No ano em que o Movimento Hip Hop comemora 51 anos, o Palácio Tiradentes será palco de um evento cultural único e histórico: o “Hip Hop no Palácio”. A iniciativa, que acontece na próxima terça-feira (03), a partir das 16h, é uma realização do mandato da deputada estadual Dani Monteiro (Psol), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Hip Hop na Alerj, em parceria com a Diretoria de Cultura da Casa.
Dani Monteiro, que tem se destacado por sua atuação em prol da cultura fluminense, é autora de importantes leis, como a que institui o Programa Estadual do Hip Hop nas Escolas e a que declara as rodas culturais e batalhas de rima como Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Com essa nova ação, a deputada reafirma seu compromisso com a valorização do hip hop como um elemento essencial da cultura fluminense, proporcionando à população mais uma oportunidade de vivenciar essa rica manifestação artística no coração do Rio.
O “Hip Hop no Palácio” contará com uma exposição de graffiti, que poderá ser visitada até o dia 23 de setembro, com entrada gratuita. A curadoria é de Márcio Graffiti, um dos pioneiros do graffiti no Rio de Janeiro, ativo na cena desde 1985 e membro da ONG Universal Zulu Nation. A mostra reúne o trabalho de dez artistas renomados: Scrau, Ramon Lid, Mamuska, Rongo, Bruno Brol, Lu Brasil, Mais Alto, Mano Beiço, Negra Graffiti e o próprio Márcio.
Além da exposição, o evento terá uma batalha de breaking nas escadarias do Palácio, com inscrições abertas no local e sem custo. B-boys e b-girls terão a chance de mostrar suas habilidades em um cenário icônico, sob o olhar atento de jurados experientes como BBoy Tevez, BBoy Goldar e BGirl Dessa, com DJ JP BlackSoul no comando das pick-ups. O MC Stal será o anfitrião da batalha.
Para Dani Monteiro, a realização desse evento é um marco na história da cultura do estado.
— Trazer o hip hop para o Palácio Tiradentes é uma forma de reconhecer e celebrar a importância desse movimento na construção da identidade cultural fluminense. O hip hop é resistência, é arte, é voz, e é fundamental que ele tenha espaço na Casa do Povo — afirma a deputada, que enaltece: — O Palácio Tiradentes não é só um símbolo da política, mas também da cultura. A cultura é um direito do povo e o hip hop é uma das expressões mais potentes desse direito. Estou muito feliz em ver esse evento acontecer aqui, um espaço que é de todos e para todos.
RAP NA RUA OFICIAL
Mais que uma mídia de Rap, Trap e Funk, o RAP NA RUA se tornou uma marca em 2024. Intitulada RAP NA RUA OFICIAL, a marca oferece diferentes tipos de serviço para diferentes clientes da música. Somos o RAP NA RUA, um veículo de comunicação que divulga e cobre shows desde 2011 e também somos a RNR Assessoria, uma agência de comunicação 360° que oferece serviços de assessoria de imprensa, relações públicas e publicidade para artistas, selos, gravadoras e eventos.
Deixe um comentário