HOT NEWS #33 com os últimos lançamentos do RAP, Trap e Funk do dia 24/09 ao dia 07/10, incluindo Oruam, WIU, Criolo, Scarp, bem como MC Maneirinho. No fim você encontrará a nossa playlist do Spotify com todas as tracks citadas aqui
Oruam – Papo de Agustinho
Após ser destaque no projeto “Poesia Acústica 13”, que alcançou a marca de 5 milhões de visualizações em um dia, Oruam lança música e clipe de “Papo de Agustinho”, pela Mainstreet. O trapper carioca ganhou notoriedade a partir da sua participação em “Invejoso”, hit que ultrapassa a marca de 100 milhões de visualizações nas plataformas digitais.
Dono de refrões viciantes caracterizados pela positividade e superação, Oruam também ganhou destaque com as músicas “Filho do Dono” e “Predestinado”. Esta última fez o trapper ultrapassar a barreira do Hip Hop e se tornar um dos artistas favoritos do cantor João Gomes, que regravou a faixa e incluiu em seu álbum.
“Papo de Agustinho” já é considerado um grande sucesso. O love song estourou depois que o trapper gravou um vídeo sem compromisso para suas redes sociais e instantaneamente viralizou. As prévias já alcançaram milhares de visualizações e já é uma das mais pedidas no show do artista.
WIU & Oruam – Horas Iguais
WIU, artista conhecido pelos hits “Mantém”, “Lágrimas de Crocodilo”, “Pitbull” e “Vampiro”, acumula milhões de streams e visualizações, e foi um sucesso se apresentando nos palcos Sunset e Supernova do Rock in Rio em setembro desse ano. O rapper lançou ainda, no mesmo mês, “Felina” com o MC Ryan SP. Em 10 dias “Felina” alcançou mais de 6.1 milhões de visualizações no YouTube, mais de 4 milhões de streams nas plataformas digitais e, atualmente, o top 9 do Spotify no Brasil.
Agora, o jovem cantor volta com o single e clipe “Horas Iguais” ao lado de Oruam. A estreia do clipe, que era aguardada pelos fãs, teve mais de 25 mil espectadores simultâneos no YouTube.
O trap segue com batidas fortes que contam também a realidade de quem mora na favela. Dividindo o tempo entre o baile e o corre no trabalho, eles só querem conquistar seus sonhos e os de suas famílias. “Fim de semana no baile a semana no plantão/ Mais de 1 milhão de sonhos correndo atrás do pão/ Pra um dia ver sua família dentro de uma mansão/ Maior responsa lidar com o que tem no coração/ Pensando em ganhar o mundo só com o que tem nas mãos”, canta WIU.
O clipe da faixa traz uma nova visão sobre o uso constante de metáforas, sobre o tráfico e a violência em clipes de trap. Os artistas propõem então, nas cenas, um universo onde o tráfico é de flores e as flores levam as pessoas à loucura.
Criolo & Ney Matogrosso – Algoritmo Íntimo
A parceria de Criolo e Ney Matogrosso não é inédita, mas a falta de ineditismo não é um ponto negativo no contexto do projeto. A faixa “Algoritmo Íntimo” vem para consagrar a união de duas grandes potências da música brasileira, que se reverenciam através de uma admiração mútua. O single fala sobre como a intimidade faz com que os movimentos e afetos aconteçam naturalmente quando o desejo mútuo se estabelece. E como a falta de presença ameaça esse movimento que é natural entre pessoas que se amam, gerando saudade, e encontrando novas formas de estabelecer e concretizar esse encontro.
Scarp – Amor Bandido Ft. MC Maneirinho
Scarp lança seu primeiro álbum, intitulado “Tudo Que Um Cria Quer”, como o próprio título já traduz, esse álbum é baseado em uma vida que, segundo o rapper, todo “cria” de comunidade deseja ter, misturando vivências, conquistas e várias situações cotidianas.
O álbum, conta com as participações de TZ da Coronel, MC Maneirinho e Real Puto, e foi produzido por Johnny Monteiro, Mãolee, Eduardo Ghali, DJ LN e pelo próprio Scarp. Já a mixagem ficou a cargo de pelo Johnny Monteiro, enquanto a capa foi feita pelo artista Alfaiate e a fotografia é de Mastam.
