Mantendo a qualidade dos seus últimos lançamentos, GN explora todo o potencial da sua escrita em um novo single narrando o cotidiano e as dificuldades de um jovem que vem diretamente das ruas do gueto, e se encontra na correria almejando melhorias de vida
Criado nas rodas de rima do Bairro de Fátima, no município de Varginha, na região Sul de Minas Gerais, GN é um nome reconhecido na cena do Rap regional, pela sua escrita profunda e entrega lírica única apresentadas em lançamentos de destaque como “Negro Importante”, “Bate de Frente”, “Pode Reparar” e tantos outros trabalhos.
Buscando fortalecer seu repertório e manter a constância na alta qualidade dos seuslançamentos, GN agora traz o single “Jovem do Gueto”, onde ele narra o cotidiano e as dificuldades dos jovens na busca dos seus objetivos, em um trabalho que envolveu um grande cuidado também na parte audiovisual, além da escrita potente do MC que já é reconhecida. Mas antes de falar deste lançamento, vamos saber um pouco mais
sobre esse grande nome do Rap sulmineiro pelas suas próprias palavras.
“Eu sou o GN, rapper que reside aqui na cidade de Varginha, terra dos ETs, Sul de Minas. Desde cedo eu sempre tive bastante contato com o Rap, pelo fato do gênero ser muito bem tocado aqui pela nossa área, mas a minha execução direta com o Rap não veio pela atitude de escrever músicas. Primeiramente eu vim das rodas de rima, feitas na brincadeira aqui na pracinha da minha área, que depois passou pra dentro da escola, depois pra batalha de rima oficial da nossa cidade e após um tempo executando esses treinamentos, esses processos, que foram uma decorrência enorme de tempo e prática, aí sim eu cheguei na arte de escrever música. Essa atitude de escrever música não veio diretamente das batalhas de rima, mas a referência sim. Essa arte de escrever música veio após eu presenciar o meu irmão mais velho fazendo o lançamento das suas próprias músicas. Com isso também veio a necessidade e a minha prática de fazer o mesmo, de escrever músicas. Ouvindo bastante os rappers dos quais eu gostava na época também fermentou bastante a minha vontade de querer escrever as minhas próprias músicas. Observar os rappers da minha cidade também, os molecote que colavam por perto das batalhas, fermentou bastante a minha força de vontade em querer fazer as minhas próprias paradas. Com isso, chegamos ao próprio momento do qual eu vivo hoje dentro da música, que é nada mais nada menos que o lançamento dessa música pra complementar os tópicos da minha própria carreira” – GN.

Em “Jovem do Gueto”, GN explora uma característica individual muito forte do MC, demonstrada sempre nos seus trabalhos e na sua atuação em batalhas também, que é a sua escrita. Aqui ele traz uma letra falando muito sobre as adversidades, os obstáculos e as infelicidades presentes na correria dos jovens que vem do subúrbio e se dispõe a buscar melhorias de vida, apresentando muito bem o potencial da sua caneta, tanto pro público que já te conhece, quanto pra quem vai chegar através desse trabalho.
“Essa música foi escrita de uma forma onde a naturalidade fez a letra fluir, porque essa música representa fortemente as experiências importantes que eu obtive no meu próprio cotidiano. Ela também representa as experiências de pessoas próximas que observei trilhando esses caminhos em busca de êxitos. Então eu acredito que o motivo desses versos fluírem com bastante naturalidade, vem pelo fato dos papos serem bastante verdadeiros. Acredito também que é por isso que a parada criou conectividade, de uma forma onde os papos são retos, o beat complementa também esse encaixe e o resultado final é esse, é a verdade por trás da criação de tudo” – GN.

Neste lançamento, assim como já fez em vários outros trabalhos, GN trouxe um cuidado com a parte visual do som, unindo o lançamento a um clipe, com um trabalho visual cuidadoso na capa e toda essa valorização artística mais ampla, que vai além de apenas soltar o seu som na rua.
“Esse cuidado visual do som vem pelo fato do meu perfeccionismo ser muito forte e por isso que de certa forma eu sempre tento aplicar uma qualidade visual nos meus trabalhos. Nesse trabalho específico eu já tinha uma noção, uma referência do que eu queria, então eu juntei as ideias e apresentei pro Leozão , que é um dos representantes da Bolando Produções . Após a apresentação dessas ideias, o próprio Léo me sugeriu fazer algumas gravações avulsas pelas ruas da nossa cidade Varginha-MG, e adicionar algumas gravações do show que realizamos no Fesival Gira, que aconteceu dentro da capital Belo Horizonte no último dia 29 de setembro, contendo na line artistas como Vandal, Derxan, Big Bllakk, Tereza Kutaya, Beagrime, Bloco Magia Negra e entre outros.” – GN.

No processo de desenvolvimento deste single, GN destaca também a importância da produção musical deste trabalho, que apresentou um beat forte de Trap, que encaixa muito bem com a letra do MC e potencializa ainda mais a escrita e entrega de GN no som, equilibrando muito bem elementos sonoros diversos com as batidas graves características do gênero.
“Após fazer um tráfego pago das minhas músicas já lançadas no Instagram, o James que carrega o nome de usuário na rede social como “rxmisz” me chamou pela DM da rede perguntando se podia me enviar algumas batidas e alegando ser produtor musical da região 035, que é composta pela região do sul de Minas Gerais. Após isso nós trocamos algumas ideias pra gerar mais conectividade pessoal e profissional, e com isso, o mesmo me enviou essa batida icônica da “Jovem do Gueto’. Dentro de alguns dias eu disse a ele que estava escrevendo algumas paradas sobre dificuldades e que o instrumental estava me inspirando a ser bem construtivo nos idealismos, e assim que criei o refrão e o esboço dos versos, apresentei pra ele uma guia da faixa e o mesmo me respondeu dizendo que tinha sentido verdade e pureza na construção da letra, e que sua mãe também ouviu o esboço da obra e sentiu a mesma sensação sobre a mesma. Após isso eu terminei de compor, fiz as captações vocais do som, mixei e masterizei no meu homestudio, fiz a capa oficial da música e um video lyric pro YouTube e lançamos somente o áudio oficial nas plataformas no último dia 19 de setembro.” – GN

Com este lançamento, GN reforça a qualidade da sua escrita e o empenho e dedicação do MC com a sua trajetória musical, em um trabalho que destaca suas melhores características individuais no Rap e também a sua visão de carreira dentro da indústria musical, firmando o MC como um dos grandes nomes da cena sulmineira.
“De certa forma, essa música é bastante importante pra mim, claro. O fato dessa obra carregar verdades que podem ser identificados tanto pelos jovens mas também pode ser identificado por diversos manos e manas que se encontram na correria, me faz se sentir totalmente realizado na questão de que consegui atingir a mente pensante do ouvinte, e coloca-lo pra sentir através das letras aquilo que os mesmos podem estar vivenciando na prática, e isso me trás esse sinal de realização pelo fato de ser real.” – GN.
Deixe um comentário