Emicida e Mano Brown lutam por causa justa

Recentemente o mc Emicida foi preso por desacato a autoridade, no evento “Palco Hip Hop” em Belo Horizonte (MG), por citar a ocupação Eliana Silva, localizada nessa mesma cidade na região do Barreiro, antes de cantar a música “Dedo Na Ferida”. Segundo alguns meio de comunicação,  Emicida incentivou o público a fazer gestos obcenos para os policiais e políticos enquanto cantava o refrão da música “Foda-se vocês, foda-se suas leis”.  A notícia de que o mc havia sido preso foi dada pelo mesmo através de seu twitter “Fui preso por desacato à autoridade, após o show em BH por causa da música Dedo na Ferida”, os fãs se manifestaram pedindo a liberdade do cantor e alguns relembraram da ditadura militar de 64.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=5kL6U6rC6wM]

Para quem não sabe “Dedo Na Ferida” é “dedicada as vítimas do Moinho, Pinheirinho, Cracolândia, Rio dos Macacos, Alcântara e todas as quebradas devastadas pela ganância.” Nada mais justo o rap fazer sua parte militante e criticar as atitudes que têm sido tomadas pelo poder. Porém nós vivemos em um país onde “quem pode mais, chora menos” e pra ganhar dinheiro aqui se faz de tudo, inclusive deixar famílias sem moradia, expulsar índios de suas terras e exterminar parte dos que, segundo eles, estão atrasando o progresso do país. Isso é uma pincelada do que ocorreu nas quebradas citadas por Emicida e pelo fato de ter feito essa música de contestação o mc passou por uma situação bastante desagradável e foi detido pelos policias de Belo Horizonte, onde ficou algumas horas até conseguir se liberado.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=QdvYAjQYdIs]

As Contradições

Isso aconteceu no dia 13 de maio, comemorado como o dia da abolição da escravatura no país. E foi nesse dia que um negro foi preso por se expressar. Devemos repensar conceitos como democracia e liberdade de expressão, qual é o real significado desses termos no Brasil?

Depois de receber a triste notícia de que Emicida havia sido preso, abri o site da Folha de São Paulo e me deparei com uma denúncia referente ao diretor responsável pela aprovação de empreendimentos imobiliários de São Paulo, Hussain Aref Saab, que declara ter uma renda mensal de R$ 20 mil e em 7 anos acumulou um patrimônio superior a R$50 milhões. Segundo o jornal Folha a suposta renda mensal de Aref  não seria o suficiente para pagar o IPTU de um desses imóveis. E nesse ponto eu me questiono e questiono a você, um mc que contesta, dentre outros fatores, a especulação imobiliária em São Paulo onde uma favela em local estratégico foi incendiada, é preso. Mas que medidas serão tomadas em relação ao diretor de um órgão público que está diretamente relacionado a este fato?

Assista: Assessor de Kassab compra 106 imóveis em 7 anos

Mas o rap não pára

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=nrvGDFFZO6M&sns=tw]

Dois dias depois aconteceu a gravação do clipe “Marighella”, música de Mano Brown. Carlos Marighella (1911-1969) foi um político, guerrilheiro comunista e poeta, um dos principais organizadores da luta armada contra o regime militar de 64. Diante desse contexto foi decidido gravar o clipe na ocupação do MSTC no Edifício Mauá. Os integrantes da ocupação podem ser despejados a qualquer momento e essa foi a maneira que Brown encontrou para apoiar os moradores do local. Mais uma vez a ganância dos que estão no poder fala mais alto, existe o projeto Nova Luz que se trata da revitalização do centro, ou seja está sendo feita uma higienização (como a operação anticrack, por exemplo) expulsando os moradores da região para outros locais para que no centro seja construído boulevard, shoppings e prédios comerciais que não serão usufruidos por quem hoje mora nesses locais. Infelizmente a Rua Mauá, onde está localizada a ocupação, faz parte do projeto Nova Luz.

Mano Brown Faz Discuso Durante a Gravação do Clipe Marighella

Artigo relacionado:

Entenda melhor o caso da Favela do Moinho: Moinho Vivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCA

Popular Posts

  • Rodrigo Oliveira, presidente da GR6 e embaixador da Fundação Ronaldo, doa 300 mil reais no leilão 
    Rodrigo Oliveira, presidente da GR6 e embaixador da Fundação Ronaldo, doa 300 mil reais no leilão 

    Nessa quinta-feira (21), aconteceu em São Paulo o primeiro leilão beneficente da Fundação Fenômenos, do ex-jogador Ronaldo, e contou com a presença de inúmeros famosos e shows exclusivos, incluindo, o do MC Hariel. (Créditos da imagem: Divulgação) O ex-jogador e ídolo do futebol brasileiro, Ronaldo Fenômeno, e a esposa, Celina Locks, realizaram nessa quinta-feira (21),…

  • Astro do afrobeats, June Freedom se apresentará no Mainstreet Festival
    Astro do afrobeats, June Freedom se apresentará no Mainstreet Festival

    Evento na Apoteose contará com participação de artista de Cabo Verde (Crédito: Kaito) Dono de uma sonoridade que une ritmos tradicionais africanos, afrobeats, R&B e hip hop, June Freedom se apresenta no Mainstreet Festival no dia 23/11, no Rio de Janeiro. O show na Praça da Apoteose acontece enquanto o artista trabalha no EP Casa…

  • MARU2D LANÇA NOVO SINGLE
    MARU2D LANÇA NOVO SINGLE

    ”Meu Vulgo” estreia nesta sexta-feira (22) Expoente do rap nacional, Maru2D lança novo single nesta sexta-feira (22). “Meu Vulgo” tem produção de Ian Durso e ganha visualizer, disponível no canal oficial da artista, no mesmo dia. Em “Meu Vulgo”, a artista narra sua ascensão e conquistas: “Imagina tu tá no meu lugar, carregando o fardo…