O começo desse álbum, literalmente foi pela faixa 1, que nomeei de intro. Nela eu falo sobre uma mudança de vida, uma aceitação de que tudo está melhor. Daí em diante fluiu todo o álbum, na mesma vibe, mas não só de ostentação e gastação, tem seu momento romântico, de decepção na vida, momento de gratidão. Ele é um verdadeiro retrato sonoro da vida real, misturado com sonhos, que com certeza todos que vem de onde eu vim, também desejam”, destaca o artista.
Mc Kako – Passado
MC Kako, lançou seu primeiro álbum, intitulado “Passagem”. O disco está disponível em todas as plataformas digitais e também conta com clipe no YouTube, da faixa foco, que dá nome à produção.
O álbum, como o próprio nome já diz, remete a vida em cada fase, em cada situação, em cada momento em que nos encontramos. São oito faixas que retratam o fato de que debaixo do sol, estamos só de passagem, nada é tão duradouro quanto imaginamos.
Com elementos de trap e funk, cada verso que constrói esse trabalho vem para mostrar, de forma objetiva, que a vida merece ser vivida e comemorada em cada conquista, e também em cada derrota. “Nossa luta é contra nós mesmos e contra o ponteiro do relógio, que não para enquanto fazemos nossa passagem por aqui” destaca o artista.
SUETH – PELOS ACESSOS FT. PL QUEST
Não é de hoje que os fãs pedem pelo segundo álbum de Sueth. O artista da UCLÃ lança “Pelos Acessos”, primeira faixa do disco intitulado SUETHSEASON, confirmado ainda para este ano. Com mais de 1,3 milhões de ouvintes mensais, Sueth é conhecido por hits como “Safadinha”, “Personnalite” e “Royal Salute”.
Outra novidade que marca o SUETHSEASON são as faixas e clipes que agora sairão pelo canal do YouTube de Sueth. “Sempre solto meus trabalhos pelo canal da UCLÃ e esta decisão veio como uma estratégia para movimentarmos mais o meu canal”, explica.
“Pelos Acessos” também traz versos de PL QUEST, integrante da Mainstreet. A música tem beat de Asix e Viper, e ganhou clipe de destaque dirigido por Tpires. O audiovisual traz takes intercalados das comunidades Complexo da China e Chumbada, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, o que gera uma interação diferenciada entre Sueth e PL QUEST.
Yunk Vino – Miami Vice
Sempre em movimento, Yunk Vino deu um importante passo na carreira ao subir no Palco Supernova na recente edição do Rock In Rio. O artista paulistano, que desde 2018 vem trilhando um caminho de ascensão no trap nacional, chegou ao festival carioca apresentando uma sequência de hits. Agora, dando continuidade aos trabalhos de estúdio, Vino se une ao produtor Ecologyk para o lançamento de “Miami Vice”. O novo single acompanha um videoclipe e chega às plataformas de áudio e vídeo por meio do selo Labbel Records.
A partir da proposta de furar bolhas, a apresentação de Vino no Rock In Rio foi pensada para não só solidificar o artista como um dos principais nomes da cena, mas também alçar novos públicos, ampliando seu repertório. Não à toa que o lançamento que sucede tal acontecimento é justamente de uma faixa carregada de novas referências estéticas e sonoras. “Essa é uma música para ouvir sozinho, num momento que você quer refletir ou curtir o momento de boa”, pontua o artista.
Com produção de Ecologyk, o som nasceu após uma viagem dos dois e amigos para Barcelona, ocasião que também rendeu outras faixas que serão apresentadas em breve. O videoclipe, por sua vez, traz o olhar do diretor Moysah. “Nós já tínhamos finalizado as gravações do clipe quando me veio a vontade de mexer um pouco mais. Ai, o Moysah veio com a ideia de explorarmos novos efeitos, algo mais lisérgico, e eu gostei bastante pois casa muito com as coisas que eu vivo e falo no som”, explica Vino; que completa: “Isso é o começo de uma nova era pra mim”.
Sotam – de volta ao início
Sotam lançou “De Volta Ao Início”, faixa que apresenta um clipe criativo, com uma mistura de efeitos especiais e a simplicidade de uma narrativa construída para falar de amor. A música traz um beat que se encarrega de fazer um fechamento especial.
Acredito que esse single é o som mais completo que eu pude entregar esse ano ao público, desde a letra até a produção. O Rob, produtor musical, já trabalha comigo há alguns anos, mas estamos sentindo que agora é o momento de evolução como um todo. Sem dúvidas, esse é um dos meus singles favoritos esse ano.”
