O Largo da Batata, em São Paulo, se torna uma ocupação cultural em defesa da democracia. #OcupeADemocracia e #MusicaPelaDemocracia permanecem até o dia 16.
Artistas e produtoras, ativistas, coletivos artísticos e de intervenção urbana, defensores da pluralidade e da diversidade, convidam a tod@s para uma experiência coletiva de partilha sobre o significado da democracia e da cidadania. Esta ação é política, social, cultural e de todas as cores. Defender (essa) democracia para ir além!
Esta ocupação se inspira em um movimento mundial, que começa em 2011 com a Primavera Árabe, passando por Nova York com o movimento Occupy Wall Street que levou milhares de cidadãos norte-americanos, estudantes, sindicalistas, veteranos, imigrantes, professores e ativistas de todo tipo, a realizar uma ocupação pacífica em Wall Street. Os manifestantes se reuniram para denunciar a captura da democracia pelo 1%. O movimento ganhou tanta força que se alastrou por outras cidades americanas e acabou tomando proporções internacionais. Na Espanha, o movimento dos “Indignados” levou milhares de pessoas às ruas contra os altos índices de desemprego e contra as medidas de austeridade impostas pelo governo. Este movimento espanhol sacudiu o espaço público de uma forma sem precedentes. Não podemos esquecer dos bravos e bravas secundaristas que ocuparam suas escolas nos ensinando que sim, é possível produzirmos um outro mundo agora.
Das muitas mobilizações e revoltas que estouraram no mundo a partir de 2011, nasceu uma grande manifestação mundial por uma Democracia Real. E agora é a nossa vez ! A democracia no Brasil ainda é muito jovem e precisa amadurecer
Confira a programação de hoje:
Realização: Coletivo Arrua e Produtores SP
Deixe um comentário