Art Hits traz inovação ao unir música e arte em uma experiência digital única no Spotify, conectando o público jovem à cultura e promovendo a inclusão artística
(créditos da imagem: Divulgação)
A B3, em parceria com a produtora KondZilla e a Pinacoteca de São Paulo, apresentou uma campanha inovadora que conecta música e artes visuais de uma forma inédita no Brasil. Com o projeto Art Hits, músicas de artistas populares ganham capas com obras da Pinacoteca no Spotify, criando uma exposição digital que aproxima o público jovem das artes visuais e transforma a experiência de ouvir música em uma imersão cultural.
O Art Hits traz grandes nomes da música, como MC Kekel, MD Chefe, Tropkillaz e a rapper Ebony, que selecionaram obras do acervo da Pinacoteca e as integraram às capas de suas faixas no Spotify. A ação permite que fãs e ouvintes experimentem a arte de uma forma nova e acessível, gerando interesse não só pela música, mas também pelo rico acervo de um dos principais museus de São Paulo.
“Além da importância que esse projeto tem no seu fundamento, ele consegue ser divertido para quem produz e para quem consome. Fazer as conexões entre as obras de arte e as músicas foi um trabalho que envolveu muita criatividade, tanto da agência quanto da KondZilla, e o objetivo de atrair visibilidade para a Pina através da distribuição de ingressos gratuitos é algo muito importante para nós, pois somos apaixonados por todos os tipos de arte”, comenta Tico Fernandes, diretor de criação e sócio da KondZilla.
Experiência imersiva e interativa no Spotify
Além das capas personalizadas, o Art Hits oferece uma experiência imersiva para os ouvintes do Spotify, que podem acessar uma playlist exclusiva e explorar o edifício da Pinacoteca ao som das músicas escolhidas pelos artistas. A playlist inclui audiodescrições em que o curador da Pinacoteca e o diretor da KondZilla explicam as conexões entre cada música e obra de arte, proporcionando uma visita guiada virtual que une entretenimento e cultura.
Para Flavio Waiteman, CCO da agência Tech&Soul, responsável pela criação da campanha, essa conexão entre música e arte é fundamental. “Ao utilizar a música como ponte para a arte, a B3 cria uma associação natural e acessível entre dois mundos,” afirma Waiteman, destacando a capacidade da campanha de atrair um público jovem para o universo artístico.
Impacto social e acesso ampliado à cultura
Com esse projeto, a B3 reafirma seu compromisso com a democratização da cultura e o fomento à economia criativa no Brasil. “Queremos estimular que cada vez mais pessoas visitem museus. A música tem o poder de ser esta ponte, principalmente por ser acessível em diversas plataformas, inclusive por streaming. Acreditamos que, assim como o mundo dos investimentos, o acesso à cultura deve ser cada vez mais democrático e para todos. Este trabalho potencializa o desenvolvimento sustentável para a sociedade prosperar,” declara Bruna De Caro, superintendente de Marca e Marketing da B3. O Art Hits representa uma nova forma de engajamento cultural, onde a música serve como veículo para ampliar o acesso à arte e inspirar o interesse por instituições culturais.
Missão e visão da Pinacoteca no Art Hits
Jochen Volz, diretor geral da Pinacoteca de São Paulo, reforça que o Art Hits está alinhado com a missão do museu de promover um diálogo entre diferentes formas de expressão artística. “Ao longo da sua história de 120 anos, a Pinacoteca de São Paulo sempre foi um museu vivo e contemporâneo, se dedicando às artes visuais brasileiras e ao seu diálogo com outras formas de expressão artística, e com as culturas do mundo, para promover a educação e a experiência do público com a arte, estimular a criatividade e a construção de conhecimento. O projeto Art Hits promove essa missão do museu,” afirma Volz.
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