Mãe e filho receberão o Prêmio Marielle Franco e Medalha Tiradentes respectivamente
Créditos: Thiago Lontra
Nesta semana, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou duas homenagens de grande relevância para a valorização da cultura e dos direitos humanos, ambos PLs de autoria da deputada estadual Dani Monteiro (Psol), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania. Os projetos concedem a Medalha Tiradentes ao rapper Abebe Bikila Costa Santos, conhecido como BK, e o Prêmio Marielle Franco à professora e ativista Ana Cristina Costa Gomes, que também é mãe do rapper.
A Medalha Tiradentes, a mais alta honraria do Estado do Rio de Janeiro, será entregue ao rapper BK em reconhecimento à sua trajetória artística e impacto no cenário do rap nacional. Desde o lançamento do álbum “Castelos e Ruínas”, BK vem se consolidando como uma voz potente da juventude negra, abordando em suas músicas questões sociais, raciais e de resistência. “BK é um símbolo da luta e da resiliência da juventude negra. Sua arte ultrapassa as barreiras da música e dialoga diretamente com o movimento social, sendo mais do que merecida essa homenagem”, destaca Dani Monteiro.
Esta é a segunda homenagem aprovada pela Alerj ao artista. No último dia 21, o plenário da Casa aprovou o Prêmio Marielle Franco ao rapper de 35 anos.O mesmo Prêmio Marielle Franco será concedido à professora Ana Cristina Costa Gomes, celebrando seu incansável trabalho em prol da educação e da luta antirracista. Ana Cristina, com uma extensa trajetória acadêmica e de ativismo, é referência nas discussões sobre relações étnico-raciais e nos movimentos de mulheres negras.
Graduada em letras e mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UNIRIO, participando do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Preconceito Racial e Ações Afirmativas. A pesquisa da professora dá ênfase na literatura negra e educação. Ana ainda é ativista do Movimento de Mulheres Negras e uma das Coordenadoras do Fórum Estadual de Mulheres Negras da ALERJ, compondo o GT de Educação do Fórum e levantando temas importantes para as mulheres negras do nosso estado. “Ana é uma gigante na defesa dos direitos da população negra, especialmente das mulheres. Sua luta por uma educação inclusiva e antirracista faz jus ao legado de Marielle Franco”, afirma a deputada.
As duas premiações representam o compromisso da deputada Dani Monteiro com a valorização de figuras que, em suas respectivas áreas, têm contribuído significativamente para a transformação social e para a luta por igualdade e justiça no estado do Rio de Janeiro. A entrega das honrarias será um momento de grande celebração para as pautas culturais e sociais, e reforça a importância de reconhecer lideranças que, como BK e Ana Cristina, são verdadeiras inspirações para todas as gerações.
RAP NA RUA OFICIAL
Mais que uma mídia de Rap, Trap e Funk, o RAP NA RUA se tornou uma marca em 2024. Intitulada RAP NA RUA OFICIAL, a marca oferece diferentes tipos de serviço para diferentes clientes da música. Somos o RAP NA RUA, um veículo de comunicação que divulga e cobre shows desde 2011 e também somos a RNR Assessoria, uma agência de comunicação 360° que oferece serviços de assessoria de imprensa, relações públicas e publicidade para artistas, selos, gravadoras e eventos.
Deixe um comentário