Brechó em Paraisópolis oferece variedade e ajuda a financiar projeto social que incentiva crianças a lerem 100 livros por ano

Bazar de roupas oferece peças de diversas marcas para a população de Paraisópolis, aquecendo a economia local. O valor é revertido para projeto social que leva educação para crianças e jovens.

(foto: Nego Junior)

Cada vez mais popular, os brechós e bazares estão sendo mais procurados no Brasil. Segundo dados da ferramenta de buscas do Google, as pesquisas por peças de segunda mão cresceram 572% no país entre os primeiros semestres de 2019 e 2022.

Em uma calçada em Paraisópolis, segunda maior comunidade de São Paulo, é possível encontrar uma arara de camisetas por apenas R$5,00. Na parte interna do espaço, calças, saias, sapatos e acessórios para homens, mulheres e diversos tamanhos e idades. Esse é o bazar do Pró-Saber SP, que vende peças de marcas variadas.

Economia circular

Para seguir em funcionamento, o bazar do Pró-Saber comercializa peças doadas por pessoas, parceiros e empresas. Ao longo dos últimos anos, grandes empresas fizeram campanhas de doação, tais como Rihappy, Johnson & Johson, Cura, Amazon, entre outras. As roupas são separadas, catalogadas e vendidas por pessoas da comunidade contratadas pela organização social, o que também gera emprego e faz o dinheiro circular internamente.

Dessa maneira, com menos de R$30,00 é possível sair com a roupa completa para várias ocasiões, inclusive uma entrevista de emprego, por exemplo. É comum que o bazar receba doações de blazers, calças e roupas adequadas para o trabalho. As roupas de crianças e bebês também fazem sucesso.

“No bazar eu já comprei muitas coisas. Desde mesa de madeira massiva até tênis e brinquedos. Eu trabalho no hospital e estou sempre comprando alguma coisinha para levar para as crianças. O bazar também é uma oportunidade de encontrar roupas legais e únicas, por um preço que não se encontra em outros lugares.”, Mateus Almeida, Educador Social, de Paraisópolis.

Sustentabilidade e apoio social

O aumento da demanda por roupas de segunda mão tem diversas razões. Além do preço mais barato, a questão da sustentabilidade também entra em cena. Para alguns clientes, adquirir peças usadas é uma forma de reutilizar mercadorias e colaborar para um consumo consciente, evitando desperdícios e lixo.

No caso do bazar do Pró-Saber SP, comprar uma roupa também significa ajudar a financiar um projeto social que leva educação para crianças e jovens da comunidade. Os valores são revertidos em materiais e infraestrutura para o Pró-Saber SP, organização social com mais de 20 anos em Paraisópolis responsável por uma biblioteca infantojuvenil totalmente gratuita para a comunidade, com mais de 20 mil títulos disponíveis para a leitura.

Desde a sua abertura, mais de 140 mil livros foram emprestados. Todo esse estímulo à leitura também auxilia no processo de alfabetização. Cerca de 93% das crianças que participaram do projeto se alfabetizaram na idade correta, um índice que é maior do que a média de alfabetização nacional.

“Nós poderíamos fazer esse bazar em um bairro de classe média alta e cobrar altos valores pelas peças para ter mais caixa, mas essa não é nossa intenção. Nosso projeto é em Paraisópolis, portanto, nós queremos que a própria comunidade ajude a financiar o que fazemos aqui e sejam parte dessa transformação que estamos causando. Também estamos incentivando a economia circular do bairro, incentivando que elas tenham acesso à produtos de qualidade.”, conta Maria Cecilia Lins, fundadora do Pró.

Por meio de programas que estimulam a leitura e a brincadeira, o Pró-Saber SP desenvolve estratégias para manter as crianças interessadas pelo universo dos livros, incluindo contação de histórias, rodas de conversa e muitas atividades lúdicas com personagens e interações. Dessa forma, educadores leem em conjunto com as crianças mais de 100 livros no ano. A centésima leitura do ano é marcada pela Festa dos 100 livros com presença dos familiares, da comunidade de nomes do universo literário, como ilustradores e autores. Todos brincam e festejam a conquista de conhecer e vivenciar tantas histórias.

RAP NA RUA OFICIAL
Mais que uma mídia de Rap, Trap e Funk, o RAP NA RUA se tornou uma marca em 2024. Intitulada RAP NA RUA OFICIAL, a marca oferece diferentes tipos de serviço para diferentes clientes da música. Somos o RAP NA RUA, um veículo de comunicação que divulga e cobre shows desde 2011 e também somos a RNR Assessoria, uma agência de comunicação 360° que oferece serviços de assessoria de imprensa, relações públicas e publicidade para artistas, selos, gravadoras e eventos
.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCA

Popular Posts

  • Rodrigo Oliveira, presidente da GR6 e embaixador da Fundação Ronaldo, doa 300 mil reais no leilão 
    Rodrigo Oliveira, presidente da GR6 e embaixador da Fundação Ronaldo, doa 300 mil reais no leilão 

    Nessa quinta-feira (21), aconteceu em São Paulo o primeiro leilão beneficente da Fundação Fenômenos, do ex-jogador Ronaldo, e contou com a presença de inúmeros famosos e shows exclusivos, incluindo, o do MC Hariel. (Créditos da imagem: Divulgação) O ex-jogador e ídolo do futebol brasileiro, Ronaldo Fenômeno, e a esposa, Celina Locks, realizaram nessa quinta-feira (21),…

  • Astro do afrobeats, June Freedom se apresentará no Mainstreet Festival
    Astro do afrobeats, June Freedom se apresentará no Mainstreet Festival

    Evento na Apoteose contará com participação de artista de Cabo Verde (Crédito: Kaito) Dono de uma sonoridade que une ritmos tradicionais africanos, afrobeats, R&B e hip hop, June Freedom se apresenta no Mainstreet Festival no dia 23/11, no Rio de Janeiro. O show na Praça da Apoteose acontece enquanto o artista trabalha no EP Casa…

  • MARU2D LANÇA NOVO SINGLE
    MARU2D LANÇA NOVO SINGLE

    ”Meu Vulgo” estreia nesta sexta-feira (22) Expoente do rap nacional, Maru2D lança novo single nesta sexta-feira (22). “Meu Vulgo” tem produção de Ian Durso e ganha visualizer, disponível no canal oficial da artista, no mesmo dia. Em “Meu Vulgo”, a artista narra sua ascensão e conquistas: “Imagina tu tá no meu lugar, carregando o fardo…