Entre os destaques internacionais do line-up estão a cantora de R&B, SZA, e Jaden, filho do ator Will Smith
O Lollapalooza Brasil chega a sua décima primeira edição nos dias 22, 23 e 24 de março de 2024 no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Confira quais são as grandes atrações nacionais e internacionais do Rap, Trap, Funk e R&B confirmadas:
Marcelo D2
Marcelo D2 é músico, compositor, rapper, diretor de cinema, pai e avô. Aos 55 anos de idade, 25 de carreira, o fundador do Planet Hemp tem aquele espírito criativo inquieto que está sempre em busca do novo, do diferente, do fazer arte. E assim, segue escrevendo sua história como uma das figuras mais emblemáticas da música brasileira contemporânea. Cria do Andaraí, no Rio de Janeiro, de alma cosmopolita, D2 tem o discurso afiado como poucos. A filosofia das ruas, a cultura do skate e uma capacidade única de absorver influências e produzir releituras extremamente singulares e pessoais dão o tom ao artista que se destacou ao misturar Rap com samba.
Jaden
Filho do ator e rapper Will Smith e da atriz e cantora Jada Pinkett Smith, Jaden fez sua estreia no cinema em 2006, no filme À Procura da Felicidade. Em 2010 protagonizou The Karate Kid, um remake do clássico The Karate Kid, de 1984, para o longa, ele gravou a canção “Never Say Never” ao lado do cantor Justin Bieber. Em 2012, Jaden embarcou na carreira musical lançando a mixtape de estreia The Cool Cafe: Cool Tape: Vol. 1. Em 2014, lançou o Cool Tape Vol. 2 também conhecido como CTV2, com seu rap mais maduro. Jaden lançou seu álbum de estreia em 2017, denominado Syre, seu nome do meio. O primeiro single, “Fallen”, foi lançado em 2016, tendo o suporte de seu ídolo Kid Cudi. “Icon” é a música mais popular do álbum, com milhões de reproduções no Spotify e visualizações no YouTube. Em 2018, “Icon” recebeu o Certificado de Ouro da The Recording Industry Association of America. Jaden lançou o álbum Erys em 2019, com o personagem que é o contrário de Syre. O cantor trouxe um disco mais trap, com participação de nomes como sua irmã Willow, Kid Cudi, ASAP Rocky, Tyler, the Creator e outros.
Lourena
Lourena é uma jovem carioca de família baiana que começou a sua carreira de forma intuitiva, ela pediu um skate de presente para sua avó e ganhou um violão no lugar. Desde então, Lourena começou a aprender a tocar e pegou gosto pela musica (agradecemos por isso!). Nesse caminho de descoberta musical, Lourena tem influências que passam por gêneros musicais cariados que vai de Los Hermanos à Milton Nascimento, passando pelo Rap do Quinto Andar e Criolo, por Billie Holliday e Beyoncé, no entanto, sua avó é a sua maior inspiração na hora de compor suas canções. Atualmente na Haga, Lourena tem lançamentos todos os meses do ano, consolidando seu nome. Sua participação no Poesia Acústica #9: Melhor Forma, já passa de 90 milhões de visualizações no YouTube e mais de 50 milhões de streamings no Spotify. O lançamento mais recente de Lourena é “Minha Arte”, com participação de Marcelo Falcão, d’O Rappa.
Dexter
Dexter 8º Anjo, como é conhecido pelos fãs, se chama Marcos Fernandes de Omena. Referência no Hip Hop nacional ele ficou conhecido nos anos 90, quando foi um dos fundadores do grupo 509-E, sucesso nas rádios de todo o Brasil com as músicas “Saudades Mil” e “Oitavo Anjo ”. O pseudônimo foi inspirado no filho de Martin Luther King Jr, Dexter Scott King, e significa correto, direito, sagaz, esperto e ligeiro. Segundo Dexter, qualidades indispensáveis para sobreviver na periferia. O rapper tem 50 anos de idade e 34 anos de carreira, é um apaixonado pela vida, pelo hip hop e, principalmente, pela música. Suas primeiras composições foram inspiradas pelos grupos Public Enemy, NWA, Kool Moe Dee e Racionais MC’s. Privado de sua liberdade, por 13 anos, Dexter reconhece os deslizes do passado e os encara como aprendizado. Hoje essa experiência é compartilhada com pessoas de todo país, através de palestras, bate papos, shows e eventos, que agora são negociados pela sua própria produtora em São Paulo, a 8º Anjo Produções. Para ele, a música é uma ferramenta de disseminação de cultura, conhecimento e valores, e é graças à ela que, há 10 anos em liberdade, tem visto sua vida mudar.
