Brechó em Paraisópolis oferece variedade e ajuda a financiar projeto social que incentiva crianças a lerem 100 livros por ano

Bazar de roupas oferece peças de diversas marcas para a população de Paraisópolis, aquecendo a economia local. O valor é revertido para projeto social que leva educação para crianças e jovens.

(foto: Nego Junior)

Cada vez mais popular, os brechós e bazares estão sendo mais procurados no Brasil. Segundo dados da ferramenta de buscas do Google, as pesquisas por peças de segunda mão cresceram 572% no país entre os primeiros semestres de 2019 e 2022.

Em uma calçada em Paraisópolis, segunda maior comunidade de São Paulo, é possível encontrar uma arara de camisetas por apenas R$5,00. Na parte interna do espaço, calças, saias, sapatos e acessórios para homens, mulheres e diversos tamanhos e idades. Esse é o bazar do Pró-Saber SP, que vende peças de marcas variadas.

Economia circular

Para seguir em funcionamento, o bazar do Pró-Saber comercializa peças doadas por pessoas, parceiros e empresas. Ao longo dos últimos anos, grandes empresas fizeram campanhas de doação, tais como Rihappy, Johnson & Johson, Cura, Amazon, entre outras. As roupas são separadas, catalogadas e vendidas por pessoas da comunidade contratadas pela organização social, o que também gera emprego e faz o dinheiro circular internamente.

Dessa maneira, com menos de R$30,00 é possível sair com a roupa completa para várias ocasiões, inclusive uma entrevista de emprego, por exemplo. É comum que o bazar receba doações de blazers, calças e roupas adequadas para o trabalho. As roupas de crianças e bebês também fazem sucesso.

“No bazar eu já comprei muitas coisas. Desde mesa de madeira massiva até tênis e brinquedos. Eu trabalho no hospital e estou sempre comprando alguma coisinha para levar para as crianças. O bazar também é uma oportunidade de encontrar roupas legais e únicas, por um preço que não se encontra em outros lugares.”, Mateus Almeida, Educador Social, de Paraisópolis.

Sustentabilidade e apoio social

O aumento da demanda por roupas de segunda mão tem diversas razões. Além do preço mais barato, a questão da sustentabilidade também entra em cena. Para alguns clientes, adquirir peças usadas é uma forma de reutilizar mercadorias e colaborar para um consumo consciente, evitando desperdícios e lixo.

No caso do bazar do Pró-Saber SP, comprar uma roupa também significa ajudar a financiar um projeto social que leva educação para crianças e jovens da comunidade. Os valores são revertidos em materiais e infraestrutura para o Pró-Saber SP, organização social com mais de 20 anos em Paraisópolis responsável por uma biblioteca infantojuvenil totalmente gratuita para a comunidade, com mais de 20 mil títulos disponíveis para a leitura.

Desde a sua abertura, mais de 140 mil livros foram emprestados. Todo esse estímulo à leitura também auxilia no processo de alfabetização. Cerca de 93% das crianças que participaram do projeto se alfabetizaram na idade correta, um índice que é maior do que a média de alfabetização nacional.

“Nós poderíamos fazer esse bazar em um bairro de classe média alta e cobrar altos valores pelas peças para ter mais caixa, mas essa não é nossa intenção. Nosso projeto é em Paraisópolis, portanto, nós queremos que a própria comunidade ajude a financiar o que fazemos aqui e sejam parte dessa transformação que estamos causando. Também estamos incentivando a economia circular do bairro, incentivando que elas tenham acesso à produtos de qualidade.”, conta Maria Cecilia Lins, fundadora do Pró.

Por meio de programas que estimulam a leitura e a brincadeira, o Pró-Saber SP desenvolve estratégias para manter as crianças interessadas pelo universo dos livros, incluindo contação de histórias, rodas de conversa e muitas atividades lúdicas com personagens e interações. Dessa forma, educadores leem em conjunto com as crianças mais de 100 livros no ano. A centésima leitura do ano é marcada pela Festa dos 100 livros com presença dos familiares, da comunidade de nomes do universo literário, como ilustradores e autores. Todos brincam e festejam a conquista de conhecer e vivenciar tantas histórias.

RAP NA RUA OFICIAL
Mais que uma mídia de Rap, Trap e Funk, o RAP NA RUA se tornou uma marca em 2024. Intitulada RAP NA RUA OFICIAL, a marca oferece diferentes tipos de serviço para diferentes clientes da música. Somos o RAP NA RUA, um veículo de comunicação que divulga e cobre shows desde 2011 e também somos a RNR Assessoria, uma agência de comunicação 360° que oferece serviços de assessoria de imprensa, relações públicas e publicidade para artistas, selos, gravadoras e eventos
.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCA

Popular Posts