elas, Juliana Cury, CMO do Itaú-UnibancoRenata Gomide, VP do Grupo BoticárioBeatriz Bottesi, CMO da MetaTatiana Ponce, CMO da Natura & Co, na América Latina; Nathalia Garcia, CMO do BradescoAlessandra Souza, CMO da StellantisIonah Kochen, CMO da NestléAna Gabriela Lopes, CMO da IFood, e Manzar Feres, Diretora Geral de Publicidade do Grupo Globo, que dividirão com o público do Rio2C os desafios e conquistas de suas bem-sucedidas trajetórias profissionais.

Ciência e sustentabilidade

Ciência, meio ambiente e sustentabilidade são temas bastante populares no Rio2C, lotando palestras realizadas em palcos como BrainSpace e Biodom. Nesta edição, destaque para um dos maiores físicos do Brasil e do mundo, o cosmólogo Mario Novello, doutor pela Universidade de Genebra (1972); a economista Tereza Campello, diretora socioambiental do BNDES e ex-ministra do desenvolvimento e assistência social, família e combate à fome no Brasil, e Rosa Alegria, referência internacional e uma das futuristas mais reconhecidas da América Latina. Outro nome de peso é a influenciadora Alice Pataxó. Reconhecida pela BBC como uma das 100 mulheres mais influentes e inspiradoras do mundo, é também a primeira indígena embaixadora do WWF Brasil.

Trabalho, educação e novas tecnologias

O futuro do trabalho, da educação e das empresas, bem como as novas tecnologias movimentam palcos como Future-U e New Frontier, reunindo profissionais de diferentes formações para pensar o impacto dessas áreas na sociedade. Um deles é Pedro Hartung, diretor de políticas e direitos das crianças e CEO da Fundação Alana, referência na defesa dos direitos digitais das crianças, que trará pautas como a regulamentação das redes sociais, o cyberbullying e a proibição do celular nas escolas do país. Outra voz importante na defesa dos direitos da sociedade em um mundo digitalizado, Patricia Blanco é presidente executiva do Instituto Palavra Aberta, entidade que coordena o Educamídia, programa que visa conscientizar a sociedade sobre a importância da educação midiática.

Arquitetura, urbanismo, arte e design

Planejamento urbano, projetos verdes, eficiência energética e cidades inteligentes, assim como a relação das artes e do design com a sociedade, são assuntos discutidos primordialmente no palco Arts&Crafts, que traz este ano profissionais de diversos segmentos, como Luciana Fonseca, diretora do Instituto Cidades Responsivas, a arquiteta e urbanista Gisele de Paula, a historiadora Raquel Barreto, curadora do MAM e o artista plástico e carnavalesco Alberto Pitta, que há 40 anos desenvolve trabalhos de pesquisa e criações artísticas, além de ser um dos pioneiros na criação do que hoje se conhece por estampas afro-baianas.

SUMMITS

O primeiro dia do Rio2C contará com cinco Summits. Este ano, o mercado da moda ganha um espaço exclusivo no Summit Fashion System, em parceria com Olívia Merquior, que reflete o segmento para além do vestuário, promovendo diálogos com cultura, arte, educação e tecnologia.

Summit Forbes Brands&Co, em parceria com a Forbes, reúne as principais lideranças de marketing e negócios, trazendo os aspectos comportamentais e humanos presentes na jornada dos consumidores e nas carreiras. Além disso, dá destaque aos nomes em ascensão do ecossistema de marketing e publicidade.

No Summit Creator Economy, a Play9 apresenta um panorama do ecossistema da economia criativa de hoje para projetar o seu futuro. Se as ferramentas tecnológicas estão disponíveis para todos os creators, agências e marcas, construir um futuro diferenciado dentro do mercado está para além da capacidade de dominar a tecnologia, mas principalmente da leitura e antecipação dos cenários em que audiência, criadores, marcas e plataformas estejam em sintonia.

Summit Game+ faz uma imersão no universo dos games e esports, explorando suas múltiplas conexões sob diferentes perspectivas. O evento reúne publishers, criadores, influencers, streamers, organizadores de ligas e eventos, times, artistas e grandes marcas. Além de debates e insights sobre as tendências do setor, o Game+ oferece networking estratégico e trocas enriquecedoras com os principais players da indústria.

FAST Summit vai mostrar como o FAST está reconfigurando o mercado, abrindo novas fontes de receita e desafiando modelos tradicionais. O novo jeito de consumir TV, o FAST (Free Ad-Supported Streaming TV) já é uma realidade e está no centro dessa revolução. Com um modelo baseado em conteúdo gratuito financiado por anúncios, o formato cresce em escala global, conquistando audiências, criadores e anunciantes, além de redefinir as regras do jogo. Especialistas vão revelar os bastidores desse crescimento explosivo e explorar os três pilares que sustentam essa transformação: tecnologia, monetização e audiência.

