As Trapeiras lançam mini documentário com tradução em LIBRAS “Reinventando o que é ser mulher”

O mini documentário traz perspectivas sobre o feminino na sociedade contemporânea a partir do olhar de mulheres pretas, indígenas, trabalhadoras, pesquisadoras e acadêmicas, principalmente da Zona Leste de São Paulo, vislumbrando formas de reinventar dinâmicas pré-estabelecidas. 

(Créditos da imagem: Mari Ser)

As Trapeiras promovem Cine Pipocas na Zona Leste com mini documentário inédito sobre o que é ser mulher nos dias atuais

Nos dias 04, 08 e 11 de novembro de 2024, sempre das 14h às 16h, com entrada gratuita e tradução em LIBRAS, o Coletivo As Trapeiras ( @astrapeiras ) promove três CinePipocas na Zona Leste de São Paulo com exibições inéditas do mini documentário “Reinventando o que é ser mulher”, que será oficialmente lançado nas plataformas digitais em dezembro. 

No dia 04 de novembro, o CinePipocas acontece na Casa Anastácia, no bairro Cidade Tiradentes. No dia 08 de novembro, a ação acontecerá na Casa Zizi, na Vila Ema. E no dia 11 de novembro, o Cine Pipocas será realizado na Casa Viviane dos Santos, em Guaianases.

O Coletivo As Trapeiras também fará um pré-lançamento que será exibido em formato virtual pelo Canal do Coletivo no dia 13 de novembro, às 20h30 (horário de Brasília). Após o dia 03 de dezembro, o mini documentário ficará oficialmente disponível de forma permanente no Youtube

A montagem conta com falas de mulheres periféricas que se tornaram importantes pensadoras contemporâneas ou acadêmicas refletindo sobre o que é ser mulher, como nos vinculamos com outras mulheres, como podemos transformar e reinventar nossas realidades. 

Nomes como Ana Paula Correia ( @anagriots ) que é Coordenadora do CDCM Casa Anastácia, Maitê Freitas ( @maitempori ) jornalista e coordenadora da Editora Oralituras ( @oralituraseditora ), Joice da Silva Fernandes, historiadora, rapper, escritora e digital influencer conhecida como Preta Rara ( @pretararaoficial ), Priscila Obaci ( @priscilaobaci ) multiartista no Instituto Poesias Pós Parto ( @poesiasposparto ) e professora do projeto Dança Materna ( @dancamaterna ) e Letycia Payayá ( @letyciarendyyoba ) que é artesã, ativista e Mestra em Humanidades Direito e outras Legitimidades do DIVERSITAS/USP, compartilham suas experiências e reflexões sobre o que é ser mulher nos dias atuais. 

Para a criação do minidocumentário, o coletivo As Trapeiras acompanhou a trajetória de cerca de 30 mulheres frequentadoras de três espaços de Serviços de Atendimento à Mulher da Zona Leste: Casa Anastácia (na Cidade Tiradentes), Casa Zizi (na Vila Ema) e Casa Viviane dos Santos (em Guaianazes), durante a realização das oficinas “Teatro-fórum: Reinventando o que é ser mulher”, realizadas pelo Coletivo As Trapeiras durante os meses de março, abril, maio e junho de 2024.  

Revisitando o passado dessas mulheres, percebendo e sensibilizando o presente para transformar o futuro, as oficinas fundamentaram-se nas técnicas artístico-pedagógicas do Teatro do Oprimido, e tiveram por objetivo conduzir as participantes por um percurso sensível, instigando-as a exercitar a criatividade para encontrar ferramentas de fortalecimento pessoal e coletivo em seu dia-a-dia.

O mini documentário “Reinventando o que é ser mulher” traz à tona momentos importantes de integração entre as participantes, experimentando diferentes linguagens e técnicas artísticas, que possibilitaram diferentes formas de exaltar a potência do feminino. Além de revelar, de forma delicada, memórias compartilhadas e o reconhecimento de suas próprias histórias de vida. 

