Museu das Favelas e Mercado Livre realizam o “Dia de Corre” com atividades voltadas ao empreendedorismo      

Entre os destaques da agenda – que oferecerá palestras, oficinas e apresentações artísticas – estão nomes como Eliane Dias (Boogie Naipe), Kaique Brasileiro (Casa Soho) e Semayat Oliveira (Nós, Mulheres da Periferia). (Créditos da imagem: Nego Junior) 

O Museu das Favelas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, realiza no sábado, 24 de agosto, o “Dia de Corre”. Este evento, que terá entrada gratuita, destaca a força do empreendedorismo periférico e oferece um espaço para a troca de conhecimentos, experiências, networking e oportunidades de negócios para todos os participantes.

A iniciativa visa promover a inclusão e valorização dos empreendedores das favelas, proporcionando uma plataforma para expor produtos, compartilhar histórias e inspirar outros a seguir acreditando e realizando seus sonhos por meio de suas iniciativas de negócios.

“O Brasil é o 7º país do mundo com o maior número de pessoas empresárias. Nesse contexto, o empreendedorismo periférico tem se destacado por apresentar ideias inovadoras em cenários cada vez mais desafiadores, ajudando na construção de futuros desejáveis para quem vive e faz a favela”, afirma Ricardo Piquet, diretor-geral do IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão.

Para Natália Cunha, diretora do Museu das Favelas, “o Dia de Corre será um grande encontro para valorizar empreendedores e trabalhos de impacto das favelas, oferecendo palestras e oficinas sobre negócios, marketing e marcas. O evento proporciona uma plataforma para exposição de produtos e histórias, promovendo uma rica troca de conhecimentos sobre empreendedorismo periférico. Este projeto possibilita o encontro de quem está começando e de quem tem experiência no setor, alavancando seus trabalhos. O Museu das Favelas cresce e se consolida como um hub de projetos que promovem também a inclusão e valorização de quem tem potencial”.

A Sala Movimentos é um espaço dedicado à programação principal do Dia de Corre, o ciclo de palestras com diferentes empreendedores de destaque. Traz discussões e atividades que exploram o mercado, o empreendedorismo e a economia solidária. É um espaço para o intercâmbio de ideias e experiências ancoradas no presente, destacando atividades que abordam estratégias para a construção de uma economia mais justa e inclusiva. Na programação, Rachell Brasil e Juliana Lourenço, falarão sobre estratégias essenciais para iniciar e expandir um negócio, com mediação de Sérgio All. Adriano José (Feira Preta) Kaique Brasileiro (Casa Soho), Eliane Dias (Boogie Week) e a mediadora Fernanda Ribeiro (Instituto Black), participação do painel “Preto e Dinheiro são realmente palavras rivais? Como avançar narrativas sobre finanças potencializando o empreendedorismo e criatividade”. Por fim, Jupi77er, MC, compositor e empreendedor, Day Molina, estilista, indígena e pesquisadora, Leonardo Moraes, pesquisador, educador e curador, e Tiago Trindade, CEO da Digital Favela, com mediação de Danielle Almeida, abordarão o tema “Narrativas que Transformam: Estratégias Criativas e Impacto Cultural no Marketing”.

A Sala Caminhos é destinada à reflexão sobre a modernização e o futuro, com um foco especial nas formações em áreas emergentes como Marketing Digital. Este ambiente convida os participantes a explorar novas tecnologias, tendências e estratégias que moldam o empreendedorismo na atualidade. Na programação, acontece uma orientação profissional com Maria Valéria, seguido de oficina sobre o uso da ferramenta CATE, busca de vaga de emprego e cursos disponíveis, com Felipe Sá, ambos da Coordenadoria do Trabalho. Além disso, a Adesampa oferecerá uma orientação profissional para empreendedores. Pela parte da tarde, acontece uma oficina sobre raízes negras do empreendedorismo, com Eunice Prudente e Dayane Souza Silva, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Para finalizar, Semayat Oliveira, cofundadora do Nós, Mulheres da Periferia e consultora do podcast Mano a Mano, juntamente com Rodrigo Portela, fundador da produtora audiovisual Terra Preta, conduzirão uma oficina sobre conteúdo digital.

