“MAIOR QUE O TEMPO”: TETO REFLETE SOBRE LIBERDADE ARTÍSTICA EM NOVO ÁLBUM

Disponibilizado nesta quinta-feira (27), projeto abraça conflitos e angústias do artista

Após uma marcante estratégia de lançamento, Teto revela sua nova fase musical com o álbum “Maior Que o Tempo”. O trabalho foi disponibilizado às 21h desta quinta-feira (27) nas principais plataformas digitais de música. Em seu novo projeto, o rapper explora a dualidade entre suas raízes no trap e se permite viver um novo “eu artístico”. Com 11 faixas inéditas, ele reflete sobre as escolhas que moldaram sua trajetória, equilibrando sua identidade original com novas influências sonoras.

Dando adeus à era das “prévias”, o baiano apresenta seu novo disco como um marco de transição. Esse projeto representa o momento em que o artista se desprende das pressões mercadológicas e abraça sua liberdade criativa, explorando uma fase de experimentações com faixas que misturam diferentes ritmos e temas.

“Esse álbum é a introdução do que quero mostrar do meu trabalho daqui pra frente. De forma lúdica com a calculadora, esse é o momento que eu me desprendo das amarras do mercado e da pressão, e liberto esse meu outro lado artístico. Quero poder mostrar um Teto por completo agora”, reflete o rapper. 

“Para esse disco, trabalhei diversas facetas minhas. Escolhi temas que vão desde os mais sentimentais até os mais banais, e trouxe à tona vários momentos que vivi durante a minha carreira até chegar o dia de hoje. Meu objetivo, tanto neste álbum quanto no que vem pela frente, é cantar sobre o que eu realmente acredito”, completa o artista.

PARTE I – TETO NO COMANDO

Às vésperas do lançamento, na quarta-feira (26), o artista disponibilizou a faixa “Yes or No” – aquecendo o público. A música introduz o novo momento da carreira do baiano, onde Teto dita as regras do game: 

“É o TT quem dirige a festa ele decide quem entra e sai, / Se o teu nome não tá na lista, não adianta não dá, / Quer ficar puto, por mim tu pode ficar, / O cara lá de cima deixou os pivete sonhar”, diz a primeira faixa lançada.

PARTE II – DESAFIOS

Depois de “Yes or No”, uma leva de músicas do álbum chegou durante a tarde desta quinta-feira (27) com 5 faixas, que se inspiram em referências mais clássicas e tradicionais do trap, traduzidas para o universo do músico. Entre elas, “Não Pare” e “Bem Novin”, narram os caminhos tortuosos até a fama, mas que o fortaleceram e passaram a visão do mercado, como canta na segunda faixa: 

“Fecharam várias portas na minha cara, / Não vem de historinha não tô pro game, / Ao invés disso eu ganhei confiança, / Aprendi a nunca confiar em ninguém, / Adrenalina no sangue, pra falador é bom saber que eu tô sério”. 

Para refletir sobre os desafios e contradições do momento pós fama, Teto escolheu a música “Leite Derramado”, como narra nos versos: “A grana é muito fácil, problema algum / Foda é que quando tu tem tudo, todo mundo quer tu”. 

A primeira participação especial da tracklist é WIU, fenômeno da cena do rap brasileiro e companheiro de selo musical, na faixa “Pretty Let Girl”. Para essa canção, ambos dividem perspectivas sobre relacionamentos, porém dentro de suas realidades pessoais.

PARTE III – TETO COMO UM TITÃ

Em seguida, no formato de live, “Temporal” chegou ao YouTube como um divisor de águas entre a primeira e segunda metade da audição. O visualizer retrata o rapper como um titã, fazendo uma metáfora aos momentos em que precisou ser forte, deixar de lado a pressão mercadológica e seguir firme em busca de seu sonho.

“Eu sempre fui do tipo que diz não;

Desconsidera o tempo e avança o sinal;

Eu quero tudo, eu quero o mundo;

Viver o surreal;

Quando eu for embora desse mundo que não seja em vão”, diz a letra de Temporal.

PARTE IV – A LIBERTAÇÃO

O audiovisual antecedeu a divulgação de mais um select de faixas do álbum, que veio acompanhada de um videoclipe para a música “OQQELESVAOFALAR?”. A canção representa o início da libertação do artista, que busca se desprender das exigências do mercado, sem dar tanta importância para pressões externas. 

As músicas que completam a experiência de “Maior Que o Tempo” chegaram às 21h do da quinta-feira (27). Teto se aventura em experimentações que devem surpreender os fãs, que bebem de referências como afrobeat e o MPB, mas que carregam influências clássicas do cantor. 

Nesse universo das experimentações, as faixas “Grécia” e “Prevendo a Jogada” mergulham em referências nostálgicas da música preta americana, como por exemplo electro-R&B dos anos 2000. 

