Além de apresentações culturais, evento realizado pelo MST reúne culinária, artesanato, oficinas e conferência pelo combate à fome
O multipremiado funkeiro Nego Bala se apresenta no Festival da Reforma Agrária, em São Paulo. O evento realizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é uma mostra da produção das associações e cooperativas, reunindo culinária, artesanato, oficinas e atividades culturais. O festival gratuito começa nesta sexta-feira, 02, e vai até domingo, 04, no galpão do Armazém do Campo, no centro da capital paulista. Nego Bala se apresenta no domingo, às 17h.
O Festival da Reforma Agrária me representa e é muito bom subir no palco de um espaço que te representa, que representa a sua luta, a sua causa. Estou muito feliz com o convite”, conta Nego Bala.
Douglas Estevam, coordenador do Coletivo Nacional de Cultura no MST e um dos curadores artísticos do festival, explica a importância da presença de Nego Bala no evento:
A reforma agrária popular não seria possível sem uma união entre o campo e a cidade. O Nego Bala vem da cracolândia, essa união dos oprimidos do campo com os oprimidos da cidade tem um potencial emancipador muito grande. Então a presença do Nego Bala no Festival da Reforma Agrária é de um simbolismo enorme e representa a transformação da sociedade que almejamos e pela qual nós lutamos.”
Além das apresentações culturais, o Festival traz uma programação diversa, incluindo uma feira com produtos saudáveis e livres de agrotóxicos, vindos de acampamentos e assentamentos do MST, oficinas de formação e “Conferência pela Alimentação Saudável no Combate à Fome”, com a presença de Ceres Hadich, da Direção Nacional do MST; Tereza Campello, ex-Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome dos governos Dilma; Preto Zezé, presidente da CUFA; além de Adriana Salay, historiadora social e fundadora do projeto Quebrada Alimentada. A mediação da mesa fica por conta de Carla Bueno, da coordenação do MST junto ao ator e jornalista, Ernesto Xavier. Confira a programação completa aqui.
Deixe um comentário