(Créditos da imagem: Divulgação)
O rap sempre foi mais do que apenas música — é um movimento, um compromisso, pilar fundamental da cultura Hip Hop. Agora, ao completar 50 anos, o Hip Hop ganha uma nova homenagem à altura de sua importância: “A Mensagem,” o álbum que a Altafonte lança para celebrar esse marco. Idealizado por Mariana Paulino e com direção artística do lendário DJ KL Jay, o projeto é uma viagem pelas raízes do rap nacional, resgatando clássicos com novos intérpretes da cena contemporânea. O lançamento é uma iniciativa da Altafonte em parceria com a BOA Música Brasil.
Inspirado pela icônica faixa “The Message,” de Grandmaster Flash & The Furious Five, tida como pedra fundamental do rap no mundo, “A Mensagem” reflete sobre o impacto transformador do Hip Hop nas últimas cinco décadas e propõe uma discussão sobre seu futuro. Como DJ KL Jay explica: “O rap nasceu para ser o futuro. Ele se reinventou, ganhou novas formas, mas a essência permanece. A mensagem continua a mesma — e essa é a nossa missão, perpetuá-la.”
Composto por 10 faixas regravadas por MCs de diversas gerações e nichos do rap brasileiro, o álbum traz novas interpretações para músicas de grandes nomes como Rappin’ Hood, Marcelo D2 e Edi Rock. Cada faixa conta com um MC, produtor e beatmaker diferentes, somando ao todo mais de 20 artistas que colaboraram para esse projeto único.
Uma nova perspectiva para clássicos
A proposta de “A Mensagem” é clara: celebrar os precursores do rap nacional e, ao mesmo tempo, criar novas conexões entre gerações de artistas e fãs. Faixas como “Mente Engatilhada” (de Dina Di e DJ KL Jay), agora nas vozes de Clara Lima e Ashira, ganham uma nova vida com produção de Xis e beats da própria Ashira. Já “Minha Cultura”, originalmente de Da Guedes, é reimaginada por Zudizilla e Karol de Souza, com produção de Laudz e beats de Cabes, mostrando a diversidade e riqueza das novas vozes do rap.
Outro destaque é a reinterpretação de “Saudades Mil,” do icônico grupo 509-E, nas vozes de Rael e Kayode. A faixa traz uma profunda carga emocional e reforça o quanto o rap pode ser um canal de expressão visceral. A produção ficou por conta de DJ Nato PK, com beats de Rafa Jazz.
Para KL Jay, o objetivo é refletir sobre o futuro do Hip Hop e como ele pode continuar prosperando pelos próximos 50 anos. “A mensagem precisa ser passada para quem ainda não ouviu, assim como foi no começo. O Hip Hop tem esse poder de tocar as pessoas de uma forma direta, verdadeira,” comenta o DJ
De acordo com Mari Paulino, idealizadora e produtora executiva do projeto, “A Mensagem nasceu com o propósito de transmitir para uma nova geração os ensinamentos e conselhos daqueles que pavimentaram o Rap Nacional, unindo as gerações por meio de regravações de clássicos. O rap, que faz parte da cultura Hip Hop, nasceu conectando passado e futuro e foi se reinventando ao longo dos anos. Falar sobre isso é fundamental nesse momento para que não se perca A Mensagem”.
Colaboração entre gerações
O álbum é uma verdadeira colagem de sons e estilos, mesclando a energia de novos nomes com a história de lendas do rap nacional. “Rap Du Bom,” por exemplo, clássico de Rappin’Hood, ganha novos contornos na interpretação de Amiri, com produção de DJ Will e beats de O Adotado, enquanto “É o Crime,” de GOG, é revisitada por Murica Sujão, com produção de Iuri Rio Branco e beats de B No Beat.
Já a faixa “Fogo na Bomba,” de De Menos Crime, é regravada por Tasha e Tracie, além de Júpiter, com produção de Rincon Sapiência e beats de Skeeter Beats. Uma combinação explosiva que traduz a força e o compromisso do rap em ser a voz da periferia e dos movimentos sociais.
“A Mensagem” tem como faixa de encerramento “Mantenha o Respeito”, clássico do repertório de Marcelo D2. Nesta nova versão, na voz de Akira Presidente, a produção fica a cargo de SAIN, filho de D2. Essa conexão entre pai e filho representa, portanto, a continuidade do legado do rap nacional, unindo diferentes gerações e mantendo viva a essência do Hip Hop, sempre reinventando-se sem perder suas raízes.
Arte de rua na capa
A capa do álbum é outra obra de arte à parte, assinada pela grafiteira @jakedoobiest, que ilustra a essência e a estética do Hip Hop não apenas no campo musical, mas também nas artes visuais, conectando o álbum com as raízes da cultura de rua.
Com idealização e produção executiva de Mari Paulino, clearance feito pela BOA Música Brasil e distribuição pela Altafonte, “A Mensagem” é um testemunho do poder duradouro do Hip Hop. Ao reviver clássicos e passá-los adiante, o projeto não só celebra o passado, mas olha para frente, buscando novas maneiras de “levar a mensagem” e continuar a revolução sonora e cultural que começou há cinco décadas.
RAP NA RUA OFICIAL
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