Rap In Cena Budweiser reúne 48 mil pessoas no final de semana em Porto Alegre e arrecada 50 toneladas de alimentos

Edição especial de 10 anos do festival trouxe atrações internacionais e os maiores nomes do rap e trap do país

(Crédito: Marco Federhen/Rap in Cena Festival)

Com um line-up recheado de atrações, com mais de 70 nomes distribuídos em 3 palcos, o Rap in Cena Budweiser reuniu 48 mil pessoas nos dois dias de festival, no último final de semana, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), em Porto Alegre. Com uma edição especial que celebrava os 10 anos do festival, o RIC recebeu 23 mil pessoas no sábado (16) e 25 mil pessoas no domingo (17).

Considerado a maior celebração da cultura hip hop no Brasil, o festival ainda teve ativações diversas, uma Feira Multiempreendedorismo apoiando o comércio local, artistas de graffiti, a inauguração da Rua Cruzeiro e a Vila Olímpica, com breaking, competições de jiu-jitsu, basquete, skate, boxe, kickboxing, muaythai, batalha de rima e batalha de slam.

– São 10 anos de história e sinto uma gratidão máxima! São muitos desafios, derrotas e muita luta, mas também muito aprendizado, união, empatia e vitórias. Só tenho a agradecer a lembrar a todos para acreditarem em si mesmos e nos seus sonhos – diz Keni Martins, idealizador do evento.

No primeiro dia, Caio Passos e Boladin 211 lotaram o Palco Tropa do Bruxo, enquanto Cocoa Mami e a jovem Yasmin Limas fizeram sucesso no Palco Olimpo; o espaço, que teve curadoria do Baile da Bronx, ainda recebeu Boombeat, DJ Akila e Irmãs de Pau, dupla formada nas ocupações das escolas em São Paulo em 2015. No Palco World, Kayblack e Major RD, que se apresentou com Leall, incendiaram o público do Rap in Cena Budweiser, que vibrou com as apresentações de L7nnon, Veigh e a atração internacional Rich The Kid.

Já no domingo, destaque para o espaço Golden Era com a “velha guarda” do rap no Palco Olimpo e nomes como Marck B, Seguidor F & Daya Moraes, DJ Nezzo e J Clip, icônico grupo de charme que foi pioneiro no RS. Nome forte do trap feminino MC Luanna e a sensação do momento Duquesa, fizeram shows lotados no Palco Tropa do Bruxo, enquanto Negra Jaque e Lourena foram os destaques femininos no Palco World. Em seguida hits de Teto, Wiu, Djonga com um show eletrizante, Filipe Ret com o show da sua turnê especial de 15 anos e Mano Brown convida Rincon Sapiência com clássicos do gênero no Brasil – Djonga e Ret subiram ao palco com a dupla para um momento de homenagem ao Racionais MC’s. Para fechar a noite, Ja Rule colocou o público para dançar com músicas mais recentes e os clássicos de sua carreira de 25 anos.

Em um ano de reconstrução do Rio Grande do Sul, após as enchentes de maio, o Rap in Cena Budweiser recebeu doação de alimentos a partir de duas categorias diferentes de ingressos: foram 50 toneladas arrecadadas, que serão destinadas a famílias e instituições indicadas pelo Museu do Hip Hop.

– O RIC assumiu um compromisso social muito importante, de valorizar a arte e principalmente a cultura, além de gerar condições para que as pessoas tenham alimentos dignos dentro de casa. Neste ano, as 50 toneladas que foram entregues pelo público do evento, fizeram do Rap in Cena Budweiser novamente o maior festival de responsabilidade social dentro do Rio Grande do Sul – diz Rafa Rafuagi, Fundador do Museu da Cultura Hip Hop RS e Curador de Alimentos do Rap In Cena.

Assim como na edição de 2023, o Rap in Cena Budweiser fez uma parceria com a prefeitura de Porto Alegre e a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (Smcec), e distribuiu gratuitamente 6 mil ingressos para entidades culturais e projetos sociais da cidade para os dois dias de evento – destes, 200 serão destinados para pessoas trans e não-binárias.

– O Rap in Cena Budweiser 10 anos é o legado da transformação, é a vitória de um povo que nunca deixou de lutar. Mesmo com tudo que passamos em nosso estado neste ano conseguimos voltar mais fortes. Por isso que eu digo: até a desistência, desistiu assistindo eu não desistir – completa Keni.

A 10ª edição do Rap in Cena Budweiser é uma realização Grupo Austral e Olimpo Produções, tem patrocínio de Budweiser, Gang, Banrisul, Seara, Prefeitura de Porto Alegre, Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria de Turismo, R10 Score e apoio de UniRitter, Guaraná Antarctica, Beats e Johnnie Walker Blonde.

RAP NA RUA OFICIAL
Mais que uma mídia de Rap, Trap e Funk, o RAP NA RUA se tornou uma marca em 2024. Intitulada RAP NA RUA OFICIAL, a marca oferece diferentes tipos de serviço para diferentes clientes da música. Somos o RAP NA RUA, um veículo de comunicação que divulga e cobre shows desde 2011 e também somos a RNR Assessoria, uma agência de comunicação 360° que oferece serviços de assessoria de imprensa, relações públicas e publicidade para artistas, selos, gravadoras e eventos
.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCA

Popular Posts