O evento itinerante faz parte do movimento de expansão da plataforma cultural AFROPUNK pelo Brasil, e está marcado para o dia 14 de dezembro. (Créditos da imagem: @victorcarvalhoph)
Desde 2020 no Brasil, ampliando a roda que aplaude a cultura afro-diaspórica, o AFROPUNK é um evento aguardado ano após ano. O encontro agita Salvador com uma curadoria musical afiadamente pensada a partir das junções geracionais e representatividade, e, pela primeira vez, em 2024, expande sua presença por outras partes do país. No último sábado, 21 de setembro, a edição compacta e dinâmica do AFROPUNK Brasil fez sua estreia em Belém, e, agora, o AFROPUNK Experience anuncia sua próxima parada: São Paulo. No dia 14 de dezembro (sábado), o público paulista ocupa o Parque Villa-Lobos para curtir uma programação com artistas ‘de casa’, uma pitada de música baiana e ainda duas atrações internacionais com shows inéditos no Brasil. O AFROPUNK Experience São Paulo convida para o palco Anelis Assumpção canta Legalize It (icônico álbum do jamaicano pioneiro de reggae/ska, Peter Tosh), Rachel Reis, Yago Oproprio e as apresentações inéditas da rapper estadunidense Doechii e a cantora ganense-americana Amaarae – ambas pela primeira vez no país. Apresentado pelo Banco do Brasil (BB), o evento inicia a pré-venda exclusiva de ingressos, para clientes BB com cartões Ourocard Visa, no dia 28 de setembro, pela plataforma Sympla.
A novidade integra o compromisso da plataforma cultural AFROPUNK em construir diálogos contínuos com a comunidade brasileira. Este movimento natural da expansão da marca teve seu primeiro contorno com a edição do AFROPUNK Experience Belém, que agitou o público paraense com mais de 10 horas de muita música cultuando as singularidades presentes na cultura brasileira. “Após uma edição histórica do festival em 2023, com números expressivos de um público de 50 mil pessoas, alcançando 20.8 milhões de espectadores na transmissão da TV Globo e uma movimentação de cerca de R$ 19 milhões na economia de Salvador (que refletem a ampliação da marca AFROPUNK), agora, edificamos a nossa base para nos aproximarmos e celebrarmos as particularidades dentro da cultura brasileira com as edições do Experience”, afirma Ana Amélia Nunes, Sócia da IDW e Diretora de Comunicação.
Desembarcando em São Paulo pela primeira vez, o evento itinerante embala um ano já saudoso na história do AFROPUNK Brasil. No dia 14 de dezembro, o Experience São Paulo será a roda final de 2024, após a estreia em Belém e o festival completo em Salvador, e para a celebração não poderia ser apresentado qualquer line-up. A programação diversa é brindada pela presença de dois nomes em ascensão na música mundial: a rapper norte-americana Doechii, que chega com o seu mais novo álbum Alligator Bites Never Heal (2024), furando a bolha em um Hip Hop com Pop; e a cantora e compositora ganense-americana Amaarae, com sua atitude punk e voz suave, dona de hits como “SAD GIRLZ LUV MONEY Remix” (feat. Kali Uchis and Moliy), “Angels in Tibet” e “In The Night (feat. Jorja Smith & Amaarae)” – do recém-lançado álbum de Childish Gambino, Bando Stone & the New World.
O AFROPUNK Experience São Paulo traz também a performance da cantora e compositora Anelis Assumpção performando o álbum Legalize It, em homenagem ao músico jamaicano Peter Tosh, pioneiro de reggae/ska, conhecido por sua militância em prol dos direitos humanos e por integrar a banda Wailers ao lado de Bob Marley e Bunny Wailer. Também está confirmado o show carregado com o tempero baiano e voz inconfundível de Rachel Reis. E, para amarrar a noite, o público ainda confere o show do rapper paulista Yago Oproprio, com o show de seu homônimo disco de estreia que une rap, trap, brega e samba.
O evento amarra a festa que começou em Belém (com os shows de Dona Onete, Olodum, Black Alien, Aparelhagem Mega Príncipe, Bruna BG e Rock Doido do Psica) e segue agora rumo a Salvador, nos dias 9 e 10 de novembro, no Parque de Exposições de Salvador. O ápice da celebração da cultura afro-diaspórica será guiado pelos shows de Jorge Aragão, Duquesa, Ebony, Mateus Fazeno Rock, Planet Hemp, Timbalada, Fat Family – o trio estreia no festival com um show especial cantando Tim Maia –, Silvanno Salles, Ilê Aiyê convidando Virginia Rodrigues, Irmãs de Pau e Evylin, Leo Santana, Melly e Larissa Luz. Recentemente, o festival adicionou ao line-up duas apresentações excepcionais que prometem amplificar ainda mais a festa: Erykah Badu e Lianne La Havas, que chegam para coroar a quarta edição do AFROPUNK Brasil.
O AFROPUNK Brasil 2024 tem como patrocinador master o Banco do Brasil (BB), que apresenta a edição garantindo 30% de desconto no período de pré-venda e 20% durante todo o resto do período de vendas para todos os clientes BB com cartões Ourocard Visa. Heineken é a patrocinadora oficial. Vivo, Coca-Cola e Sprite são apoiadoras. O AFROPUNK Experience São Paulo é uma realização IDW COMPANY – CONTEÚDO E ENTRETENIMENTO.
RAP NA RUA OFICIAL
Mais que uma mídia de Rap, Trap e Funk, o RAP NA RUA se tornou uma marca em 2024. Intitulada RAP NA RUA OFICIAL, a marca oferece diferentes tipos de serviço para diferentes clientes da música. Somos o RAP NA RUA, um veículo de comunicação que divulga e cobre shows desde 2011 e também somos a RNR Assessoria, uma agência de comunicação 360° que oferece serviços de assessoria de imprensa, relações públicas e publicidade para artistas, selos, gravadoras e eventos.
Deixe um comentário