IV SEMANA DO HIP HOP AGITA AS RUAS DO RIO DE JANEIRO

Serão 15 dias de eventos e atividades em 14 cidades fluminenses na comemoração dos 51 anos do movimento

(Créditos da imagem: Divulgação)

Começa nesta terça-feira (29) a IV Semana do Hip Hop, evento que celebra a história e os valores da cultura Hip Hop, promovendo uma série de atividades e encontros para fortalecer essa importante expressão cultural. Neste ano, o movimento que nasceu nos subúrbios de Nova Iorque, nos EUA, completa 51 anos. O Hip Hop surge das comunidades afro-americanas, reunindo música, dança e grafite, e chega ao Brasil na década de 80, crescendo de importância ano após ano, especialmente no Rio de Janeiro.

O evento contará com 15 dias de eventos em 14 cidades. Serão 18 eventos no total, sendo mais da metade em escolas públicas recebendo o “Hip Hop nas Escolas”. Oito rodas e batalhas de rimas estão programadas para acontecerem de norte a sul do estado fluminense. Na última edição, em 2023, o evento reuniu mais de 5 mil participantes. A expectativa para esse ano é que mais de 8 mil pessoas participem das atividades, um recorde para a Semana. 

A Semana do Hip Hop surgiu em 2021, idealizada por produtores culturais, artistas e defensores dos direitos humanos do Rio de Janeiro, e inspirada em iniciativas de outros estados, como São Paulo e Minas Gerais. Chegando à sua quarta edição, a iniciativa legitima e formaliza a data no calendário oficial do Estado do Rio de Janeiro pela Lei nº 9461/2021, proposta pela deputada estadual Dani Monteiro (Psol), presidente da Comissão de Direitos Humanos e da Frente Parlamentar em Defesa do Hip Hop RJ da Alerj. A deputada também comemora a sanção do Programa Estadual de Batalhas de Rima Educacionais, que é de sua autoria e estimula a propagação da cultura hip hop como objeto também de estudo e lazer, combatendo a evasão escolar:

— A Semana do Hip Hop já é uma tradição nas ruas e nas salas de aula. Ao oferecer oficinas, debates e palestras, o movimento se fortalece como ferramenta de acesso à cultura e de integração social. Mas, este ano, a celebração é ainda mais especial, com novos programas estaduais de fomento de uma cultura tão rica e tão importante para a população do Rio, ainda mais para quem vive a realidade de favelas e subúrbios. — declarou a deputada Dani Monteiro.

Todos os eventos da IV Semana do Hip Hop são gratuitos e de livre acesso. A cerimônia de encerramento acontecerá no dia 12, data que marca o Dia Mundial do Hip Hop, com a Batalha do Coliseu, no Centro do Rio, com convidados especiais. 

— O Hip Hop é mais do que uma expressão cultural; é uma poderosa ferramenta de transformação social, especialmente para a juventude fluminense. A IV Semana do Hip Hop é uma oportunidade única para celebrarmos nossas raízes e fortalecer o engajamento dos jovens em uma cultura que promove a criatividade, a autonomia e a inclusão. Estamos falando do futuro e também de economia. O Hip Hop impulsiona a economia criativa, gerando oportunidades de trabalho e desenvolvimento em diversas áreas. Precisamos valorizar e apoiar essa rica cultura, que tem o poder de moldar não apenas a identidade de nossa juventude, mas também o futuro econômico do nosso estado. — concluiu a presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Hip Hop da Alerj.

RAP NA RUA OFICIAL
Mais que uma mídia de Rap, Trap e Funk, o RAP NA RUA se tornou uma marca em 2024. Intitulada RAP NA RUA OFICIAL, a marca oferece diferentes tipos de serviço para diferentes clientes da música. Somos o RAP NA RUA, um veículo de comunicação que divulga e cobre shows desde 2011 e também somos a RNR Assessoria, uma agência de comunicação 360° que oferece serviços de assessoria de imprensa, relações públicas e publicidade para artistas, selos, gravadoras e eventos
.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCA

Popular Posts

  • Festival Break’Integração promove as danças urbanas em Perus com eventos para toda a família
    Festival Break’Integração promove as danças urbanas em Perus com eventos para toda a família

    O evento vem para agitar a cena das danças urbanas em Perus, oferecendo à comunidade acesso gratuito a uma programação cultural vibrante, com grupos que raramente se apresentam nesta região. Uma oportunidade para o público descobrir talentos da Zona Noroeste e celebrar a diversidade artística local. Festival Break’Integração reúne grupos de breaking para apresentações gratuitas…

  • Sesc Pinheiros prorroga exposição Um Defeito de Cor até 26 de fevereiro de 2025
    Sesc Pinheiros prorroga exposição Um Defeito de Cor até 26 de fevereiro de 2025

    Além da ampliação do prazo para visitação, ação educativa paralela à mostra toma inspiração no romance homônimo de Ana Maria Gonçalves (Créditos da imagem: Paulo Pereira) Aberta no Sesc Pinheiros em 25 de abril, a exposição Um Defeito de Cor estava prevista para ser encerrada em 1º de dezembro de 2024. No entanto, devido ao…

  • Eros 021 lança “Mentalidade das Ruas” e celebra a essência do Hip Hop
    Eros 021 lança “Mentalidade das Ruas” e celebra a essência do Hip Hop

    (Créditos da imagem: Divulgação) O rapper carioca Eros 021, conhecido por suas rimas cruas e letras impactantes, está prestes a lançar seu novo single, “Mentalidade das Ruas”, no dia 8 de novembro. A faixa foi produzida por DoisDuu e Prod. 3P, traz um som que mescla o clássico boom bap com elementos modernos do trap,…