BATEKOO adia festival para 2025 e denuncia racismo estrutural no mercado publicitário

“O pacto narcisístico da branquitude – mesmo que silencioso – pode até levantar a bandeira antirracista, mas não se reflete na hora de desenhar as verbas milionárias anuais. É importante dizer que neste ano a nossa régua de logos diminuiu lá pelos 70%. A pauta é nossa, mas também coletiva. Quando foi que os projetos negros perderam a relevância cultural a ponto de não conseguirem nenhum apoio, muito menos um patrocínio?”

(Créditos da imagem: @caodenado)

A BATEKOO, maior plataforma de entretenimento, cultura e educação voltada para as comunidades negra e LGBTQIAPN+ no Brasil, anunciou o adiamento de seu festival anual devido à falta de patrocínio. A decisão expõe o racismo estrutural que ainda guia o mercado publicitário, revelando nuances do real compromisso com a diversidade e a inclusão.

Inicialmente marcado para 23 de novembro, o evento, em sua terceira edição, não acontecerá após um esforço incansável, que envolveu a elaboração de cases impactantes e uma intensa prospecção comercial, buscando apoio junto a mais de 100 marcas e plataformas nacionais. A dura realidade da ausência de patrocinadores tornou a realização do festival inviável para 2024.

A equipe lamenta a decisão e destaca o impacto da falta de apoio financeiro para a marca que, ao longo de uma década, tem promovido a cultura negra e o empreendedorismo periférico em mais de dez estados brasileiros. Em carta aberta, agradeceu à comunidade e aos parceiros fiéis, incluindo marcas como NIVEA, Adidas e Shotgun, que têm apoiado o projeto ao longo dos anos.

Maurício Sacramento, fundador e CEO da BATEKOO,  se pronunciou sobre o tema. “É muito bom falar de vitórias, mas também é muito importante falar sobre derrotas. O Festival da BATEKOO foi adiado por falta de patrocínio e tem sido frustrante trabalhar com cultura no Brasil. Sobretudo, se você é uma liderança negra. Se entregamos o mesmo (ou mais) em relevância, números e alcance, por que os festivais propostos por e para a comunidade negra do Brasil ainda estão sendo esquecidos nas decisões de grandes empresas em onde investir? Estamos em 2024 comemorando 10 anos de existência e de transformação em um movimento genuíno, diverso e que muda a vida de muita gente, e ainda assim, a gente se vê inseguro com o futuro constantemente. A construção de um festival é um trabalho árduo de um ano que se materializa em 1 dia, e ver essa comemoração sendo adiada é desmotivador, mas, a única certeza que temos é que não paramos por aqui. Contamos com a troca genuína que temos com nossa comunidade para passar por esse momento difícil”, afirma.

Artur Santoro, curador e sócio da BATEKOO, amplia a discussão sobre o apagamento de iniciativas pretas que frequentemente são ignoradas em favor de projetos que não refletem a verdadeira diversidade do nosso país. “O mais difícil é saber que, ainda hoje, existem marcas no Brasil que não cumprem nem 10% de pessoas negras em sua equipe, muito menos nas agências contratadas. […] 90% dos contratos de marcas que a BATEKOO fechou foram encabeçados pelas poucas (e às vezes únicas) pessoas negras existentes na empresa”, relata. Artur ressalta que, em muitos casos, a ausência dessa representatividade afeta diretamente a distribuição de verbas para projetos culturais voltados para a comunidade negra e LGBTQIAPN+. “O pacto narcisístico da branquitude – mesmo que silencioso – pode até levantar a bandeira antirracista, mas não se reflete na hora de desenhar as verbas milionárias anuais. É importante dizer que neste ano a nossa régua de logos diminuiu lá pelos 70%. A pauta é nossa, mas também coletiva. Quando foi que os projetos negros perderam a relevância cultural a ponto de não conseguirem nenhum apoio, muito menos um patrocínio?”.

Esse episódio reforça a importância de marcas e empresas se comprometerem efetivamente com a pluralidade de suas apostas, para que projetos artísticos relevantes para comunidades negras e LGBTQIAPN+ possam existir e se fortalecer no calendário brasileiro. A BATEKOO –  que em seu festival representa mais do que entretenimento, sendo um movimento cultural que transforma e conecta juventudes urbanas em busca de reconhecimento e representatividade – espera que o mercado publicitário reflita sobre o impacto de suas escolhas e o papel fundamental que desempenha na construção de uma sociedade mais justa.

Apesar dos desafios frequentes e inúmeros, a BATEKOO garante que não encerra sua jornada aqui e afirma que o festival retornará em 2025 com a força de sempre. Aos que já adquiriram ingressos para o evento de 2024, a equipe se compromete a informar procedimentos para reembolso ou reaproveitamento.

RAP NA RUA OFICIAL
Mais que uma mídia de Rap, Trap e Funk, o RAP NA RUA se tornou uma marca em 2024. Intitulada RAP NA RUA OFICIAL, a marca oferece diferentes tipos de serviço para diferentes clientes da música. Somos o RAP NA RUA, um veículo de comunicação que divulga e cobre shows desde 2011 e também somos a RNR Assessoria, uma agência de comunicação 360° que oferece serviços de assessoria de imprensa, relações públicas e publicidade para artistas, selos, gravadoras e eventos
.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCA

Popular Posts

  • Festival Break’Integração promove as danças urbanas em Perus com eventos para toda a família
    Festival Break’Integração promove as danças urbanas em Perus com eventos para toda a família

    O evento vem para agitar a cena das danças urbanas em Perus, oferecendo à comunidade acesso gratuito a uma programação cultural vibrante, com grupos que raramente se apresentam nesta região. Uma oportunidade para o público descobrir talentos da Zona Noroeste e celebrar a diversidade artística local. Festival Break’Integração reúne grupos de breaking para apresentações gratuitas…

  • Sesc Pinheiros prorroga exposição Um Defeito de Cor até 26 de fevereiro de 2025
    Sesc Pinheiros prorroga exposição Um Defeito de Cor até 26 de fevereiro de 2025

    Além da ampliação do prazo para visitação, ação educativa paralela à mostra toma inspiração no romance homônimo de Ana Maria Gonçalves (Créditos da imagem: Paulo Pereira) Aberta no Sesc Pinheiros em 25 de abril, a exposição Um Defeito de Cor estava prevista para ser encerrada em 1º de dezembro de 2024. No entanto, devido ao…

  • Eros 021 lança “Mentalidade das Ruas” e celebra a essência do Hip Hop
    Eros 021 lança “Mentalidade das Ruas” e celebra a essência do Hip Hop

    (Créditos da imagem: Divulgação) O rapper carioca Eros 021, conhecido por suas rimas cruas e letras impactantes, está prestes a lançar seu novo single, “Mentalidade das Ruas”, no dia 8 de novembro. A faixa foi produzida por DoisDuu e Prod. 3P, traz um som que mescla o clássico boom bap com elementos modernos do trap,…