COQUETEL MOLOTOV NEGÓCIOS DISCUTE CENÁRIOS POSSÍVEIS NA MÚSICA EM SUA SEXTA EDIÇÃO 

Dias 5 e 6 de dezembro, debates, oficinas, showcases e pitchings ocupam os teatros Apolo e Hermilo, com acesso gratuito. Nomes como MC Marechal, AJULIACOSTA, Zaynara e Amaro Freitas estão na programação

(Créditos da imagem: Divulgação)

Promovendo encontros, discussões e estratégias essenciais para artistas, produtores e profissionais da música, o Coquetel Molotov Negócios chega à sua sexta edição. O evento ocorre nos dias 5 e 6 de dezembro, no Recife Antigo, com entrada gratuita, e conta com incentivo do Funcultura e patrocínio do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura do Estado, da Fundarpe e ADEPE.

Às vésperas da 21ª edição do festival No Ar Coquetel Molotov, marcado para 7 de dezembro, no Campus da UFPE, o Coquetel Molotov Negócios se firma como um espaço de discussões sobre o cenário musical para artistas independentes, além de promover novas oportunidades para talentos emergentes que despontam para a participação em diversos outros eventos e projetos de alcance nacional. Foram convidados para os paineis e debates personalidades como Eulícia Esteves (Diretora de Música da FUNARTE), MC Marechal, acantora AJULIACOSTA, Amaro Freitas, Pedro Kurtz (Deezer), Mago de Tarso, além de representantes de diversos festivais pelo país, entre eles AFROPUNK, WME, Se Rasgum, RecBeat e Rock the Mountain. Para os showcases à noite, apresentações de novos artistas como  Mirela Hazin com participação de Pedro Lião (Bule), Taj Ma HouseMano DembelêBell PuãLuana Flores e Juninho do Coco.

A curadoria desta edição conta com Lenne Ferreira, jornalista e produtora cultural da Aqualtune, e Ana Garcia, diretora do Coquetel Molotov. Lenne, conhecida por fortalecer a cultura preta e acelerar a carreira de artistas independentes, especialmente mulheres negras, colabora na seleção de uma programação que destaca o protagonismo negro e o fortalecimento da cultura local. “Nos preocupamos em abordar temáticas que oferecem uma panorama geral sobre o mercado da música, seus desafios, cenários e possibilidades vislumbrando oferecer um espaço de reflexões coletivas. Para nós, convidados e público, sejam artistas ou entusiastas da cultura, são importantes para aprofundar as discussões propostas”, comenta Lenne. 

Destaques da Programação

Neste ciclo de ações do Coquetel Molotov Negócios neste ano, os teatros Apolo e Hermilo Borba Filho, no Recife Antigo, vão receber nos dias 5 e 6 de dezembro vários especialistas e profissionais da área musical para debater temas como sustentabilidade em festivais, inovação cultural e políticas públicas. 

No primeiro dia pela manhã, acontece a Oficina “O mundo digital e os seus desafios”, ministrada por Mayara Bailo da ONErpm, às 11h, no Teatro Hermilo Borba Filho, voltada para artistas e produtores que desejam explorar estratégias de lançamento e monetização no ambiente digital. Já no período da tarde, o MC Marechal, um dos grandes nomes do rap no Brasil, vai compartilhar um pouco da sua caminhada na música e discutir como é produzir de forma independente em uma masterclass às 16h, no Teatro Apolo.

A partir das 14h, o debate “Raio X da Música Atual: Quem Define as Regras do Jogo?” reúne Pedro Kurtz (Deezer), João Gabriel (AFROPUNK) e Ana Paula Paulino (Warner Music Brasil) para discutir o papel das plataformas digitais na definição de tendências e na inclusão da diversidade musical. Logo em seguida, ocorre o painel “Cultura e Incentivo: Políticas Públicas e Privadas e Impacto Social no Nordeste”, com a participação de Eulícia Esteves (Funarte), Beatriz Araújo (Natura), Ana Morena (DoSol)  e Marcone Ribeiro (Secretaria da Juventude do Recife) com mediação de Caio Braz. Ao final da programação de debates e conversas no primeiro dia, haverá um momento de descontração, com microfone aberto para quem quiser se apresentar no Rolezinho no Quintal no Pátio interno que dá acesso aos Teatros Apolo e Hermilo a partir das 18h, sendo também um espaço de interação e networking.

No dia 6 de dezembro, o painel “Festivais de Música e Sustentabilidade: Entre a Viabilidade Financeira e a Responsabilidade Climática”, das 14h às 15h30, discutirá como equilibrar a produção de eventos com práticas sustentáveis. O debate conta com a presença de Monique Dardenne (WME), Manuela Coelho (Rock the Mountain), Gutie (Rec-Beat), Artur Santoro (Batekoo) e Renée Chalu (Se Rasgum), sendo mediado por Maya Santos (Afoitas).

Pouco tempo depois, às 15h30, o Teatro Apolo recebe Jaloo, Zaynara e Dany Miller em um encontro que traz à tona a influência do brega na música pop atual. Mediado por Thiago Soares, o papo explora a evolução dele no cenário brasileiro e a força desse estilo musical que se tornou patrimônio imaterial cultural enquanto expressão das periferias.

Outro destaque é o debate “Pernambuco com o Pé no Mundo: Expandindo Horizontes Sem Perder as Raízes”, às 16h30 no Teatro Hermilo Borba Filho. O evento, que contará com a participação de Mago de Tarso, Fykyá, Bella Kahun e Amaro Freitas, abordará como artistas pernambucanos estão conquistando o cenário internacional sem abrir mão de suas raízes culturais. A conversa será mediada por IDLIBRA. Para encerrar o evento, às 18h, no Teatro Apolo, a cantora AJULIACOSTA será entrevistada pela jornalista Lenne Ferreira, compartilhando sua trajetória e os desafios enfrentados no cenário do rap nacional ainda dominado pelo machismo.

