Exposição aborda a memória ancestral e resistência periférica através de artes visuais, poesia e música

Destacando artistas como Heven, Kayme, Isra, Floreny, Luali, Rhasna Neves e Ludmila Lima, o projeto “É Tudo Nosso” será realizado no Espaço Cultural CITA, em Campo Limpo, no dia 30 de junho. A entrada é gratuita. (Créditos da imagem: Divulgação)

O projeto “É Tudo Nosso – informação, cultura e protagonismo”, fomentado pela 20ª edição do Programa VAI da Secretaria Municipal de Cultura, promoveu, ao longo do primeiro semestre de 2024, encontros formativos focados em jovens artistas e produtores culturais. A iniciativa surgiu com o objetivo de construir coletivamente ferramentas para a gestão das carreiras dos envolvidos, promovendo profissionalização em suas respectivas áreas.

Desenvolvido pela coletiva “É Tudo Nosso!”, o projeto adota uma abordagem prática e teórica, dividida em três etapas distintas. Na primeira, encontros virtuais abordaram temas como planejamento e escrita de projetos para editais. Na sequência, três encontros presenciais reuniram artistas, produtores e curadores que compartilharam suas experiências com os alunos.

Agora, o projeto fecha com a mostra “É TUDO NOSSO! NUTRINDO NOSSOS SONHOS”. Esta fase representa a ação prática dos orientandos, com apresentações e intervenções em diversas linguagens artísticas, como música, artes visuais e poesia. O evento, previsto para ocorrer no dia 30 de junho, com entrada gratuita, tem como objetivo não apenas exibir as obras dos participantes, mas também envolvê-los na produção, proporcionando uma experiência completa.

As propostas artísticas incluem apresentações diversificadas que refletem a resistência e a criatividade da periferia, com foco em artistas mulheres e pessoas não binárias. A curadoria foi realizada pelas próprias alunas do curso, promovendo a diversidade e a inclusão. Cada apresentação busca levantar reflexões sobre identidade, diversidade e os desafios enfrentados pelas comunidades periféricas.

Além disso, a programação visa discutir a importância da descentralização cultural, especialmente no território da zona sul, conhecido como “fábrica de artistas”.

Na categoria de artes visuais, a Mostra É Tudo Nosso! contará com Heven, uma artista que une alfabetização e bordado para promover a memória ancestral e a expressão artística na periferia com seu projeto “Desata Nós”. Kayme apresentará a marca “Tituba Acessórios”, resgatando ancestralidade e resistência através de acessórios inspirados na estética periférica. Isra, do Relicari.Oz, oferecerá um acervo de moda para estilistas e artistas, promovendo a reutilização e a expressão individual.

Na poesia, Floreny transita entre dança e colagem, resgatando a ancestralidade indígena; Luali, multiartista da zona leste, utiliza a arteterapia para abordar temas da geração Z. Rhasna Neves, escritora e produtora cultural, traz vivências e ancestralidade em suas obras.

Na música, Ludmila Lima, cantora da zona sul, promove a resistência periférica negra com repertório de MPB, pop e R&B. Kayme, multiartista e cantora, traz a estética periférica e a música negra em suas composições de rap, trap, funk e R&B.

“Acreditamos que o tema do evento evidencia o movimento que está na contracultura de uma produção ocidental. É um lugar de protagonismo de mulheres na criação e execução de conceitos e um momento de cura geracional no qual podemos criar e estar em um espaço seguro para nos contemplar e admirar, criando possibilidades de gestar novas formas de pensar o trabalho coletivo,” comenta a artista visual Heven, participante do projeto.

RAP NA RUA OFICIAL
Mais que uma mídia de Rap, Trap e Funk, o RAP NA RUA se tornou uma marca em 2024. Intitulada RAP NA RUA OFICIAL, a marca oferece diferentes tipos de serviço para diferentes clientes da música. Somos o RAP NA RUA, um veículo de comunicação que divulga e cobre shows desde 2011 e também somos a RNR Assessoria, uma agência de comunicação 360° que oferece serviços de assessoria de imprensa, relações públicas e publicidade para artistas, selos, gravadoras e eventos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCA

Popular Posts

  • Cjota faz sua estreia no Top 50 com “Duas Mulheres” feat. Vulgo FK e Pedro Lotto
    Cjota faz sua estreia no Top 50 com “Duas Mulheres” feat. Vulgo FK e Pedro Lotto

    A parceria entre Cjota, Vulgo FK e Pedro Lotto, marca o primeiro grande sucesso do rapper no ranking musical. (Créditos da imagem: Divulgação) Cjota faz conquista histórica em sua carreira com a estreia no TOP 50 do Spotify Brasil. Seu single “Duas Mulheres”, em parceria com Vulgo FK e Pedro Lotto, alcançou a 38ª posição,…

  • Naldo Benny lança a inédita “Noite de Prazer”
    Naldo Benny lança a inédita “Noite de Prazer”

    Produzida pelo artista, a canção chega às plataformas de áudio nesta quinta, 21, às 21h (Créditos da imagem: Divulgação) Precursor do funk pop no Brasil, Naldo Benny vem construindo uma carreira brilhante ao longo de 25 anos. Dono de sucessos como “Exagerado”, “Amor de Chocolate”, “Se Joga” e “Taca Gin Que É Pra Chapar”, agora o artista…

  • Final mundial no Brasil! Em dezembro, Rio de Janeiro será palco do campeonato de Breaking Red Bull BC One
    Final mundial no Brasil! Em dezembro, Rio de Janeiro será palco do campeonato de Breaking Red Bull BC One

    Com programação especial de 04 a 07 de dezembro, capital carioca recebe etapa mundial da maior disputa de Breaking do planeta com show exclusivo de Marcelo D2 (Crédito: Little Shao / Red Bull Content Pool) Unindo cultura, esporte, música e dança, o Rio de Janeiro se prepara para receber mais de 30 países durante a…