Serão 15 dias de eventos e atividades em 14 cidades fluminenses na comemoração dos 51 anos do movimento
(Créditos da imagem: Divulgação)
Começa nesta terça-feira (29) a IV Semana do Hip Hop, evento que celebra a história e os valores da cultura Hip Hop, promovendo uma série de atividades e encontros para fortalecer essa importante expressão cultural. Neste ano, o movimento que nasceu nos subúrbios de Nova Iorque, nos EUA, completa 51 anos. O Hip Hop surge das comunidades afro-americanas, reunindo música, dança e grafite, e chega ao Brasil na década de 80, crescendo de importância ano após ano, especialmente no Rio de Janeiro.
O evento contará com 15 dias de eventos em 14 cidades. Serão 18 eventos no total, sendo mais da metade em escolas públicas recebendo o “Hip Hop nas Escolas”. Oito rodas e batalhas de rimas estão programadas para acontecerem de norte a sul do estado fluminense. Na última edição, em 2023, o evento reuniu mais de 5 mil participantes. A expectativa para esse ano é que mais de 8 mil pessoas participem das atividades, um recorde para a Semana.
A Semana do Hip Hop surgiu em 2021, idealizada por produtores culturais, artistas e defensores dos direitos humanos do Rio de Janeiro, e inspirada em iniciativas de outros estados, como São Paulo e Minas Gerais. Chegando à sua quarta edição, a iniciativa legitima e formaliza a data no calendário oficial do Estado do Rio de Janeiro pela Lei nº 9461/2021, proposta pela deputada estadual Dani Monteiro (Psol), presidente da Comissão de Direitos Humanos e da Frente Parlamentar em Defesa do Hip Hop RJ da Alerj. A deputada também comemora a sanção do Programa Estadual de Batalhas de Rima Educacionais, que é de sua autoria e estimula a propagação da cultura hip hop como objeto também de estudo e lazer, combatendo a evasão escolar:
— A Semana do Hip Hop já é uma tradição nas ruas e nas salas de aula. Ao oferecer oficinas, debates e palestras, o movimento se fortalece como ferramenta de acesso à cultura e de integração social. Mas, este ano, a celebração é ainda mais especial, com novos programas estaduais de fomento de uma cultura tão rica e tão importante para a população do Rio, ainda mais para quem vive a realidade de favelas e subúrbios. — declarou a deputada Dani Monteiro.
Todos os eventos da IV Semana do Hip Hop são gratuitos e de livre acesso. A cerimônia de encerramento acontecerá no dia 12, data que marca o Dia Mundial do Hip Hop, com a Batalha do Coliseu, no Centro do Rio, com convidados especiais.
— O Hip Hop é mais do que uma expressão cultural; é uma poderosa ferramenta de transformação social, especialmente para a juventude fluminense. A IV Semana do Hip Hop é uma oportunidade única para celebrarmos nossas raízes e fortalecer o engajamento dos jovens em uma cultura que promove a criatividade, a autonomia e a inclusão. Estamos falando do futuro e também de economia. O Hip Hop impulsiona a economia criativa, gerando oportunidades de trabalho e desenvolvimento em diversas áreas. Precisamos valorizar e apoiar essa rica cultura, que tem o poder de moldar não apenas a identidade de nossa juventude, mas também o futuro econômico do nosso estado. — concluiu a presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Hip Hop da Alerj.
RAP NA RUA OFICIAL
Mais que uma mídia de Rap, Trap e Funk, o RAP NA RUA se tornou uma marca em 2024. Intitulada RAP NA RUA OFICIAL, a marca oferece diferentes tipos de serviço para diferentes clientes da música. Somos o RAP NA RUA, um veículo de comunicação que divulga e cobre shows desde 2011 e também somos a RNR Assessoria, uma agência de comunicação 360° que oferece serviços de assessoria de imprensa, relações públicas e publicidade para artistas, selos, gravadoras e eventos.
Deixe um comentário