Altafonte Celebra 50 Anos do Hip Hop com o álbum “A Mensagem”

(Créditos da imagem: Divulgação)

O rap sempre foi mais do que apenas música — é um movimento, um compromisso, pilar fundamental da cultura Hip Hop. Agora, ao completar 50 anos, o Hip Hop ganha uma nova homenagem à altura de sua importância: “A Mensagem,” o álbum que a Altafonte lança para celebrar esse marco. Idealizado por Mariana Paulino e com direção artística do lendário DJ KL Jay, o projeto é uma viagem pelas raízes do rap nacional, resgatando clássicos com novos intérpretes da cena contemporânea. O lançamento é uma iniciativa da Altafonte em parceria com a BOA Música Brasil.

Inspirado pela icônica faixa “The Message,” de Grandmaster Flash & The Furious Five, tida como pedra fundamental do rap no mundo, “A Mensagem” reflete sobre o impacto transformador do Hip Hop nas últimas cinco décadas e propõe uma discussão sobre seu futuro. Como DJ KL Jay explica: “O rap nasceu para ser o futuro. Ele se reinventou, ganhou novas formas, mas a essência permanece. A mensagem continua a mesma — e essa é a nossa missão, perpetuá-la.”

Composto por 10 faixas regravadas por MCs de diversas gerações e nichos do rap brasileiro, o álbum traz novas interpretações para músicas de grandes nomes como Rappin’ Hood, Marcelo D2 e Edi Rock. Cada faixa conta com um MC, produtor e beatmaker diferentes, somando ao todo mais de 20 artistas que colaboraram para esse projeto único. 

Uma nova perspectiva para clássicos

A proposta de “A Mensagem” é clara: celebrar os precursores do rap nacional e, ao mesmo tempo, criar novas conexões entre gerações de artistas e fãs. Faixas como “Mente Engatilhada” (de Dina Di e DJ KL Jay), agora nas vozes de Clara Lima e Ashira, ganham uma nova vida com produção de Xis e beats da própria Ashira. Já “Minha Cultura”, originalmente de Da Guedes, é reimaginada por Zudizilla e Karol de Souza, com produção de Laudz e beats de Cabes, mostrando a diversidade e riqueza das novas vozes do rap.

Outro destaque é a reinterpretação de “Saudades Mil,” do icônico grupo 509-E, nas vozes de Rael e Kayode. A faixa traz uma profunda carga emocional e reforça o quanto o rap pode ser um canal de expressão visceral. A produção ficou por conta de DJ Nato PK, com beats de Rafa Jazz.

Para KL Jay, o objetivo é refletir sobre o futuro do Hip Hop e como ele pode continuar prosperando pelos próximos 50 anos. “A mensagem precisa ser passada para quem ainda não ouviu, assim como foi no começo. O Hip Hop tem esse poder de tocar as pessoas de uma forma direta, verdadeira,” comenta o DJ

De acordo com Mari Paulino, idealizadora e produtora executiva do projeto, “A Mensagem nasceu com o propósito de transmitir para uma nova geração os ensinamentos e conselhos daqueles que pavimentaram o Rap Nacional, unindo as gerações por meio de regravações de clássicos. O rap, que faz parte da cultura Hip Hop, nasceu conectando passado e futuro e foi se reinventando ao longo dos anos. Falar sobre isso é fundamental nesse momento para que não se perca A Mensagem”.

Colaboração entre gerações

O álbum é uma verdadeira colagem de sons e estilos, mesclando a energia de novos nomes com a história de lendas do rap nacional. “Rap Du Bom,” por exemplo, clássico de Rappin’Hood, ganha novos contornos na interpretação de Amiri, com produção de DJ Will e beats de O Adotado, enquanto “É o Crime,” de GOG, é revisitada por Murica Sujão, com produção de Iuri Rio Branco e beats de B No Beat.

Já a faixa “Fogo na Bomba,” de De Menos Crime, é regravada por Tasha e Tracie, além de Júpiter, com produção de Rincon Sapiência e beats de Skeeter Beats. Uma combinação explosiva que traduz a força e o compromisso do rap em ser a voz da periferia e dos movimentos sociais.

“A Mensagem” tem como faixa de encerramento “Mantenha o Respeito”, clássico do repertório de Marcelo D2. Nesta nova versão, na voz de Akira Presidente, a produção fica a cargo de SAIN, filho de D2. Essa conexão entre pai e filho representa, portanto, a continuidade do legado do rap nacional, unindo diferentes gerações e mantendo viva a essência do Hip Hop, sempre reinventando-se sem perder suas raízes.

Arte de rua na capa

A capa do álbum é outra obra de arte à parte, assinada pela grafiteira @jakedoobiest, que ilustra a essência e a estética do Hip Hop não apenas no campo musical, mas também nas artes visuais, conectando o álbum com as raízes da cultura de rua.

Com idealização e produção executiva de Mari Paulino, clearance feito pela BOA Música Brasil e distribuição pela Altafonte, “A Mensagem” é um testemunho do poder duradouro do Hip Hop. Ao reviver clássicos e passá-los adiante, o projeto não só celebra o passado, mas olha para frente, buscando novas maneiras de “levar a mensagem” e continuar a revolução sonora e cultural que começou há cinco décadas. 

RAP NA RUA OFICIAL
Mais que uma mídia de Rap, Trap e Funk, o RAP NA RUA se tornou uma marca em 2024. Intitulada RAP NA RUA OFICIAL, a marca oferece diferentes tipos de serviço para diferentes clientes da música. Somos o RAP NA RUA, um veículo de comunicação que divulga e cobre shows desde 2011 e também somos a RNR Assessoria, uma agência de comunicação 360° que oferece serviços de assessoria de imprensa, relações públicas e publicidade para artistas, selos, gravadoras e eventos
.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCA

Popular Posts

  • PINEAPPLE RETOMA PROJETO “POETAS NO TOPO”
    PINEAPPLE RETOMA PROJETO “POETAS NO TOPO”

    Quarta edição tem participação de Xamã, Major RD, Froid e outros nomes (Créditos da imagem: Divulgação) Publicado no fim de 2016, “Poetas no Topo” foi o primeiro projeto musical da gravadora Pineapple StormTV lançado em seu canal no YouTube. Feito no formato cypher, que é a escrita coletiva, a série fez muito sucesso desde a…

  • Horace Andy é atração principal da Green Night, after party da ExpoCannabis Brasil
    Horace Andy é atração principal da Green Night, after party da ExpoCannabis Brasil

    O show da lenda jamaicana, marcado para dia 16 de novembro, integra a programação da maior feira da indústria da cannabis medicinal, que ocorre entre os dias 15 e 17 de novembro Destinada principalmente ao mercado de cannabis medicinal, bem como à crescente indústria do cânhamo e seus derivados, a ExpoCannabis Brasil 2024 chega a sua segunda edição…

  • Com um mês de lançamento, Delacruz acumula mais de 40 milhões de plays no álbum Vinho
    Com um mês de lançamento, Delacruz acumula mais de 40 milhões de plays no álbum Vinho

    Projeto tem participações de IZA, MC Cabelinho, Gaab e Lukinhas, e segue numa crescente nas plataformas Com um mês desde o lançamento de Vinho, o novo álbum de Delacruz já acumula mais de 40 milhões de plays em todas as plataformas, consolidando a trajetória do rapper carioca como uma das principais vozes da cena urbana brasileira. O recém-lançado…