BK
Uma das vozes mais contundentes do rap nacional, Abebe Bikila, mais conhecido como BK’, é um rapper carioca que carrega em suas rimas as vivências de um corpo negro dentro das grandes metrópoles. Seus versos, além de críticas sociais e conquistas, também narram um outro lado do rolê, trazendo as situações mais nuas e cruas possíveis. Em 2021, o cantor fundou o seu próprio selo, Gigantes, por onde lançou o EP Cidade do Pecado. O nome dado ao selo faz referência ao seu segundo trabalho de estúdio, Gigantes (2018), que sucedeu o debut Castelos & Ruínas (2016) e antecedeu O Líder Em Movimento (2020). Em 2022, BK’ chegou com o seu quarto álbum de estúdio, ICARUS, uma perspectiva contemporânea e urbana do mito de Ícaro.
Kevin O Chris
Kevin de Oliveira nasceu em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. Como muitos jovens negros de periferia, começou a se interessar pela música aos 12 anos de idade, quando era baterista da banda da igreja que frequentava. Aos 14, foi ao primeiro baile funk da sua vida e se apaixonou pelo ritmo.
Hoje, aos 26 anos, Kevin O Chris é um dos maiores nomes do funk carioca e é a linha de frente do 150 BPM. De acordo com os rankings lançados recentemente pelo aplicativo Spotify , o cantor ultrapassou a marca de um bilhão e meio de streamings , com mais de 22 milhões de ouvintes totais espalhados por 92 países diferentes em 2020. No YouTube, com um pouco mais de um ano de existência do canal oficial, o cantor acumula mais de 1 bilhão de acessos em seus vídeos publicados.
MC LUANNA
Do número 44, na periferia da Raposo Tavares, Zona Oeste de São Paulo, para todo o Brasil, MC Luanna, 28 anos, cravou seu nome na música pelos versos repletos de confiança, que exaltam a sagacidade da mulher preta e de favela. Desde o lançamento do seu primeiro single, “Kit Rosa” (2020), a artista vem cativando seu espaço junto a nomes igualmente talentosos do trap e rap nacional, como Ajuliacosta, Veigh, Danzo e Tasha & Tracie, além de ter arrastado uma multidão para o seu show no Festival Cena 2K22.
Com os lançamento de “Maldita” (2022), seu primeiro EP, onde retratou os processos de amadurecimento e afetividade das jovens pretas e de periferia, e “44” (2022), sua primeira mixtape, onde mergulhou na dualidade de sua vida pública e privada, MC Luanna conquistou seus mais de 1,9 milhões de ouvintes mensais através do seu empenho, habilidade e rimas afiadas.
Xamã
O rapper Xamã levará o seu show pela primeira vez ao festival. Porém, essa não é a primeira vez que Xamã pisa nos palcos do festival, em 2023 o rapper fez uma participação na apresentação de Black Alien. O artista, que assinou recentemente com a gravadora Rock Danger, está trabalhando em projetos na TV, no cinema e também no streaming. Estreou como Damião na novela “Renascer”, da TV Globo, e no segundo semestre poderá ser visto na série “Justiça “, do Globoplay. Xamã também integra o elenco dos filmes “Maníaco do Parque”, da Amazon Prime, e “Cinco Tipos de Medo”, que protagoniza ao lado de Bella Campos.
Atualmente, Xamã se consagra como um dos artistas mais destacados do Brasil. Ele ostenta uma série de conquistas impressionantes, incluindo a posição de número 1 no Spotify, bilhões de reproduções em plataformas digitais, uma base de fãs com mais de 15 milhões de seguidores nas redes sociais e quase 10 milhões de ouvintes mensais exclusivamente no Spotify, entre outros marcos notáveis.
SZA
A cantora e compositora estadunidense, SZA, recebeu vários prêmios ao longo de sua carreira, incluindo um American Music Award, quatro Grammy Award, um Guild of Music Supervisors Award e dois prêmios da Billboard Women in Music (incluindo Mulher do Ano), além de ser indicada ao Oscar, ao Globo de Ouro e ao Brit Award. Destaque no R&B contemporâneo, SZA já colaborou com Kendrick Lamar, Nicki Minaj e Rihanna. Em 2017 lançou o álbum Ctrl, que resultou em cinco indicações ao Grammy. Em 2022 lançou SOS alcançando o topo da Billboard 200.