Sotam está cada vez mais bem posicionado dentro da cena do rap e trap nacional. Diretamente da zona leste paulistana, começou a cantar aos 13 anos de idade, aprendendo a tocar violão em seu tempo livre, e já conseguindo dar ritmo às suas composições.
Orgânico – Pelé MilFlows | SóCiro | Olívia | San Joe – Xavequin 2
Uma nova versão de um dos maiores sucessos do Projeto Orgânico com mais de 14 milhões de visualizações no Youtube, foi lançada. O single “Xavequin 2” com os artistas SóCiro, Olívia, San Joe, participação especial na nova versão com Pelé Milflows e produzido por Léo Casa 1.
A música é alto astral, harmônica, romântica e perfeita para compartilhar com quem ama ou de indireta para o crush. É uma nova versão de xaveco nos tempos modernos. Hoje podemos xavecar com uma curtida nas fotos, reagir ao storie com um emoji, conversar pelo direct, enviar fotos, entre outras maneiras do jogo da conquista. O artista SóCiro comenta: “O xavequinho é gostoso demais, sempre bom a gente dar uma xavecada, aquele momento em que acreditamos no fogo que queima. Se for de coração, é essencial.”
MC Kekel – Posturado e Calmo
A palavra “posturado” é um neologismo que se tornou comum na linguagem dos jovens nos últimos anos. Indica uma pessoa com postura, que sabe se portar e não faz joguinhos. MC Kekel, um dos maiores nomes do funk nacional atualmente, se define como “Posturado e Calmo” em seu mais novo single, lançado hoje em todas as plataformas digitais, com o videoclipe disponível no canal da KondZilla.
Com quase 1 bilhão de reproduções acumuladas em seu repertório no Spotify, Kekel se estabeleceu no funk romântico e construiu uma carreira com hits versáteis na composição e na melodia, como “O Bebê”, parceria com Kevinho, e “Amor de Verdade”, parceria com MC Rita.
Desta vez, o artista contratado da KondZilla traz a história de uma relação que aconteceu no passado e que reacende agora, com a mulher voltando e dizendo que sente falta do seu antigo par. A produção ficou por conta de DJ Biel Mix, conceituado no funk nacional. “Biel foi o DJ que produziu minha primeira música, em 2012. E agora voltamos a trabalhar juntos, fazendo várias músicas. ‘Posturado e Calmo’ é o nosso primeiro lançamento depois de muitos anos, e eu estou muito ansioso pra saber o que todo mundo vai achar. Tá muito massa”, comenta MC Kekel sobre o lançamento.
Kayode – Podcast / Pedra da Memória (Prod. Paiva & DropAllien)
Ser um jovem negro e periférico não é fácil, ainda mais quando se transita por bairros da classe média para trabalhar. Essa é a história de Kayode, um artista que já enfrentou muitas vezes a dificuldade de caminhar pelas ruas do bairro onde grava as suas músicas. O artista disponibiliza em seu canal no YouTube um clipe cinematográfico que une as faixas “Podcast” e “Pedra da Memória”. No mesmo dia, Kayode disponibiliza o single “Podcast” nas plataformas digitais. As faixas “Podcast” e “Pedra da
Memória” integram o novo disco de Kayode, “Flow da Pele”, que será lançado no conta a história da ancestralidade africana na música.
Mc Sid – Não Duvide de Mim
O rapper brasiliense Sid liberou seu mais novo single: “Não Duvide de Mim”. O artista voltou lançar músicas após ficar três semanas sem liberar nenhuma nova, algo que tem sido incomum na carreira do artista, que desde o lançamento do álbum “Coisas Que Eu Só Falaria Brincando”, disponibilizou com frequência tracks novas.
Sid traz o boom bap como foco principal de suas criações, mantendo viva sua própria essência e exaltando as raízes do rap nacional e em seu novo lançamento não foi diferente, a produção musical da faixa contou com a colaboração entre Vietnã e Ugo Ludovico, que souberam explorar os elementos do estilo na confecção do instrumental.
Mac Júlia, PK Delas e DJ Alle da Coro – Rompe
Dona de hits de sucesso, como “Sofá, Breja e Netflix” e “Se Tá Solteira”, Mac Julia vai mostrar sua versatilidade em mais um single. Mergulhando na sonoridade do funk carioca, a artista lança “Rompe“, com PK Delas e DJ Alle da Coro, no dia 07 de outubro. “Essa música é um proibidão fino que vai muito ao encontro da minha estética dinâmica, livre, decidida e gostosa. Uma mistura das gírias de Minas com o ritmado funk do Rio que vai fazer todo mundo dançar” comenta Mac Julia. A canção chega com audiovisual gravado na favela do Vidigal, no Rio de Janeiro.
