Em sua quarta edição, o prêmio se firma como o maior reconhecimento de pessoas pretas no mercado, em uma noite dedicada à celebração da diversidade. (Créditos da imagem: Divulgação)
O Prêmio Potências! 2024 acontecerá no dia 05 de novembro, no Teatro Santander, e vem com mais força do que nunca. Consolidado como o evento de abertura do Mês da Consciência Negra, ele é dedicado exclusivamente a reconhecer pessoas pretas que transformam o mercado, conseguindo não apenas o recorde de patrocínios, mas também se posicionando como um potencializador de vozes negrase exemplo concreto na defesa da pluralidade e da inclusão.
Esse ano o Prêmio Potências! já fez história antes mesmo de sua noite principal. O evento atraiu dez grandes marcas (ano passado foram cinco) que estão comprometidas com a diversidade e que reconhecem o valor da inclusão no mercado de influência. Nomes de peso como pelo quarto ano consecutivo como marca apresenta Nivea, Fenty Beauty, realizando sua primeira parceria em eventos no Brasil, Salon Line, Santander, Budweiser, Brutal Fruit Spritzer, Gol, Smiles, Johnnie Walker e All, programa de fidelidade e reservas oficial dos hoteis Accor, se uniram para apoiar uma das maiores celebrações de pretitude no Brasil. Apoio esse que reforça a importância crescente de se discutir e implementar práticas de diversidade reais no mercado, em um cenário onde, segundo o BuzzMonitor, as campanhas voltadas à inclusão social tiveram um retrocesso preocupante.
Uma noite de homenagens e celebrações
Entre os grandes destaques da noite, a cantora Ludmilla será homenageada pelo impacto cultural de sua carreira. além disso, teremos o Troféu Potências, uma homenagem a uma personalidade que destacou-se no empoderamento de pessoas negras no ano de 2024 que será anunciado na noite da premiação
Neste ano são 10 marcas patrocinadoras, um recorde desde o início da premiação. O prêmio Liderança Negra será apresentado pela Fenty Beauty, enquanto a Salon Line premiará o Profissional do Ano. A Billboard conduzirá a categoria Artista do Ano, e a Johnnie Walker ficará responsável pela premiação Música do Ano. A Nivea, que acompanha o Potências! desde o início, entregará o troféu mais aguardado da noite: o Prêmio Potências.
A curadoria e votação dos indicados ao prêmio serão realizadas pela Magma CX, produtora e plataforma criativa, em duas etapas distintas. A primeira etapa contará com uma curadoria composta por diversos nomes relevantes nas áreas de cultura, entretenimento, política e negócios do Brasil. Na segunda etapa, um júri técnico, formado por profissionais pretos do mercado, será responsável por escolher os vencedores. Entre os integrantes dessa curadoria e júri, destacam-se Jarbas Bittencourt, Diretor Musical do Bando de Teatro Olodum; Isa Isaac Silva, designer de moda; Preto Zezé, empresário e ativista; Juh Almeida, cineasta baiana; Gaby Amarantos, cantora e apresentadora; Viviane Duarte, fundadora e CEO da Plano; Samantha Almeida, diretora de marketing da Globo; e Deh Bastos, diretora de criação e conteúdo.
As categorias de mercado, como Campanha do Ano, Liderança Negra e Potência Jovem, terão a curadoria e votação conduzidas pelo coletivo de publicitários negros, um grupo dedicado ao fortalecimento do networking, desenvolvimento profissional e cultural de comunicadores negros.
Para garantir que essa celebração chegue ao maior número possível de pessoas, o PodPah, apresentado por Igor Cavalari e Thiago Marques, e um dos videocasts mais populares do Brasil, fará a transmissão no dia 09 de novembro do evento, levando as histórias de superação e sucesso a seus mais de 8 milhões de inscritos, além do canal Salon Line na Pluto TV que também realizará a transmissão e o black carpet no dia do evento.
O evento será apresentado por Preta Gil, Thiago Oliveira, Rita Batista, Stella Yeshua, Yuri Marçal e o Black Carpet terá apresentação de Gominho, Andi Ricardo e João Pedrosa com direção de Sabothati e direção musical do Bruno Oliveira, que realizou trabalhos com nomes como Thiaguinho, Iza, Ludmilla e Luedji Luna.
Julio Beltrão, a força e idealização por trás do Prêmio
No centro dessa revolução está Julio Beltrão, Diretor Artístico da Mynd e idealizador do Prêmio Potências! ele tem um propósito claro: abrir espaço para que a comunidade preta brilhe em um setor que historicamente a marginalizou.
“Em um momento em que a representatividade na publicidade sofreu uma queda significativa, como apontam os dados mais recentes, o prêmio se torna ainda mais essencial. Eu vejo o nosso papel como um esforço contínuo para trazer visibilidade e espaço para pessoas pretas no marketing. Trabalho diariamente para mudar essa realidade, garantindo que a diversidade não seja apenas uma tendência passageira, mas sim um pilar estruturante de todas as operações e campanhas que desenvolvemos”.
A Mynd e o seu compromisso com a diversidade
A Mynd, maior agência de marketing de influência da América Latina, liderada por Fatima Pissara, Carlos Scappini, Preta Gil e Marcos Buaiz, sempre teve esse compromisso. Desde a sua criação, a agência vem defendendo a pluralidade como um pilar fundamental. “Na Mynd, sempre acreditamos que a diversão é o coração de qualquer transformação real no mercado. Criar oportunidades para pessoas que historicamente foram excluídas é não só um compromisso, mas parte do nosso DNA. A minha missão é garantir que a inclusão esteja no centro de tudo o que fazemos, desde os talentos que representamos até as campanhas que desenvolvemos. O Prêmio Potências! é um exemplo vivo disso e de como podemos impulsionar conversas essenciais e gerar impacto positivo no mercado”, comenta Fatima.
“Eu busco garantir que cada operação reflita os nossos valores de inclusão e diversidade. É fundamental que as marcas e projetos com os quais trabalhamos tenham essa visão integrada desde a concepção até a execução. O evento exemplifica como, com uma estratégia bem planejada e parceiros comprometidos, podemos transformar o cenário da publicidade e abrir novas oportunidades para vozes que precisam ser ouvidas”, diz Carlos Scappini, COO da Mynd.
Com o Prêmio Potências! 2024 e seus parceiros, eles mostram que o futuro da publicidade passa pela inclusão, pelo reconhecimento de quem sempre esteve à margem e pela celebração da pluralidade em sua forma mais potente.
RAP NA RUA OFICIAL
Mais que uma mídia de Rap, Trap e Funk, o RAP NA RUA se tornou uma marca em 2024. Intitulada RAP NA RUA OFICIAL, a marca oferece diferentes tipos de serviço para diferentes clientes da música. Somos o RAP NA RUA, um veículo de comunicação que divulga e cobre shows desde 2011 e também somos a RNR Assessoria, uma agência de comunicação 360° que oferece serviços de assessoria de imprensa, relações públicas e publicidade para artistas, selos, gravadoras e eventos.
Deixe um comentário