Coroando a programação do dia de abertura do Rio2C, a Globo traz para o evento um Summit exclusivo para celebrar a indústria audiovisual brasileira e comemorar seu aniversário de 100 anos.

MERCADO

Um dos pilares do Rio2C, o Mercado movimenta centenas de milhões de reais a cada ano, fomentando de forma expressiva a indústria criativa brasileira e a economia da cidade ao realizar negócios e desenvolver conteúdos que impactam diretamente a cadeia produtiva, abrindo postos de trabalho e criando oportunidades para os setores audiovisual, editorial, musical e de games. Somente nesta edição serão 483 executivos, players e investidores, 1.072 projetos inscritos nos pitchings e 1.075 projetos nas rodadas de negócios. Para completar, serão abertas em breve novas oportunidades como mentoria, masterclasses e workshops, além de um novo pitching para influenciadores.

Rodadas de Negócios

As rodadas de negócios impulsionam a indústria criativa com reuniões exclusivas para a apresentação de projetos aos maiores players globais. Mais de mil profissionais do mercado audiovisual, editorial, musical e de startups participam desses encontros. Além disso, uma plataforma exclusiva de matchmaking, o My Rio2C, facilita o agendamento de reuniões, o monitoramento de submissões de projetos, a compra de ingressos, a gestão da rede de networking e o acesso a um banco de dados de talentos.

Pitchings

Nesta modalidade, produtores, realizadores, criadores, artistas e escritores defendem projetos em formato de pitching perante uma banca composta por importantes nomes do mercado, bem como uma plateia de compradores, investidores e executivos do mundo inteiro.

●    Pitching Industry: oferece aos produtores a oportunidade de apresentar seus projetos a uma banca especializada e a uma plateia de profissionais do mercado audiovisual. Os projetos selecionados participam de sessões presenciais durante o evento, recebendo treinamento prévio para aprimorar suas apresentações.

●    Pitching Talent: conecta criadores de conteúdos independentes com produtores e players do mercado audiovisual. Os participantes, que podem ser pessoa física ou jurídica, terão a oportunidade de apresentar suas ideias originais para produtoras e players (executivos de plataformas de streaming, distribuidoras, agregadoras, canais de TV e outros), com projetos voltados a podcast, doc factual, ficção e animação.

●    Pitching de Startups: o Mercado de Inovação do Rio2C busca negócios de impacto que estejam engajados com um ou mais dos 17 (ODS) objetivos de desenvolvimento da ONU e alinhados às verticais da economia criativa. É focado em 3 verticais: audiovisual e games, música e entretenimento e marketing.

●    PitchingShow – o Rio2C se tornou a maior plataforma de lançamento de novos artistas da América Latina e reúne os principais profissionais da indústria da música – gravadoras, rádios, plataformas digitais, empresários, curadores de festivais e jornalistas – para descobrirem os próximos grandes nomes do mercado. Com inscrição gratuita e logística paga pelo Rio2C, os 12 artistas escolhidos pela comissão da música e por voto popular fazem um pocket show para quem efetivamente pode mudar suas carreiras.

●    Pitching Editorial: com o Rio recebendo o título de Capital Mundial do Livro em 2025, o Rio2C reforça suas ações com o Pitching Editorial, que visa a conexão entre autores, agentes literários, editoras e players do audiovisual. O objetivo da iniciativa é fomentar negócios no setor editorial, estabelecendo pontes entre autores independentes e agentes de editoras, conectando obras literárias ao segmento audiovisual para adaptações.

Meetups

Incorporados à programação do Rio2C em 2024, os Meetups estreitam ainda mais as relações entre os diferentes segmentos ao promover encontros de 20 minutos entre executivos da indústria da música, do audiovisual, de games e marketing/marcas. Haverá ainda outros encontros em formatos variados como One-to-many30-min-withThink Thank, mentorias, workshops e masterclasses.

PRÊMIOS

Pelo segundo ano consecutivo, o Rio2C e a ABRA (Associação de Autores Roteiristas) vão premiar séries, curtas, longas e docs, celebrando quem faz o audiovisual brasileiro.

