Embasados na “Pedagogia Hip-Hop”, a dupla utiliza a música e a poesia como convite para que os adolescentes atendidos pelo Centro de Socioeducação (CENSE) saiam do lugar de espectadores e participem como protagonistas.
(Créditos da imagem: Divulgação)
O projeto “RAP NA MEDIDA” chega mais uma vez ao Centro de Socioeducação (CENSE) de Foz do Iguaçu (PR). O ciclo de vivências literárias e musicais criadas e ministradas pelo rapper, professor e escritor Renan Inquérito juntamente com o psicólogo, cantor e produtor musical, Pop Black, cujo objetivo é oferecer aos adolescentes atendidos pelo CENSE a experiência ímpar de construírem coletivamente um clipe de Rap totalmente composto e gravado por eles ao longo de cinco encontros consecutivos. A dinâmica das atividades será realizada de forma horizontal e é embasada na “Pedagogia Hip-Hop”, utilizando a música e a poesia como convite para que os participantes saiam do lugar de espectador e participem como protagonistas, cada um à sua maneira, escrevendo, contando e cantando a própria história. O encontro acontece a partir do dia 16 de dezembro e é finalizado no quinto dia, 20/12.
Todas as atividades serão registradas para que no fim se forme um clipe produzido a partir das músicas gravadas pelos adolescentes sob o cumprimento da Medida Socioeducativa. O objetivo é apresentar e incentivar o uso da escrita e da criação como algo acessível a todos, sem qualquer conotação cânone ou acadêmica, usando a palavra falada para romper o silêncio e a timidez, celebrando a oralidade e utilizando a arte para tratar de temas diversos como educação, convivência, vínculo familiar, empatia e preconceito. Dessa forma, encorajando os adolescentes a se expressarem por meio das músicas e composições.
Ao utilizar a arte-educação como aliada no cumprimento da Medida Sócio educativa, o projeto envolve os jovens de um modo mais afetivo e efetivo, explorando diferentes linguagens como forma de expressão, ressignificando o sentido de pertencimento e vínculo com a família, a sociedade e o próprio CENSE e seus profissionais. Vale lembrar que o “Rap Na Medida” já virou disco com músicas elaboradas pelos adolescentes em outras vezes também que os artistas estiveram no CENSE.
Além disso, não é a primeira vez que um projeto idealizado por Renan e Pop Black acontece em Foz, eles também já desenvolveram junto ao CREAS e a Secretaria Municipal de Assistência Social, a atividade POESIA NA MEDIDA, cujos processos foram registrados com adolescentes que estavam dentro do programa Jovem Aprendiz e deram origem a um livro, um videoclipe e um documentário.
As vivências serão divididas em dois grupos diferentes ao longo da semana, onde participarão os grupos 1(manhã) e 2 (tarde). Cada grupo produzirá ao longo dos cinco dias de atividades uma música. Essa faixa ganhará ainda um videoclipe. No primeiro dia, segunda (16), acontece o 1º encontro e a aproximação. Depois, no 2º encontro é o momento da composição, que se segue para o 3º encontro na gravação. E nos dois últimos encontros são compostos e gravadas a segunda música. Além das atividades realizadas nas vivências, o projeto também prevê a produção e finalização das faixas musicais e dos videoclipes. Essa produção envolve o trabalho do produtor musical, tratamento, edição, mixagem e masterização e do videomaker na montagem, edição e finalização dos videoclipes. Os resultados poderão ser acompanhados no canal do YouTube do projeto: https://www.youtube.com/@rapnamedida5118
RAP NA RUA OFICIAL
Mais que uma mídia de Rap, Trap e Funk, o RAP NA RUA se tornou uma marca em 2024. Intitulada RAP NA RUA OFICIAL, a marca oferece diferentes tipos de serviço para diferentes clientes da música. Somos o RAP NA RUA, um veículo de comunicação que divulga e cobre shows desde 2011 e também somos a RNR Assessoria, uma agência de comunicação 360° que oferece serviços de assessoria de imprensa, relações públicas e publicidade para artistas, selos, gravadoras e eventos.
Deixe um comentário