Na Área de Formação, a jornalista Marlene Laky, da Casa Guilherme de Almeida, e Vera Cardim, coordenadora do Centro de Referência, Pesquisa e Biblioteca das Favelas (CRIA), realizarão uma atividade sobre noções de preservação e pequenos reparos de livros, proporcionando aos participantes um dia inteiro de aprendizado e capacitação.

O Cria Costura, iniciativa que visa criar oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade social a se inserirem no mercado de trabalho da moda, apresenta a exposição Fashion Sampa, apresentando looks – roupas estilosas – produzidas por meio do projeto.

O Jardim será ocupado por uma grande feira de empreendedorismo e uma praça de alimentação para o público. Para comandar a música do evento, se apresentará o grupo Samba de Momento, e fechando a festa “Nos Tempos da Soweto”, com a DJ Vivian Marques.  

Com o apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo, serviços de atendimento ao público serão oferecidos, como o CATE Móvel – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, ADE SAMPA – Agência São Paulo de Desenvolvimento, e serviços gratuitos de corte de cabelo, trança, designer de sobrancelha e esmaltação de unha com o Instituto Fios de Ouro.

“O Dia do Corre é uma oportunidade para conectar saberes e potências, democratizando o acesso ao conhecimento e ao empreendedorismo”, afirma Laura Motta, Gerente Sênior de Sustentabilidade do Mercado Livre.

O Museu das Favelas é pioneiro em São Paulo ao dedicar uma área exclusiva ao empreendedorismo social, voltada para profissionais de favelas e periferias. Isso reflete a força econômica dessas comunidades, onde aproximadamente 17 milhões de pessoas vivem em mais de 13 mil favelas, gerando uma renda anual superior a 202 bilhões de reais, segundo o último Data Favela. As favelas movimentam uma economia maior que a de 21 estados brasileiros, evidenciando seu potencial e reforçando a importância de iniciativas que valorizem e incentivem o empreendedorismo local.

Em 2024, as ações do CORRE – Centro de Empreendedorismo do Museu das Favelas são patrocinadas pelo Mercado Livre, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

RAP NA RUA OFICIAL
Mais que uma mídia de Rap, Trap e Funk, o RAP NA RUA se tornou uma marca em 2024. Intitulada RAP NA RUA OFICIAL, a marca oferece diferentes tipos de serviço para diferentes clientes da música. Somos o RAP NA RUA, um veículo de comunicação que divulga e cobre shows desde 2011 e também somos a RNR Assessoria, uma agência de comunicação 360° que oferece serviços de assessoria de imprensa, relações públicas e publicidade para artistas, selos, gravadoras e eventos
.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

Popular Posts

  • Do Grammy Latino para os palcos do Rock in Rio, Cabal canta “Vida Marvada” em show de Chitãozinho e Xororó no festival
    Do Grammy Latino para os palcos do Rock in Rio, Cabal canta “Vida Marvada” em show de Chitãozinho e Xororó no festival

    Apresentação acontecerá no Dia Brasil durante a performance Pra Sempre Sertanejo, comemorando 40 anos do maior evento de música e entretenimento do mundo Pioneiro e visionário, Cabal foi o primeiro rapper brasileiro a ganhar um Grammy Latino, em 2006. A música responsável pela premiação foi “Vida Marvada“, de Chitãozinho e Xororó, em colaboração com o…

  • Racionais MC’s é indicado ao BET Hip Hop Awards
    Racionais MC’s é indicado ao BET Hip Hop Awards

    O grupo brasileiro concorre na categoria “Best International Flow”. (Créditos da imagem: Divulgação) A importância do Racionais MC’s transcende a música e a cultura brasileira. Formado por Mano Brown, Ice Blue, KL Jay e Edi Rock, o grupo é elemento fundamental para explicar a sociedade do país e, não à toa, passou a receber honrarias…

  • MC IG LANÇA SINGLE INÉDITO INTITULADO “AMANHECER”
    MC IG LANÇA SINGLE INÉDITO INTITULADO “AMANHECER”

    Nova faixa do funkeiro, que este ano se apresenta no Rock in Rio 2024,  já está disponível em todas as plataformas digitais. (Créditos da imagem: Divulgação) Em um contexto onde o funk é a força que move multidões e transforma realidades, MC IG se destaca como um visionário. Depois de agitar a cena musical com…

Archives