Música que marcou uma geração no início dos anos 2000 ganha versão repaginada e mais uma pitada de pop latino
Créditos: @xaropipe
Cabal é dono de um dos maiores hits do Rap nacional: “Senhorita” (2004), lançado na época em que o rapper fazia parte do grupo Motirô, ao lado de DJ Hum e Lino Krizz. A música marcou uma geração e foi premiada com Disco de Platina por mais de 100 mil downloads vendidos para ringtone. Atualmente “Senhorita” acumula mais de 8,5 milhões de plays no Spotify e o clipe soma mais de 2 milhões de visualizações no YouTube. Comemorando 20 anos deste grande sucesso, Cabal lança “Senhorita XX“, com participações de MC Luanna, Gaab e Edie. A música chega nas plataformas no próximo dia 27, sexta-feira, e o clipe será disponibilizado no dia 02 de outubro, uma quarta-feira.
Créditos: @xaropipe
A canção, que mexe com a memória afetiva de quem foi criança ou adolescente nos anos 2000, comove também MC Luanna, artista que está entre as mulheres mais ouvidas do Rap nacional, e que participa do remake.
Para Gaab não é diferente,
Já o cantor Edie comenta sobre como “Senhorita” contribuiu com o R&B brasileiro,
“Senhorita XX” tem produção musical de Carmnatti e Fal, além de Daniel Hunter (Pineapple, Orochi, Filipe Ret) na guitarra.
Com o lançamento, Cabal não apenas celebra duas décadas de sucesso, mas também revitaliza o clássico single em uma fusão emocionante com novos talentos da música. “Senhorita XX” promete resgatar a memória afetiva dos fãs e cativar uma nova geração, reafirmando o legado de Cabal na música brasileira. “Senhorita” é atemporal e nos faz dançar ao som de uma nova era.
Senhorita marcou a história
Hit dos anos 2000, “Senhorita” foi um divisor de águas na história do Rap nacional, lançada em uma época em que o Rap brasileiro falava sobre política, violência e desigualdade social, Cabal veio na contramão, falando sobre flerte e festa em sua composição. Essa temática já era abordada no Rap norte-americano e consumida pelos ouvintes brasileiros, como em “Gin and Juice”, do Snoop Dogg, de 1993, porém nessa época o Brasil vivia um contexto político, social e econômico que não permitia que rappers pudessem explorar esse tipo de diversão em suas letras.
Cabal, por sua vez, conheceu o Hip Hop aos 8 anos, quando morava no Brooklyn, em Nova York. O rapper bebeu a cultura direto da fonte e quando chegou ao Brasil, aos 23 anos, suas referências e seu estilo de vida, o permitiram trazer para sua música uma sonoridade, uma estética e uma habilidade lírica que não era vista no país. “Senhorita” furou a bolha, tocou em grandes casas noturnas pelo Brasil afora – chegando no topo das paradas até no Japão, onde o artista chegou a fazer turnê – e passou a ser ouvida por um novo público, que ainda não consumia e nem conhecia o Rap nacional. Tudo isso foi feito com respaldo de importantes nomes da cena Hip Hop, como DJ Hum e Lino Krizz.
“Senhorita” foi pioneira ao expandir as possibilidades temáticas e sonoras do Rap nacional. Foi uma das primeiras canções a abordar o tema do romance no Rap de forma acessível ao grande público, e a se tornar popular em baladas e festas, contribuindo para a inserção do gênero no mainstream. Além disso, abriu espaço para que outros rappers explorassem temas como relacionamentos, amor e diversão em suas letras, rompendo com a ideia de que o Rap só poderia tratar de questões sociais e políticas.
Créditos: Gui Carminatti
Deixe um comentário