FLUP é inspiração para festivais literários fora do Brasil

Julio Ludemir, diretor-fundador da Festa Literária das Periferias, embarca este mês para Alemanha e França para começar os trabalhos de curadoria; Em 2025, no Brasil, o evento será promovido em novembro e homenageará a escritora Conceição Evaristo

(Créditos da imagem: Divulgação)

Os festivais literários europeus estão de olho no “jeitinho” Flup – Festa Literária das Periferias – de promover livros, ideias e experiências, principalmente depois de lotar o Circo Voador, no Rio de Janeiro, reunindo um público de quase 35 mil pessoas durante sete dias (11 a 17 de novembro).

Neste mês, Julio Ludemir, diretor-fundador da Festa Literária das Periferias, embarca para Alemanha e França para começar os trabalhos de curadoria. Em Berlim, vai ao Haus der Kulturen der Welt (HKW), a convite de Bonaventure Soh Bejeng Ndikung, curador da 36ª Bienal de São Paulo e diretor geral do instituto cultural, um dos mais importantes e diversos da Alemanha. 

A Flup é o primeiro festival literário brasileiro a aportar na HKW para fazer a curadoria do Middle Ground: Interactions – Transactions – Reciprocities, que será de 10 a 12 de outubro de 2025. Ndikung veio ao Brasil em 2018 e 2022 para participar da Flup. 

Em Paris, Ludemir tem reuniões marcadas com Lucie Milledrogues, responsável pela programação do festival Étonnants Voyageurs em Saint Malo, de 2025, maior e mais respeitado festival literário francês. O diretor-fundador da Flup cuida da escalação da delegação de grandes escritoras e escritores brasileiros cotados para participar das comemorações do Ano do Brasil na França. A escritora homenageada da Flup 2025, Conceição Evaristo, encabeçará ambas as listas.

O Étonnants Voyageurs também vai participar da curadoria da programação da Flup 2025, com uma delegação de escritoras e escritores francófonos.

Sobre a FLUP – A Festa Literária das Periferias – FLUP tem como missão propor outras experiências literárias, por isso atua em territórios periféricos abrindo caminhos para que livros, ideias e experiências antes à margem cheguem mais longe. Em 12 anos atuando no Rio de Janeiro, a FLUP já passou pelo Morro dos Prazeres, Vigário Geral, Mangueira, Babilônia, Vidigal, Cidade de Deus, Maré, Biblioteca Parque, Museu de Arte do Rio – MAR e Providência, promovendo encontros entre grandes personalidades da literatura, tanto nacionais quanto internacionais. A FLUP recebeu prêmios e reconhecimento, entre eles, o Faz diferença de 2012, o Awards Excellence de 2016 e o Retratos da Leitura de 2016, respectivamente outorgados pelo jornal O Globo, a London Book Fair e o Instituto Pró-Livro. Em 2020, foi vencedora do Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura. Em 2023, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro declarou a FLUP patrimônio cultural imaterial. A FLUP é um festival feito por equipes de produção majoritariamente negras e com mulheres em cargos de liderança. 

RAP NA RUA OFICIAL
Mais que uma mídia de Rap, Trap e Funk, o RAP NA RUA se tornou uma marca em 2024. Intitulada RAP NA RUA OFICIAL, a marca oferece diferentes tipos de serviço para diferentes clientes da música. Somos o RAP NA RUA, um veículo de comunicação que divulga e cobre shows desde 2011 e também somos a RNR Assessoria, uma agência de comunicação 360° que oferece serviços de assessoria de imprensa, relações públicas e publicidade para artistas, selos, gravadoras e eventos
.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCA

Popular Posts