HUNGRIA
Hungria ficou conhecido pelo seu primeiro single, “Bens Materiais”, mas só alcançou sucesso no território nacional com as músicas “Dubai”, “Lembranças”, “Coração de Aço”, “Beijo Com Trap”, “Chovendo Inimigo”, “O Playboy Rodou”, “Não Troco”, “Quebra-Cabeça”, “Um Pedido”, “Insônia” e “Amor e Fé”, com cada uma delas ultrapassando a marca de 100 milhões de acessos na Internet. Atualmente, um dos seus maiores hits “Lembranças”, possui mais de 300 milhões de acessos no YouTube e tornou-se trilha sonora de Malhação: Viva a Diferença. Hungria lançou três álbuns de estúdio, três EPs, possui um certificado de disco de ouro em Meu Carona, um certificado de single de platina em “Insônia 2”, um certificado de ouro em “Amor e Fé”, um certificado de platina 2x em “Outro Patamar” e “Temporal”, um certificado de diamante em “Cruzeiro da Revoada”, um certificado de ouro em “Cama de Casal”, e um certificado de single de platina triplo em “Eu Vou Te Buscar (Cha La La La La)”, com Gusttavo Lima.
MC SOFFIA
A rapper paulistana Soffia tem 19 anos e mais da metade deles vem se dedicando à música. A MC iniciou sua profissão após participar da oficina O Futuro do Hip Hop para crianças, idealizada pela DJ Vivian Marques. Cantou em saraus, entidades sociais, escolas, atividades de movimentos sociais e programas de TV. Teve destaque mundial na abertura dos Jogos Olímpicos Brasil 2016, foi indicada ao prêmio da TV americana BET Awards, fez feat com a cantora americana Madame Gandhi e com a brasileira Drik Barbosa, além de ser homenageada pelo WORD WOMAN FOUNDATION. Soffia também está em livros didáticos e projetos de pesquisa inspirados em lideranças femininas e também por isso recebeu o prêmio CLIFF 23 no Texas. A cantora palestrou no Fórum Geração e Igualdade, convocado pela ONU MULHER em Paris e recentemente participou de ação com o Pacto Global da ONU.
LIVINHO
Livinho iniciou sua carreira na música em 2008, com o lançamento da canção “Origem”, mas alcançou o primeiro reconhecimento apenas em 2012, com a música “Mulher Kama Sutra”. Tornou-se reconhecido pela mídia como um dos principais expoentes do estilo musical conhecido como funk ousadia, o qual se destaca pelas conotações sexuais e erotismo no lírico das canções. No início de 2016, cessou a composição de tais músicas e começou a realizar gravações de canções sem a presença de palavrões.
Lançou seu primeiro trabalho, um EP homônimo, e o seu primeiro álbum de estúdio, intitulado Vagabundo Romântico, produzido pela gravadora Radar Records. Entre as suas principais canções, destacam-se “Bem Querer”, “Tudo de Bom”, “Cheia de Marra” e “Fazer Falta”, sendo esta última a primeira canção de funk paulista a atingir o topo nacional das paradas do Spotify. Atualmente mantém vínculo com a gravadora GR6 Music.
MC DAVI
Com 25 anos de idade, o cantor e compositor de São Paulo já acumula milhões de visualizações em seus vídeos no YouTube e shows lotados em todo o país. Com um estilo único que mistura o funk ostentação com o trap, MC Davi tem conquistado um público fiel e crescente. Suas letras falam sobre a vida nas periferias, a luta pela ascensão social e o amor. Além disso, o artista é conhecido por seus clipes criativos e produções bem elaboradas, que ajudam a contar suas histórias. Seu sucesso não se limita apenas ao Brasil. MC Davi já se apresentou em países como Portugal, Espanha e Suíça, levando seu som e sua energia para além das fronteiras do país. E tudo isso é apenas o começo de uma carreira que promete ser ainda mais brilhante.
TZ DA CORONEL
Iniciando sua caminhada através das batalhas de rima e atualmente acumulando quase 2 bilhões de reproduções nas plataformas digitais, TZ da Coronel (Cabo Frio – RJ) é um cantor, rapper e compositor brasileiro. Em 2022, o álbum de estreia “É O Trem!”, apresentou sucessos como “Não faz isso comigo não”, “Filho do dono” e “Met Gala”, ainda no mesmo ano lançou o EP “Gênio” trazendo sucessos como “Mente Confusa” e “ Fé Blindada”. Já em 2023, TZ da Coronel abriu o selo “Cúpula” e prepara o lançamento do álbum “DACOROMODE”.
ORUAM
O trapper Oruam, considerado uma das maiores revelações do gênero em 2022, é da Cidade de Deus, uma das maiores comunidades do Rio de Janeiro. Lançada em 2021, sua música “Invejoso” acabou sendo um grande hit em todo Brasil, contando com as participações de Chefin, Jhowzin e Raffé. No início de 2022, Oruam assinou com a Mainstreet Records, gravadora criada por Orochi. De casa nova, o artista lançou “Terra Prometida”, que acumula mais de 40 milhões de visualizações no YouTube e fez tanto sucesso que a estrela do piseiro, o cantor João Gomes, regravou e postou nas redes sociais. Após o sucesso da música, Oruam continuou fazendo outros hits, como por exemplo “Papo de Agostinho”, lançado em setembro e “Assunto Particular”, que estreou em março deste ano, faixa que teve prévias ultrapassando 30 milhões de visualizações.
