Disponível nas plataformas digitais, Brocasito mostra outra face do plugg. (Créditos da imagem: @mortacria)
O lifestyle do baiano Brocasito se diferencia do resto da cena do TRAP Nacional e com toda certeza é o motivo das suas músicas se destacarem das demais. Não só sobre marcas, carros, dinheiro e mulheres permeiam os versos de Brocasito, mas sobre o que realmente vive e sente, sendo exatamente o que aborda em seu novo álbum, intitulado “O Cara Mau”, explorando as variações do subgênero “plugg” com outras sonoridades. A mescla que Brocasito propôs em “O Cara Mau” vem acompanhada das vozes de MC IG, MC GP, Yunk Vino, GAAB, Tato e Slimesito, com produções assinadas por JayPluggz, Nagalli, Bvga Beats e outros, já está disponível nas plataformas digitais e no canal de YouTube do artista.
Se a ideia é inovação, Brocasito derrama todas as suas maiores vontades de experimentação em “O Cara Mau”, que inicia com a “Intro”, uma faixa curta guiada pela leveza do beat do JayPluggz e versos que já antecipam os assuntos que o artista irá abordar ao longo da trilha sonora: sentimentos. Logo, na próxima música, o artista começa a mostrar suas resoluções, e o público encara “Indústria”, um reflexo do cansaço e da mesmice da cena musical que entedia Brocasito, sendo perceptível em sua voz e confessado nos versos “Em todo lugar eles estão me seguindo”.
“Mané é Mané & Ladrão é Ladrão” ocupa o terceiro lugar da tracklist, onde o Brocasito convidou o produtor estadunidense Mexikodro para assinar as waves em um plugg característico de Atlanta. “Um ponto interessante nessas linhas é que muitas pessoas da minha quebrada confundem meu sucesso, acreditam que sou criminoso por portar bens materiais supervalorizados, conquistas que vieram do meu talento e do meu trabalho duro.”, desabafa o artista.
Partindo para “Call of Duty”, o nome da faixa já antecipa o diálogo proposto pelo artista: armas de fogo, acompanhadas por um beat dançante, como o próprio artista comenta. “Eu não gosto de romantizar a posse de armas, sabendo o poder que o porte delas traz. Mas, se eu não quisesse falar sobre isso, não estaria cantando nesse ritmo. A track me deixa animado, quando toca me faz mexer”.
Logo chega a vez do primeiro feat do disco, “Sempre” conta com a participação de Yunk Vino. “Vino trouxe suas melhores energias para somar na faixa, falamos de erva e nossos interesses em comum, somando energias, entende? É uma faixa que você pode colocar nos fones de ouvido e levitar”, confessa Cara Mau. Já em “B*D B*TCH”, o artista explora, de forma envolvente, os desejos e nuances do universo feminino, sem pretensão de discursos profundos. Com beats também produzidos por Mexikodro, a faixa traz novamente uma atmosfera futurista. Na sequência, em “VVS on Me”, Brocasito incorpora o uso de melismas, algo que raramente faz em suas músicas, mas que, nesta faixa, enriquece a experiência auditiva. “Eu trouxe a vibe com meus melismas de fundo, quase nunca faço isso, mas, ouvindo essa faixa mais de uma vez, noto o quanto fez a diferença. É como se fosse um coral, isso é tão gostoso de ouvir que me faz querer apertar o play mais de uma vez”, comenta Brocasito.
Na sequência, “Um Cara de Sorte” traz uma nova ambientação para o projeto, por ser uma das primeiras gravadas com Auto-Tune. “ALGUNS DOLÁRES”, novamente uma parceria de Brocasito com Mexikodro, é uma reflexão sobre a relação entre dinheiro e tempo. “Quanto mais dinheiro você tem, mais ocupado você é, e menos tempo de vida terá”, afirma o artista. Já “Malokas” é o segundo feat do álbum ao lado do rapper norte-americano Slimesito, Brocasito celebra um momento especial ao colaborar com seu padrinho de rap, após anos de trajetória e admiração.
Olhando para “3AM IN SP”, Brocasito explora mais uma vez a versatilidade sonora do disco, agora ao lado dos funkeiros Gaab e Tato. “A sonoridade desses garotos é impressionante, eles conseguem se locomover de gênero em gênero, mostrando sua versatilidade”, comenta Brocasito. “Junior Mafia” é inspirada nas músicas dos anos 2000 e conta com a participação do MC GP, que desenvolveu a letra apenas escutando o beat. “MC GP, para mim, é um professor; a forma como ele desenvolveu o processo criativo dessa faixa foi surreal”, relembra.
Chegando na reta final da narrativa, na penúltima faixa “Olhos em Mim”, Brocasito convida MC IG para mandar um recado direto: “Todos os olhos em mim, agora eles querem me ouvir”. A letra reflete sobre a crescente atenção que o artista vem recebendo, seja da indústria ou do público, enquanto ele quer apenas passar sua visão através da música. Por fim, o disco se encerra com “TABAKA”, produzida por JayPluggz, uma faixa que o artista encontrou como forma de voltar às suas origens e matar a saudade de sua terra natal, Juazeiro, na Bahia. “Eu me sinto em casa quando aperto o play”, reflete Brocasito.
Em O Cara Mau, Brocasito oferece uma resposta aos desafios do cotidiano, inspirado no personagem Tony Montana, do filme Scarface. Neste disco, o artista buscou contar diversas histórias e transmitir diferentes emoções através de sua lírica, “Eu pensei em tudo, tudo teria que sair perfeito, eu tentei chegar ao máximo da perfeição com este álbum, é como se fosse várias histórias, vários acontecimentos, vários tipo de sentimentos, eu estava sentindo algo a cada música que gravei, é como se eu fizesse um desabafo no microfone”, finaliza Brocasito.
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