Por Lívia Mello
Nesta segunda-feira, 05, rolou o RBMASP com Racionais no Red Bull Station, na capital paulista. Os DJs Kl Jay e seu filho Will, e o convidado especial Edi Rock, contaram um pouco da história do maior grupo de RAP da América Latina através de samples no Sample MasterClass. Edi Rock lembrou do início da carreira do Racionais Mc’s, quando a pioneira Sharylaine convidou os quatro para participar da coletânea Consciência Black vol. I, da Zimbabwe Records, em 1989. Edi Rock é dono da faixa “Tempos Difíceis” e “Pânico na Zona Sul”, música de Mano Brown com Ice Blue, ficou registrada como Racionais MC’s. Kl Jay e Will mostraram para o público os samples usados em músicas desde Holocausto Urbano, disco de 1990, até Nada Como Um Dia Após o Outro Dia, de 2002.
A segunda parte do encontro com Racionais foi um bate-papo entre o grupo e o jornalista André Caramante, que resultou em uma breve passagem dos últimos 28 anos do quarteto. Mano Brown lembrou da fase mais escassa, quando os bairros mais pobres da zona sul nem sequer eram pavimentados. Recordou a época de trocas de tiro, conflitos com policiais, e os maus agouros que Sobrevivendo no Inferno trouxe para os pretos mais perigosos do Brasil. Depois do lançamento desse disco, Brown decidiu que o grupo iria parar por dois anos para que eles reaprendessem a fazer RAP. E daí veio, em 2002, Nada Como Um Dia Após o Outro Dia. “Demorou para o público aceitar, eles não entenderam por quê tinha champanhe na capa e um carrão, não entenderam as metáforas, os símbolos”, conclui Brown sobre o penúltimo disco lançado.
A exposição Racionais MC’s: três décadas de história está disponível no Red Bull Station (Praça da Bandeira, 137 – Centro, São Paulo – SP), até sábado, 10.
Confira trechos do que rolou:
Na terça-feira, 06, Racionais apresentou três décadas de história com um show exclusivo na Audio, em São Paulo. Foram contemplados sucessos como “Rapaz Comum”, “A Vítima”, “Tô Ouvindo Alguém me Chamar”, “A Vida é Desafio”, “Fórmula Mágica da Paz”, entre outros.
Deixe um comentário