Pitchings e Showcases 

Além das mesas e oficinas, a programação do Coquetel Molotov Negócios contará com Pitchings pela manhã em ambos os dias no Teatro Apolo, das 10h às 12h. Esta é uma ocasião especial na programação em que os artistas poderão falar e apresentar seus trabalhos musicais diretamente para uma plateia formada por curadores e profissionais da indústria musical com o objetivo de gerar oportunidades de negócios e parcerias. 

Com mais de 150 inscritos para os pitchings desta edição, o evento selecionou 43 novos talentos para este momento em que alguns dos agentes culturais convidados que atuarão como “compradores” também oferecerão recompensas aos artistas que mais gostarem. Entre as premiações oferecidas, estão uma residência artística no Centro Cultural DoSol, uma diária de estúdio na ONErpm em São Paulo, uma vaga para mulher artista nos pitchings do WME,  uma vaga no festival Pré-AMP 2025 e uma sessão de gravação ao vivo na Universitária FM 99,9. 

Entre os selecionados pelos pitchings, três artistas inscritos irão realizar showcases à noite na Rua Barbosa Lima (continuação da Rua dos Amores) junto às atrações convidadas. A partir das 20h, dia 5, tem Mirela Hazin, Taj Ma House e Mano Dembelê e no dia 6 sobem ao palco Juninho do Coco, Luana Flores e Bell Puã. No Paço do Frevo, na sexta (06) ao meio-dia, a Escola Pernambucana de Choro se apresenta no térreo do museu, pelo projeto Hora do Frevo. E nos intervalos dos showcases, nestes dois dias de evento, teremos a presença de DJs convidados pela Algazarra: Digo, Gabnaja, Olivier, Quadras Dark, FVK e Gaby Lima.

Interiorização e Expansão

Neste ano, a programação do Coquetel Molotov Negócios se expandiu e realizou uma programação que foi do litoral até o interior de Pernambuco em três cidades. O projeto teve início com ações no SESC Arcoverde, no Sertão do Moxotó, dentro da programação do Festival SESC de Economia Criativa, para oferecer um treinamento especial para os artistas e talentos locais. No Cineteatro Samuel Campelo, em Jaboatão dos Guararapes, o Coquetel Molotov Negócios chegou no dia 07 de novembro com a oficina “Trilhando Caminhos: Autogestão e Independência na Carreira Musical” com a participação do produtor musical Benke Ferraz (da banda Boogarins) como instrutor. 

Com incentivo do Funcultura e patrocínio do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura do Estado, Fundarpe e ADEPE, o Coquetel Molotov Negócios tem apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Recife, Centro Cultural Apolo Hermilo, SESC PE, Paço do Frevo, Aqualtune e ONErpm, com realização da Coda Produções. O projeto apresenta em cada edição uma programação focada em inovação, sustentabilidade e a promoção de novos artistas. Estas ações se tornam assim uma vitrine para talentos emergentes, oferecendo ao público a chance de conhecer novas vozes da música pernambucana e do Nordeste.

RAP NA RUA OFICIAL
Mais que uma mídia de Rap, Trap e Funk, o RAP NA RUA se tornou uma marca em 2024. Intitulada RAP NA RUA OFICIAL, a marca oferece diferentes tipos de serviço para diferentes clientes da música. Somos o RAP NA RUA, um veículo de comunicação que divulga e cobre shows desde 2011 e também somos a RNR Assessoria, uma agência de comunicação 360° que oferece serviços de assessoria de imprensa, relações públicas e publicidade para artistas, selos, gravadoras e eventos
.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCA

Popular Posts

  • AJULIACOSTA vence o WME Awards 2024 na categoria “Música Alternativa” com “Você Parece com Vergonha”
    AJULIACOSTA vence o WME Awards 2024 na categoria “Música Alternativa” com “Você Parece com Vergonha”

    (Crédito: Anne Karr / @annekarr) A artista AJULIACOSTA alcançou mais uma conquista em sua trajetória ao vencer a categoria “Música Alternativa” no WME Awards 2024, uma das mais prestigiadas premiações de música exclusivamente para mulheres no Brasil.  A faixa “Você Parece com Vergonha” acumulou mais de 4,5 Milhões streams nas plataformas digitais, consolidando-se como um dos trabalhos mais aclamados do…

  • Bsboys lança o EP “IMPUROS”Um grito de resistência e verdade já disponível em todas as plataformas
    Bsboys lança o EP “IMPUROS”Um grito de resistência e verdade já disponível em todas as plataformas

    (Créditos: Divulgação) O grupo curitibano BSboys celebra o lançamento de “Impuros”, EP assinado pelo selo e liderado por Kovas, um dos três integrantes. Já disponível em todas as plataformas digitais, o trabalho reúne três faixas inéditas – “Eu Queria Ser Você”, “Impuros” e “Não Me Culpe Tanto” –, trazendo beats marcantes e letras cheias de emoção que abordam desigualdades, resistência e transformação. Mesmo sendo um…

  • Melly leva prêmio pelo WME Awards 2024
    Melly leva prêmio pelo WME Awards 2024

    A cantora baiana foi a vencedora na categoria “Melhor Compositora”  (Crédito: Anne Karr / @annekarr) Nesta terça-feira, dia 17 de dezembro, a cantora e compositora Melly se destacou no WME Awards 2024 ao levar para casa a estatueta na categoria de “Melhor Compositora”. Melly é considerada uma das vozes mais potentes da atualidade e, em maio deste ano, lançou “Amaríssima”, seu primeiro álbum que…