Breaking do Verão 2025: competição internacional acontece na Fundição Progresso

Festival contará com alguns dos principais b-boys e b-girls de diferentes partes do mundo, em dois dias de disputas no Rio de Janeiro

b-boy Dany Dann (crédito divulgação)

2024 foi o ano de estreia do Breaking nas Olimpíadas de Paris. Dança esportiva que vem ganhando cada vez adeptos no Brasil, o Breaking é um dos elementos que compõem o Hip Hop. O Breaking é cultura, esporte e uma filosofia de vida. Em janeiro, nos dias 17 e 18, o festival ‘Breaking do Verão’, o maior do país, está de volta para a sua quarta edição, agora na Fundição Progresso, no tradicional bairro da Lapa, no Rio de Janeiro.

Realizado pelo Grupo Fábrica, o Breaking do Verão é apresentado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e Lei Estadual de Incentivo à Cultura e Petrobras. O evento conta com o patrocínio de Cheetos® e Sprite, além da parceria da Baw Clothing.

O festival contará com atletas nacionais e internacionais convidados, além dos vencedores nas eliminatórias regionais da competição. Com o intuito de democratizar ainda mais a prática, pela primeira vez o Breaking do Verão realizou Cyphers em Porto Alegre, em outubro, e Brasília, em novembro. Com a estreia dessas duas cidades, o Breaking do Verão conseguiu levar a cultura do Hip-Hop para as cinco regiões do Brasil, uma vez que as Cyphers também aconteceram em Fortaleza, em setembro, e Manaus, em novembro. No dia 17 de janeiro de 2025 ainda acontecerá a Cypher Rio. Os vencedores das eliminatórias de cada região vão competir lado a lado com os grandes nomes do Breaking mundial, no dia 18 de janeiro de 2025, com transmissão ao vivo da Sportv.

Serão 16 b-boys e 16 b-girls. Entre os b-boys, o destaque é o b-boy francês Dany Dann, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Entre os atletas nacionais, um dos principais nomes é o paraense b-boy Leony, integrante da Seleção Brasileira e campeão da primeira edição do Breaking do Verão.

Entre as b-girls destacam-se nomes internacionais como a russa b-girl Kastet, bicampeã do Breaking do Verão e a b-girl India, holandesa que ficou em quarto lugar em Paris 24. Do Brasil se destacam a paraense b-girl Mini Japa, atual campeã brasileira de Breaking e a paulista b-girl Toquinha, tambémintegrante da Seleção Brasileira e vice-campeã brasileira de Breaking.

“A cada ano o Breaking do Verão ganha mais força. Estamos indo para nossa quarta edição e desta vez conseguimos levar o projeto para as cinco regiões do nosso país através das eliminatórias. Iniciamos em Fortaleza, depois Porto Alegre, Manaus, Brasília e vamos finalizar no Rio de Janeiro. Queremos democratizar cada vez mais o projeto e levar a cultura Hip-Hop para o maior número de pessoas”, afirma Fernando Bó, idealizador do Breaking do Verão.

O Breaking do Verão tem curadoria técnica de Pelezinho, b-boy que cresceu em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, e que se tornou o responsável por colocar o Brasil no mapa mundial do Breaking.

“Nunca houve uma competição no Brasil que contasse com alguns dos melhores atletas do mundo. Quando o Fernando Bó (idealizador) me chamou para fazer a primeira edição, eu topei de cara e ajudei a desenvolver todo o formato do Breaking do Verão, então é muito gratificante acompanhar de perto o crescimento do projeto. O Breaking é a minha vida e quero compartilhar o máximo do conhecimento que tenho e incentivar a próxima geração, que vem forte e animada! Desejo vida longa ao BDV e que através dele muitos jovens possam mostrar seus talentos para o Brasil e o mundo”, afirma Pelezinho.

O time de jurados será composto pelos brasileiros b-boy Migaz e b-boy Dan, além da colombiana b-girl Luma, b-boy Sunni, da Inglaterra e a b-girl Cielo, da Argentina.

A música é um elemento fundamental para o Breaking, ela quem dá o ritmo às disputas. Durante um campeonato, quem escolhe as faixas é o DJ e o show apresentado é todo pensado no momento presente. No BDV 2025, os DJs à frente das carrapetas serão o holandês Nobunaga e o paulista DJ Batata. A MC Aline e o MC Uiu serão os responsáveis por manter a energia da galera lá em cima nos intervalos.

BREAKING DO VERÃO – PROGRAMAÇÃO

16/01 (quinta-feira)

14h – Petrobras Breaking Day

17/01 (sexta-feira)

14h – Cheetos® apresenta BDV Cypher Rio

18/01 (sábado)

10h – Sprite apresenta Breaking & Passinho

16h – Breaking do Verão – FINAIS (SPORTV)

SERVIÇO

Datas: 16 a 18/01

Local: Fundição Progresso

Entrada: Gratuita (Arena sujeita a lotação)

Classificação: Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCA

Popular Posts

  • GOL patrocina Universo Spanta, primeiro grande encontro musical de 2025
    GOL patrocina Universo Spanta, primeiro grande encontro musical de 2025

    O agito eclético do verão carioca acontece entre os dias 6 e 20 de janeiro na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. O cupom JANEIRO2025 concede 10% de desconto em passagens com origem ou destino à Cidade Maravilhosa Para reforçar seu compromisso com a diversidade e a cultura brasileira, a GOL Linhas Aéreas é…

  • Nilo alcança o Top 1 do Spotify Brasil pela primeira vez com o hit ‘Fui Mlk’
    Nilo alcança o Top 1 do Spotify Brasil pela primeira vez com o hit ‘Fui Mlk’

    Artista, que vem apostando no funk, se uniu ao DJ Di Marques e a MC Paiva ZS na criação da canção viral que caiu nas graças do público e se tornou sucesso absoluto nas redes Cantor, compositor e jogador de futebol: o talentoso Nilo acabou de atingir um dos maiores marcos da sua carreira, se tornou o Top 1…

  • Criolo inicia 2025 sob nova gestão, uma parceria inédita da Nascimento Música e Bonus Track
    Criolo inicia 2025 sob nova gestão, uma parceria inédita da Nascimento Música e Bonus Track

    2025 começou com novidades para Criolo, o multiartista agora está sob os cuidados de uma parceira inédita no mercado musical. A Nascimento Música, liderada por Augusto Nascimento, se junta a Bonus Track, com Luiz Oscar Niemeyer e Luiz Guilherme Niemeyer à frente, para gerir a carreira do cantor. Um ciclo se encerra cheio de gratidão,…