Com uma programação diversificada e atrações de peso, o maior festival de música independente do interior de Minas Gerais traz dois dias de muita música, alegria e emoções. (Créditos da imagem: Divulgação)
Na contramão das incertezas e crises que abalam o cenário dos festivais em 2024, o Festival Timbre se mantém firme e promete sua maior edição até hoje. Em um contexto onde mega turnês e festivais são cancelados, o Timbre se destaca por continuar crescendo ano após ano, fiel a seus valores e comprometido em entregar uma experiência inesquecível. Este ano, o evento, que acontece nos dias 28 e 29 de setembro na área externa do Teatro Municipal de Uberlândia, apresenta um line-up impressionante, uma estrutura aprimorada e iniciativas que reforçam seu lugar como um dos maiores festivais independentes do interior do Brasil.
O festival deste ano conta com um dos maiores line-ups da sua história, com artistas que prometem levar o público ao delírio. Seu Jorge, que não se apresenta em Uberlândia há mais de 10 anos, encabeça o time de atrações, ao lado de nomes como Marina Sena, Black Alien, Marcelo Falcão, Djonga, Detonautas, Banda Uó (em uma aguardada volta), Letrux, Lamparina, Brisa Flow, e muitos outros. Serão mais de 25 atrações ao longo dos dois dias de festival, cobrindo uma vasta gama de estilos, como MPB, rock, hip-hop, indie, e música eletrônica.
No sábado, 28 de setembro, o público poderá curtir apresentações de Seu Jorge, Marina Sena, Djonga, Marcelo Falcão, Letrux, Brisa Flow, Natania Borges, Flor E.T., Six, The Monikas, e DJs como Yana, Mamede, Snoop, e Genuino, além de performances urbanas com grupos como Fancy Black, Gangsta Squad, e Grupo Star Black.
Já no domingo, 29 de setembro, a energia continua com shows de Black Alien, Detonautas, Banda Uó, Lamparina, Bia Nogueira, Carolino, Rockão, Thug Farm, e Sertão da Farinha Podre. Os DJs Xuxu Rocha, Kong, J.Maurin, e Lidi Luz animam a pista, junto às performances de Studio Ascendance, Evolution King’Z Crew, Grupo DCJ, e a imperdível apresentação de Casa de Hydra, que convida Casas Ballroom para uma exibição especial.
Com estas atrações o Festival Timbre segue cumprindo com o compromisso estabelecido desde 2018, ter pelo menos 50% da line-up composto por artistas mulheres, além de prezar por uma seleção de artistas mineiros e a presença obrigatória de artistas negros e LGBTQIA+. A edição deste ano não se destaca apenas pelo line-up, mas também pelas inovações que que prometem enriquecer a experiência do público, como novos espaços interativos e experiências imersivas, incluindo áreas dedicadas à arte urbana e performances ao vivo.
Mais que um festival de música, o Timbre é uma celebração da cultura e da arte em suas mais variadas formas. Com o conceito “Você é o Presente” a edição deste ano propõe ao público uma mudança de perspectiva, destacando a importância de valorizar o presente, convidando as pessoas a viverem plenamente o agora.
“Nosso desafio é superar o apego excessivo ao passado e mostrar que o presente pode ser ainda mais especial. Esse apego muitas vezes leva a comparações constantes e à insatisfação com o presente, fazendo com que as pessoas deixem de viver e aproveitar novas oportunidades. Nossa missão é mostrar que ‘estar presente, é o melhor presente’, destacando a importância de enfrentarmos nossas ansiedades. Queremos motivar o público a reconhecer e valorizar todos os momentos bons que viveremos esse ano”, explica Guilherme Maniglia, um dos organizadores do evento.
Estrutura aprimorada e foco na experiência
Mantendo o layout de sucesso do ano passado, com dois mega palcos e shows alternados, o Festival Timbre oferece uma das raras oportunidades em que o público pode assistir a 100% das apresentações. Este ano, o espaço ganha mais áreas sombreadas, um telão com transmissão simultânea dos shows, e uma maior presença de ativações de patrocinadores, garantindo mais conforto e brindes para o público.
O festival também reforça seu compromisso com a sustentabilidade. Continuando as ações de 2023, haverá a ampliação de iniciativas ecológicas que incluem a redução de plásticos e a promoção de práticas de reciclagem. A acessibilidade também se mantém como prioridade, com ações que promovem a inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
O Palco Sesc HipHop também promete ser o epicentro da cultura urbana no Festival Timbre 2024, reunindo o melhor do rap, dança de rua e performances que refletem a essência das ruas em um espaço dedicado à potência do movimento hip hop.
Turismo e impacto regional
Com uma expectativa de público crescente, o Timbre 2024 espera que cerca de 40% dos espectadores venham de outras cidades, principalmente de Minas Gerais, Goiás e São Paulo. Para atender essa demanda, o festival fechou parcerias com hotéis locais e excursões organizadas, facilitando o acesso para quem vem de fora. Descontos exclusivos estão disponíveis no site oficial do evento (www.festivaltimbre.com.br).
Ações sociais e impacto local
Além de ser um evento de entretenimento, o Festival Timbre também tem um lado social forte. Em parceria com entidades locais, o evento promoverá ações de doação de alimentos e iniciativas de reciclagem. Essas atividades reforçam o compromisso do festival com a comunidade e o meio ambiente, criando um impacto positivo além da música.
Ingressos
Os ingressos para o Festival Timbre 2024 estão à venda e podem ser adquiridos em diversos pontos de venda físicos em Uberlândia, como na loja da Vivo Center Shopping; na Livraria Leitura, no Uberlândia Shopping e Center Shopping; no Supermercado Kamel Megamix; no Estúdio Cultura FM, no Terminal Central; além da opção de compra online pelo site Ingresso Live.
O Festival Timbre 2024 é apresentado pela Vivo, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. As empresas Citrino, Efácil, Colégio Gabarito, Sicoob Aracoop e Uniube também são patrocinadores. O projeto conta com a parceria cultural do Sistema Comércio MG, formado por Fecomércio MG, SESC, SENAC, Sindicomércio Uberlândia e Programa Mesa Brasil, maior rede de bancos de alimentos da América Latina, referência no combate à fome e ao desperdício. Tem ainda o apoio da Livraria Leitura, Supermercados Kamel MegaMix e Hotel Days Inn. A mídia oficial é uma promoção da TV Integração e Rádio Mix FM. Cerveja Petra e o gin artesanal Origin são as bebidas oficiais. Uma realização da Eventaria Produções, Timbre Cultural e Governo de Minas Gerais – Governo diferente, Estado Eficiente.
RAP NA RUA OFICIAL
Mais que uma mídia de Rap, Trap e Funk, o RAP NA RUA se tornou uma marca em 2024. Intitulada RAP NA RUA OFICIAL, a marca oferece diferentes tipos de serviço para diferentes clientes da música. Somos o RAP NA RUA, um veículo de comunicação que divulga e cobre shows desde 2011 e também somos a RNR Assessoria, uma agência de comunicação 360° que oferece serviços de assessoria de imprensa, relações públicas e publicidade para artistas, selos, gravadoras e eventos.
Deixe um comentário