Iniciativa é da presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa, deputada Dani Monteiro (PSOL). (Créditos da imagem: Divulgação)
BK, um dos rappers mais influentes da cena brasileira, será homenageado com o Prêmio Marielle Franco pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Quem concederá o prêmio é a deputada Dani Monteiro (Psol), cuja iniciativa foi votada em plenário nesta quarta-feira (21). Com quase uma década de carreira, o carioca Abebe Bikila começou sua trajetória participando ativamente de rodas culturais e de rap no Rio de Janeiro, fortalecendo sua conexão com a cultura de rua e emergindo como um dos fundadores do selo Nectar Gang e da gravadora Pirâmide Perdida Records. Seu álbum de estreia, Castelos e Ruínas (2016), é considerado um marco na história do rap nacional, influenciando uma nova geração de artistas. BK seguiu consolidando seu nome com obras como Gigantes (2018), O Líder em Movimento (2020) e Ícarus (2022), sempre abordando questões do movimento negro, trazendo esperança e foco para essa população com talento, originalidade e inspiração.
— A obra de BK é atemporal e reflete profundamente as questões da juventude negra no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro. Com lançamentos independentes e colaborações com selos importantes, sua versatilidade dentro do rap e sua habilidade em integrar outros estilos são evidentes. Atualmente, é um dos artistas mais respeitados do país, referência para a juventude que acompanha o Movimento Hip Hop. — comentou a deputada Dani Monteiro — Suas músicas abordam questões sociais, desigualdade, racismo, direitos da juventude e também as conquistas do povo preto, temas muitas vezes ignorados pela sociedade e pela grande mídia. O Prêmio Marielle Franco é mais do que merecido, reconhecendo a luta pelos direitos dos menos favorecidos em nosso estado e homenageando uma grande lutadora da negritude fluminense — celebrou a parlamentar.
O Prêmio Marielle Franco é concedido a pessoas que atuam na defesa dos direitos humanos e que tenham realizado ações para promover, valorizar e proteger os direitos no estado do Rio de Janeiro, com ênfase nos direitos da população negra, das mulheres e da comunidade LGBTIA+.
RAP NA RUA OFICIAL
Mais que uma mídia de Rap, Trap e Funk, o RAP NA RUA se tornou uma marca em 2024. Intitulada RAP NA RUA OFICIAL, a marca oferece diferentes tipos de serviço para diferentes clientes da música. Somos o RAP NA RUA, um veículo de comunicação que divulga e cobre shows desde 2011 e também somos a RNR Assessoria, uma agência de comunicação 360° que oferece serviços de assessoria de imprensa, relações públicas e publicidade para artistas, selos, gravadoras e eventos.
Deixe um comentário