Como resultado final das oficinas, essas mulheres subiram ao palco para protagonizar cenas de Teatro-Fórum refletindo sobre o que é ser mulher na sociedade contemporânea, a importância de exaltar a sua força e de reinventar sua própria história. 

“Cada cena apresentada e cada entrevista neste mini documentário é um testemunho da resiliência e da força individual e coletiva dessas mulheres, que exploraram e redescobriram o que significa ser mulher na sociedade contemporânea. Esperamos que este trabalho inspire outras mulheres a se empoderar e a buscarem continuamente a reinvenção de suas próprias histórias. Estamos imensamente gratas pela oportunidade de ter trabalhado com tantas mulheres talentosas e dedicadas e por poder compartilhar essas experiências com um público mais amplo”, comentam as integrantes do Coletivo As Trapeiras.

Disponível gratuitamente no Youtube, o minidocumentário “Reinventando o que é ser mulher” tem por objetivo compartilhar as experiências vividas por essas mulheres ao longo dessa trajetória, além de informações de utilidade pública, buscando se conectar com muitas outras mulheres para ampliar estratégias e formas de resistência. 

As ações fazem parte do projeto “Teatro-Fórum: Reinventando o que é ser mulher”, contemplado no Edital Modalidade 2 – 20ª edição do Programa VAI – Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo

Informações: www.instagram.com/astrapeirasww.facebook.com/astrapeiras 

RAP NA RUA OFICIAL
Mais que uma mídia de Rap, Trap e Funk, o RAP NA RUA se tornou uma marca em 2024. Intitulada RAP NA RUA OFICIAL, a marca oferece diferentes tipos de serviço para diferentes clientes da música. Somos o RAP NA RUA, um veículo de comunicação que divulga e cobre shows desde 2011 e também somos a RNR Assessoria, uma agência de comunicação 360° que oferece serviços de assessoria de imprensa, relações públicas e publicidade para artistas, selos, gravadoras e eventos
.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCA

Popular Posts

  • Rodrigo Oliveira, presidente da GR6 e embaixador da Fundação Ronaldo, doa 300 mil reais no leilão 
    Rodrigo Oliveira, presidente da GR6 e embaixador da Fundação Ronaldo, doa 300 mil reais no leilão 

    Nessa quinta-feira (21), aconteceu em São Paulo o primeiro leilão beneficente da Fundação Fenômenos, do ex-jogador Ronaldo, e contou com a presença de inúmeros famosos e shows exclusivos, incluindo, o do MC Hariel. (Créditos da imagem: Divulgação) O ex-jogador e ídolo do futebol brasileiro, Ronaldo Fenômeno, e a esposa, Celina Locks, realizaram nessa quinta-feira (21),…

  • Astro do afrobeats, June Freedom se apresentará no Mainstreet Festival
    Astro do afrobeats, June Freedom se apresentará no Mainstreet Festival

    Evento na Apoteose contará com participação de artista de Cabo Verde (Crédito: Kaito) Dono de uma sonoridade que une ritmos tradicionais africanos, afrobeats, R&B e hip hop, June Freedom se apresenta no Mainstreet Festival no dia 23/11, no Rio de Janeiro. O show na Praça da Apoteose acontece enquanto o artista trabalha no EP Casa…

  • MARU2D LANÇA NOVO SINGLE
    MARU2D LANÇA NOVO SINGLE

    ”Meu Vulgo” estreia nesta sexta-feira (22) Expoente do rap nacional, Maru2D lança novo single nesta sexta-feira (22). “Meu Vulgo” tem produção de Ian Durso e ganha visualizer, disponível no canal oficial da artista, no mesmo dia. Em “Meu Vulgo”, a artista narra sua ascensão e conquistas: “Imagina tu tá no meu lugar, carregando o fardo…