Por Marcelo Kurts
Na década de 1960, nos Estado Unidos, os jovens negros não tinham direitos civis assegurados. A população branca americana se mobilizava em protestos contra Ruby Bridges, a primeira estudante negra a frequentar uma escola de brancos na cidade Nova Orleans, em Luisiana.
Dava-se início a luta de movimentos pelos direitos do[s negros e ao surgimento dos conceitos de Orgulho Negro, Atitude Black Power, Panteras Negras, Funk Music, Soul Power, Movimento Hip Hop e demais militâncias.
Em 2018, em Embu das Artes, São Paulo, outra estudante negra prossegue a luta pelos direitos negros. Em parceria com DJ Kurts (que fora seu professor de Geografia Política), Débora Lima, 23, conhecida sob o nome artístico de Lorenna, lançou em março o videoclipe de “Meu Crespo – O Poder Negro Através do Cabelo”.
Lorenna, que participou do projeto Duque R & Funk Brown ao lado de DJ Kurts e do próprio Duque R, possui três clipes sobre temáticas que envolvem assuntos ligados a questões de cidadania, racismo, orgulho e empoderamento feminino.
“Meu Crespo” contou com a participação especial de Pepeu, o Rei do RAP Brasileiro, e retrata a valorização do cabelo negro, o poder da consciência e toda a essência que outrora fora cantada por James Brown.
A estética negra captada pelo mundo da moda, consumo e auto afirmação.
Deixe um comentário