 FESTIVAL

No fim de semana, o evento abre as portas para o futuro profissional da indústria criativa e realiza a aproximação de novos talentos com executivos do mercado através de workshops, paineis, masterclasses e diferentes dinâmicas. O Festival traz temas e nomes relevantes, como Hugo Gloss, Foquinha e Leão Lobo, que falam sobre como o jornalismo de celebridades se reinventa em um mundo onde a informação se molda à velocidade dos likes. Bruno Gagliasso e Leandra Leal contam como usam a arte como ponte de transformação da sociedade. Bianca Comparato e Raphael Montes mostram como construir grandes vilões, enquanto a narradora Natalia Lara oferece um workshop de narração esportiva.

Os palcos contam com uma ampla programação com a presença de atletas, influenciadores, executivos, CMOs, gamers e biólogos, além de profissionais de RH, sustentabilidade e outros segmentos. Experiências de marcas com games, realidade virtual e aumentada, shows de música e iniciativas voltadas ao mapeamento e impulsionamento de novos talentos estão entre os outros atrativos do fim de semana.

PALCOS DA CONFERÊNCIA

 GLOBAL STAGE

O mais heterogêneo de todos os palcos, o GlobalStage promove a maior interseção entre os segmentos abraçados pelo evento. Situado na maior sala da Cidade das Artes, um auditório com capacidade para 1.250 espectadores, reúne personagens nacionais e internacionais das áreas de tecnologia, inovação, ciência, audiovisual, música, games, mídia e marcas, sustentabilidade, educação e futuro do trabalho.

 STORYVILLAGE

Segundo maior palco do Rio2C, com lotação máxima de 450 pessoas, o StoryVillage reverencia a arte da criação, da narrativa, dos roteiros, da composição, do traço e da fórmula, seja na concepção de uma série, de um filme, uma música, um livro, uma startup ou um projeto de arquitetura.

 BRAINSPACE

Espaço dedicado a temas únicos sobre cérebro, criatividade e descobertas incríveis que surpreendem o público, o Brainspace tem a premissa de transformar a ciência em entretenimento.

 HOUSE OF BRANDS

Palco das marcas e seus criadores, do marketing, da mídia, da publicidade e propaganda, o House of Brands traz as principais tendências, cases e transformações da área, nas vozes de executivos de marketing e comunicação, criativos, publicitários, produtores de conteúdo, jornalistas, artistas, influencers e gamers.

 SCREENING ROOM

Destinado ao universo do audiovisual em todas as suas frentes, o Screening Room visa a estimular a reflexão sobre o segmento a partir de temas como plataformas de streaming, alternativas de financiamento, propriedade intelectual e coprodução, entre outros.

 NEW FRONTIER

O New Frontier traz o futuro para o presente, analisando quem está por trás das mais novas tecnologias e como essas mesmas tecnologias impactam a vida cotidiana e transformarão o mundo como o conhecemos.

 SOUNDBEATS

Soundbeats discute o show business da música com temas atuais e urgentes como o streaming, lives, direito autoral, regulamentação, IA e novas tecnologias, narrativas, audiovisual e cadeia produtiva da música, turnês e festivais, experiências dos fãs e comunidades, modelos de negócio e investimento e futuro do mercado da música.

SOUNDBEATS II

Palco dos grandes eventos e da live music, o Soundbeats II reúne marcas, produtores, fornecedores e profissionais do ecossistema para mapearem os desafios, oportunidades, impacto da live music e live experience.

 SOUNDBEATS III

Soundbeats III é um espaço para Q&A e gravação de conteúdo com grandes nomes da indústria musical, incluindo artistas, empresários, executivos e produtores.

 FUTURE-U

Future-U abordará temáticas e tendências sobre o futuro do trabalho, das empresas e da educação, com foco especial no etarismo, empreendedorismo, educação continuada, novas habilidades e profissões do futuro.

 BIODOM

Biodom engloba as tendências e desafios urgentes de fatores sociais e ambientais que podem impactar o futuro do planeta a partir de temas como a agenda ESG, meio ambiente, energia, diversidade, comunidades e cidades do futuro.

 ARTS&CRAFTS

Arts&Crafts aborda questões mercadológicas e conceituais da arquitetura, moda, design e artes. Entende desde a concepção à impressão de tempo e espaço; a importância artística para manutenção da identidade; a cadeia produtiva e geração de negócios, além da estética e o impacto desses setores na sociedade e na vida cotidiana.

 WRITER’S ROOM

O conteúdo apresentado no palco Writer’s Room pretende aprofundar o olhar sobre a criatividade, as tendências, os negócios e a viabilidade econômica de cada obra, desde a concepção de uma ideia, passando pelos processos criativos e os meios de financiamento, até a sua transformação em uma obra audiovisual.

 BITS – Broadcast Innovation & Tech Show

Em seu segundo ano, o BITS é um espaço exclusivo para aproximação entre criadores de conteúdo e produtores com as novas tecnologias do setor audiovisual como ferramentas de construção e otimização de narrativas.