VULGO FK
Filype Kaique da Silva, conhecido artisticamente como Vulgo FK, é um rapper brasileiro que vem se destacando na cena musical nos últimos anos. Aos 16 anos, iniciou sua carreira musical e, desde então, tem conquistado uma enorme popularidade na internet. FK ganhou destaque na web ao criar versões funk a capela de hits do artista americano Roddy Ricch, o que ajudou a conquistar muitos fãs e a chamar a atenção de outros rappers que acabaram se tornando colaboradores. Em 2017, lançou seu primeiro single, “Meu Bem”, no gênero R&B, mas sua carreira decolou após ser descoberto por MC Kevin. Na época, Kevin ligou para FK em uma chamada de vídeo para elogiá-lo e propor uma parceria. Desde então, FK vem lançando sucessos como “Oi, Como Cê Tá?”, “Meca Cereja”, “Dolce & Gabbana”, “Sal e Pimenta” e “Tropa do Mais Novo”, consolidando sua carreira como um artista de destaque no cenário musical brasileiro. Com mais de 150 milhões de visualizações em suas músicas na plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube, FK vem chamando a atenção do público com seu estilo único e original. Seu sucesso é fruto de sua dedicação e talento, e não há dúvidas de que ele continuará a ser um nome promissor na música brasileira.
DRICKA
MC Dricka ganhou o apelido de “Rainha dos fluxos” pelo sucesso nas festas de rua de SP. Suas músicas ganharam destaque pelas letras agressivas e diretas, que elevam a autoestima das mulheres ao mesmo tempo que chocam por apresentar uma linguagem semelhante cantada pelos MCs homens, derrubando as barreiras machistas e quebrando tabus. MC Dricka ocupa o posto de uma das vozes empoderadoras do funk.
RAEL
Dono de grandes sucessos como “Envolvidão”, “Ela Me Faz”, “Rouxinol”, “Aurora Boreal”, “Só Ficou O Cheiro” e “Flor de Aruanda”, o músico paulistano Rael coleciona vários anos de estrada. O artista iniciou sua carreira no grupo Pentágono, mas em 2010 deu início à carreira solo. Na identidade de seu som está o rap, é claro, mas com toque de ritmos brasileiros, música africana e muitas melodias acústicas.
Seu primeiro disco solo, “MP3: Música Popular do Terceiro Mundo”, levou o som de Rael pra fora do Brasil e abriu caminho para trabalhos de destaque como “Ainda Bem Que Eu Segui As Batidas Do Meu Coração”, “Diversoficando” e “Coisas Do Meu Imaginário”. O disco foi indicado aos prêmios APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) e Grammy Latino, e ainda foi vencedor do Prêmio da Música Brasileira.
Com o álbum “Capim-Cidreira”, Rael constrói um repertório leve, dançante e de boas energias como antídoto a sintomas insistentes na sociedade, como a ansiedade e depressão. Em tempos pandêmicos, a mensagem do álbum ecoa nos projetos seguintes: o EP “Capim-Cidreira (Infusão)”, o projeto “Do Quintal (Session)” e o single “Passiflora”, em parceria com Céu e RDD, lançado em 2021.
Iniciando uma nova fase, Rael apresenta “Vem Com Tudo”, uma colaboração com Gloria Groove e Tropkillaz. A música é um mergulho nas ricas influências da música preta e afrobeat, marcando um novo capítulo na carreira do artista.
DJ SUBURBIA
DJ Suburbia tem 28 anos e nasceu no Capão Redondo, na Zona Sul de São Paulo. Começou a dominar a arte das CDJs em 2015, se tornando residente da Festa Nêga, no antigo Anexo B, casa de shows localizada na Rua Augusta. Em seguida, se tornou residente da festa Batekoo SP por três anos. Em um ano e meio a artista já tinha dominado o centro de São Paulo, começando a tocar no interior do estado e pelo Brasil afora. Já participou da Vitada Cultural SP e deu seu nome nas pistas de dança.
Sua pesquisa musical gira em trono da Black Music, do Hip Hop, Ragga, Dancehall, Funk e Afrobeats. DJ Suburbia sempre chega com a promessa de botar a pista para ferver e nunca decepciona. A artista vem crescendo entre festas e festivais de grandes marcas com seu set dançante.
Programação Lollapalooza Brasil 2024:
Sexta-feira, 22: Marcelo D2, Jaden, Lourena, Dexter
Sábado, 23: BK, Kevin O Chris, MC Luanna, Xamã
Domingo, 24: SZA, Hungria, MC Soffia, Livinho, MC Davi, TZ da Coronel, Oruam, Vulgo FK, Dricka, Rael, DJ Suburbia
Deixe um comentário