Virada AfroCultural divulga lista de artistas e grupos confirmados para a 3ª edição do Festival 

Com a temática Construindo um Quilombo na Cidade das Andorinhas, a 3ª edição da Virada AfroCultural de Campinas acontece nos dias 02 e 03 de novembro (Créditos da imagem: Divulgação)

Em 2024 a Virada AfroCultural de Campinas, em sua 3ª edição, vem com a temática “Construindo um Quilombo na Cidade das Andorinhas”. Marcada para os dias 02 e 03 de novembro, na Estação Cultura de Campinas, a Virada Afro Cultural começa às 10h da manhã e segue até as 22h, nos dois dias de evento.

Artistas solos, grupos e coletivos pretos ou afroindígenas se dividem em 20 apresentações, todas gratuitas nos dois dias de Festival. Entre as atrações está o Ruffneck Sound System, que fará uma edição especial para a Virada. No local haverá ainda uma feira Afro Literária, com autoras, autores, mestras, mestres e artistas de Campinas e região metropolitana. Além disso, 30 expositores vão compor a feira de Economia Afro Criativa, também na Estação Cultura.

Para não precisar sair da Estação e aproveitar toda a programação, uma praça de alimentação afro referenciada estará montada durante os dois dias de evento.

No sábado, 02, de manhã, em parceria com o projeto Rotas Afro, será feito um roteiro afro turístico pelos corredores culturais pretos da cidade. Trata-se de um roteiro pelos principais espaços de memória sobre a história do povo negro no centro da cidade.

“O Festival se consolida como uma grande mostra da produção cultural afro-referenciada do interior do Estado de São Paulo, que promove a cultura afro diaspórica de São Paulo e discute as relações étnico raciais no interior do Estado.” – Jonatas Akin.

Vale lembrar que o local tem acessibilidade arquitetônica parcial. A 3ª Virada Afro Cultural de Campinas é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas.

Como contrapartida social, entre os dias 28 de outubro e 01 de novembro, o projeto vai promover um curso de produção cultural gratuito e vai usar o próprio festival como campo de estágio. Além disso, também foi lançada mais uma edição do Afro Manifesto, ação realizada em todas as edições do evento, contribuindo para o Plano Municipal pela Igualdade Racial de Campinas.

AfroManifesto

A Carta de Compromisso pela Equidade Racial inspirada em seu AfroManifesto e no Plano Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, elaborado pelo Centro de Referência em Direitos Humanos na prevenção e combate ao racismo e intolerância religiosa, visa mostrar o projeto de equidade racial o Festival apoia. Lançado em setembro, antes das eleições, o AfroManifesto conta com a parceria da organização Minha Campinas e em seu lançamento, buscou o apoio de eleitores e eleitoras para instigar seus candidatos e candidatas a assumirem um compromisso, antes das eleições municipais se consolidarem. Seguimos com ele até o final do projeto e, agora, o objetivo é alcançar o máximo de assinaturas para entregar ao prefeito eleito e cobrar que as 15 diretrizes sejam aplicadas na cidade de Campinas.

Virada AfroCultural de Campinas

Com realização anual, a Virada AfroCultural que acontece sempre no mês de novembro já realizou duas edições do Festival e soma em seu portfólio importantes feitos na cidade de Campinas. Desde a primeira edição, a construção do Festival busca exibir toda a beleza odara da produção afro-brasileira do interior de São Paulo, levando em pauta debates e reflexões sobre as relações étnico-raciais por meio da cultura. A Virada AfroCultural é sobre mostrar a força do povo preto, é sobre enaltecer nossos corredores culturais, pretos, espalhados por todo o interior de São Paulo, é sobre nossa resiliência, sobre ginga, sobre movimento. É sobre Asè. A Virada AfroCultural também é sobre o enfrentamento ao racismo estrutural, ao epistemicídio dos saberes afro-referenciados. A Virada AfroCultural é sobre agbara (potência em iorubá).

RAP NA RUA OFICIAL
Mais que uma mídia de Rap, Trap e Funk, o RAP NA RUA se tornou uma marca em 2024. Intitulada RAP NA RUA OFICIAL, a marca oferece diferentes tipos de serviço para diferentes clientes da música. Somos o RAP NA RUA, um veículo de comunicação que divulga e cobre shows desde 2011 e também somos a RNR Assessoria, uma agência de comunicação 360° que oferece serviços de assessoria de imprensa, relações públicas e publicidade para artistas, selos, gravadoras e eventos
.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCA

Popular Posts

  • RIO2C: Música, tecnologia, marketing, ia, e muito mais! confira a programação
    RIO2C: Música, tecnologia, marketing, ia, e muito mais! confira a programação

    Thaíde, Pocah, Valesca Popozuda, MC Carol, Xamã e Criolo estão entre os palestrantes da conferência criativa A cada ano o Rio2C tem reafirmado sua vocação de antecipar e sinalizar as tendências que movimentam a indústria criativa no Brasil e no mundo – indústria essa que responde por 3% do PIB Global e gera mundialmente 30 milhões de…

  • RalphTheKiD e Moreir4 no On The Radar Brasil com freestyle de funk futurista
    RalphTheKiD e Moreir4 no On The Radar Brasil com freestyle de funk futurista

    Produzida por RalphTheKiD, faixa estreia na plataforma internacional e chega com videoclipe gravado no centro de São Paulo Divulgação O produtor musical RalphTheKiD se uniu ao Moreir4 no single “Moreir4 On the Radar Freestyle”, dentro da edição brasileira do projeto internacional On The Radar. Com beat assinado por Ralph, a faixa traz uma leitura moderna…

  • D’O Rappa ao trabalho solo: os álbuns que marcaram a trajetória de Marcelo Lobato na música brasileira
    D’O Rappa ao trabalho solo: os álbuns que marcaram a trajetória de Marcelo Lobato na música brasileira

    Dos clássicos d’O Rappa às colaborações com Lenine e Zeca Baleiro, um mergulho nos discos que carregam a assinatura de Marcelo Lobato Créditos: Rodrigo Ferraz Marcelo Lobato construiu uma carreira notável na música brasileira, deixando sua marca como instrumentista, compositor e produtor. Ao longo dos anos, esteve envolvido na criação de discos emblemáticos, ajudando a…