 SPORTS ON

Inicialmente abordado em Summits no primeiro dia do festival, o esporte entrou de vez nas conferências de quarta a domingo com um palco exclusivo, reunindo grandes nomes da cadeia esportiva, incluindo atletas, dirigentes, investidores e jornalistas.

CREATOR SQUARE

Aceleradoras, empreendedores, empresas e startups apresentam soluções para a indústria criativa através de pitchings de startups, mentorias, rodadas de negócios, masterclasses e desks. O espaço conta ainda com quatro salas de conteúdo.

ALGUNS PAINÉIS DE DESTAQUE:

DNA das Ruas: A Música Urbana Como Ferramenta para Enxergar o Futuro, Manter os Pés no Chão e Entender a Missão de Viver de Arte

Mais do que contar histórias, a gente quer que você se veja nelas. Uma conversa sobre como a música urbana e o hip hop podem transformar a vida das pessoas, sobre como nossa trajetória virou caminho pra outros, e sobre como ainda hoje, o que nos move prevalece: gente, verdade e propósito.

Afrobeat: O Ritmo Como Tendência Que Une Nações

A base mais ritmada, que faz parte da essência musical brasileira e reflete uma tradição ancestral, está presente em diversos gêneros — sobretudo no Afrobeat, que ecoa elementos da cultura do continente africano para países ao redor do mundo. Refletindo sobre esse gênero e as possibilidades de intercâmbios favorecidos pela música como linguagem universal, dialogam Lucioval Gama, angolano, consultor e especialista em direitos autorais, representante da Audac, ao lado de Pugah, cantor, compositor e produtor musical, especialista em criações musicais afro-brasileiras e com inúmeros projetos ao lado de diversos artistas, entre eles, Carlinhos Brown. O painel convida o público a mergulhar nas conexões entre África e Brasil por meio do Afrobeat — uma das principais tendências musicais da atualidade — explorando como o ritmo se tornou ponte cultural, vetor de identidade e estratégia de fortalecimento da música preta em escala global.

O Funk é Delas

Neste painel as funkeiras debatem o papel da mulher na construção do funk no Brasil e seus principais desafios como artistas, compositoras e gestoras de suas carreiras.

O Elo Entre Comunicação e Música no Fortalecimento de Comunidades

A música, por si só, através da sua melodia ou letra, é capaz de se comunicar com milhares de fãs. Mas, como impulsionar a comunicação, no dia a dia e em diversos projetos, para fortalecer comunidades? Para dialogar sobre esse tema que é um diferencial na indústria da música, o comunicador nato, Thaíde, falará sobre a sua trajetória em uma conversa conduzida pela Relações Públicas Thiessa Torres e da pessoa especialista em Hip-Hop da ONErpm para falarem sobre os caminhos que fortalecem a voz artística dentro e fora dos palcos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCA

Popular Posts

  • RIO2C: Música, tecnologia, marketing, ia, e muito mais! confira a programação
    RIO2C: Música, tecnologia, marketing, ia, e muito mais! confira a programação

    Thaíde, Pocah, Valesca Popozuda, MC Carol, Xamã e Criolo estão entre os palestrantes da conferência criativa A cada ano o Rio2C tem reafirmado sua vocação de antecipar e sinalizar as tendências que movimentam a indústria criativa no Brasil e no mundo – indústria essa que responde por 3% do PIB Global e gera mundialmente 30 milhões de…

  • RalphTheKiD e Moreir4 no On The Radar Brasil com freestyle de funk futurista
    RalphTheKiD e Moreir4 no On The Radar Brasil com freestyle de funk futurista

    Produzida por RalphTheKiD, faixa estreia na plataforma internacional e chega com videoclipe gravado no centro de São Paulo Divulgação O produtor musical RalphTheKiD se uniu ao Moreir4 no single “Moreir4 On the Radar Freestyle”, dentro da edição brasileira do projeto internacional On The Radar. Com beat assinado por Ralph, a faixa traz uma leitura moderna…

  • D’O Rappa ao trabalho solo: os álbuns que marcaram a trajetória de Marcelo Lobato na música brasileira
    D’O Rappa ao trabalho solo: os álbuns que marcaram a trajetória de Marcelo Lobato na música brasileira

    Dos clássicos d’O Rappa às colaborações com Lenine e Zeca Baleiro, um mergulho nos discos que carregam a assinatura de Marcelo Lobato Créditos: Rodrigo Ferraz Marcelo Lobato construiu uma carreira notável na música brasileira, deixando sua marca como instrumentista, compositor e produtor. Ao longo dos anos, esteve envolvido na criação de discos emblemáticos, ajudando a…