“Mulher Secreta” recebe a participação de Matuê, rapper e fundador da 30PRAUM, maior selo fonográfico do nordeste, e WIU, trazendo uma atmosfera de love song. Por sua vez, a faixa-título chega para finalizar o álbum em clima de gratidão, como o artista comenta: 

“Quando que as pessoas vão se dá na conta, / Que a correria tá te deixando longe de casa, / A gente tem tudo, só falta amar”, canta o baiano.

Por fim, para este trabalho, o artista se fez valer de uma faceta (ainda) oculta para o público: expôs sua valência em ser um contador de histórias. Teto disponibilizou para seu público um material que transita entre fases diversas de sua vida e que, apesar de diversos marcos temporais, é “maior que o tempo”.  

O CAMINHO ATÉ “MAIOR QUE O TEMPO”

O novo disco de Teto surge em um contexto musical e criativo mais amplo para o músico. Essa história começou a ser construída, em tom de mistério, no seu último EP: “tempo.zip”, lançado em janeiro de 2025. O projeto contempla versões oficiais de faixas “vazadas”, que já eram conhecidas pelo público. 

A alusão às viagens temporais se intensifica com “Maior Que o Tempo”. “Eu penso que esse novo disco e o EP que lancei em janeiro se conectam de uma forma meio mirabolante, mas tudo se encaixa dentro da narrativa que construí”, explica o rapper. 

“A primeira metade do álbum vem com uma sonoridade bem mais clássica e me lembra um Teto ainda ingênuo, sonhador… A segunda parte já permite experimentar bem mais e honra o meu eu artístico. E ‘tempo.zip’, o EP, eu diria que é o meio do caminho entre um momento e outro”

O lançamento de “Maior Que o Tempo” chega após um período de reclusão do artista. Aliás, sua conta no Instagram chegou a ficar quatro dias desativada, depois do músico fazer desabafos pessoais e sinceros sobre questões de saúde mental e dilemas psicológicos. 

Dias depois de ter sua conta desativada na rede social, Teto foi visto pelas ruas de São Paulo com atitudes atípicas: escrevendo fórmulas matemáticas em um ponto de taxi, comprando peças para construir algo e tentando carregar algum tipo de dispositivo em um carregador de carros.

O clima de mistério continuou nos dias seguintes. Já de volta às redes sociais, o baiano publicou imagens enigmáticas, como “Manual de Instruções da Calculadora”. Repleto de informações codificadas, o material desafiava os fãs a decifrar de forma enigmática um site oculto, onde estavam as coordenadas para pontos físicos em seis cidades brasileiras. 

Em várias regiões como Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador, o público teve a oportunidade de vivenciar uma simulação da “calculadora do Yes or No”. Durante a dinâmica, eles responderam um questionário com perguntas profundas e pessoais e, ao acertar as respostas, recebiam cartas escritas à mão pelo cantor com uma mensagem filosófica e enigmática sobre o seu futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCA

Popular Posts

  • “MAIOR QUE O TEMPO”: TETO REFLETE SOBRE LIBERDADE ARTÍSTICA EM NOVO ÁLBUM
    “MAIOR QUE O TEMPO”: TETO REFLETE SOBRE LIBERDADE ARTÍSTICA EM NOVO ÁLBUM

    Disponibilizado nesta quinta-feira (27), projeto abraça conflitos e angústias do artista Após uma marcante estratégia de lançamento, Teto revela sua nova fase musical com o álbum “Maior Que o Tempo”. O trabalho foi disponibilizado às 21h desta quinta-feira (27) nas principais plataformas digitais de música. Em seu novo projeto, o rapper explora a dualidade entre suas raízes…

  • Manifesto sonoro, novo EP duplo de Freitera, San Joe, Nezq e Samba reforça figura do beatmaker: ouça ‘Pega Noiz’
    Manifesto sonoro, novo EP duplo de Freitera, San Joe, Nezq e Samba reforça figura do beatmaker: ouça ‘Pega Noiz’

    EP de remixes já está disponível nas plataformas digitais e busca quebrar amarras, explorando a criatividade artística dos beatmakers Com uma proposta inovadora, o produtor musical Freitera lança, nesta quinta-feira (27/03), o EP duplo “Pega Noiz”. O projeto apresenta quatro versões diferentes de uma mesma faixa. Dividido em dois volumes: Deck 1 e Deck 2,…

  • Rato Doido Records estreia com o EP “Pronto Pro Jogo”, de DJ Tucho
    Rato Doido Records estreia com o EP “Pronto Pro Jogo”, de DJ Tucho

    Trabalho reúne os novos nomes da cena urbana do Rio de Janeiro, Mell Angel e BBKing Leme, em seis faixas que misturam Trap, Drill, Soul e Reggae Créditos: André Cavalieri O selo Rato Doido Records estreia oficialmente nesta sexta-feira, 28 de março, o EP “Pronto Pro Jogo”, assinado pelo DJ e produtor Tucho. O projeto…