Reid – Fuck 12 part 2
O rapper Reid se tornou uma das grandes promessas do trap no Brasil. Seu sucesso chamou a atenção do Papatinho, lendário produtor e beatmaker, e que assinou o artista no seu selo, a Papatunes. O jovem MC é autor de “Vestido Vermelho” e participa das cyphers de “Drip da Roça” e “Tudo de Melhor”, que juntas ultrapassam 70 milhões de streams nas plataformas digitais. Agora, com a nova gravadora, Reid lança “Fuck 12 PT. 2”. A nova música é o segundo drill da carreira de Reid e chega apenas uma semana depois do primeiro, a faixa “BPM”.
Reid comenta sobre o novo lançamento: “Eu procuro sempre fugir da minha zona de conforto e surpreender meus fãs com o melhor trabalho possível, por isso tô vindo agora rimando em um drill e muito satisfeito com o resultado.”
Duquesa – Duas da manhã
Trilhando seu caminho na cena R&B nacional, a cantora e compositora Duquesa apresenta a faixa-foco de seu primeiro EP – trabalho que chega em novembro, por meio da Boogie Naipe, produtora por trás de nomes como Racionais MC’s e Mano Brown. O single “Duas da Manhã” delineia uma nova faceta da artista, agora explorando as dualidades do amor da mulher preta de maneira mais ousada e sensual. “Canto sobre uma uma fase em que me escondo, mas depois assumo querer viver um amor romântico”, resume a artista. A faixa chega acompanhada de um videoclipe que estende a narrativa da canção, com referências da estética 2000’s R&B. O clipe já está disponível no canal de YouTube da artista, assista:
WillsBife – corre! feat. Aka Rasta, DaLua, Rodrigo Ogi & MATHINVOKER
Comemorando seu aniversário, WillsBife está de volta com o lançamento do aguardado clipe de “corre!”, faixa do seu último disco, nunca aceite a primeira oferta. A música conta com participações de Aka Rasta, DaLua, Rodrigo Ogi e MATHINVOKER e o vídeo, já disponível no Youtube, tem direção assinada por Beto Macedo.
Com uma estética diferente da maior parte dos vídeos de trap que vemos por aí, “corre!” aposta em um tom mais lúdico, trazendo uma arma claramente de brinquedo e um carro a lá Velozes e Furiosos, mas modelado a partir de material de descarte, sobras de set e lixo reciclável. Além disso, as máscaras assinadas por Daniel Normal também funcionam como um elemento primordial para romper com a hegemonia dos clipes do gênero e dão vida aos personagens construídos no roteiro.
Criamos um filme de terror B inspirado no cinema dos anos 80 e 90, mas com uma estética atual. A ideia do filme é criar algo tosco-legal. Em um mundo em que tudo caminha para a superprodução e exagero do uso da tecnologia, quisemos resgatar o jeito simples e divertido de fazer as coisas. Utilizar efeitos analógicos, construir objetos, dar vida ao material reciclável, enfim, criar uma história de bicho papão em um trap. Parecia loucura, mas deu certo”, conta Beto Macedo.
HUZZ – A CARNE
Acumulando mais de 20 milhões de streams só no Spotify, Huzz anuncia seu primeiro lançamento como agenciado do selo A Braba Records. O rapper, que participou da cypher “Mercenária”, da Tropa da Braba, apresenta o single acompanhado de clipe “A Carne”, sobre suas vivências e lutas. Nascido e criado na Cidade Tiradentes e Vila Progresso, no bairro do Itaquera, na zona leste de São Paulo, Huzz tem orgulho de morar na periferia: levar o drill para a quebrada e não perder a essência do underground brasileiro é um de seus preceitos.
Em “A Carne”, Huzz fala sobre suas angústias perante a violência do Estado – representado no clipe pela polícia militar – contra a população preta, mas também sobre o que gosta e lhe dá prazer: motos e cordões de ouro. “A música é a forma como me expresso, é minha forma de colocar meus sentimentos para fora, é uma terapia pra mim”, explica o rapper.
DÖ MC e SKEETER – DISTOPIA
DÖ MC e Skeeter lançam o álbum A.R.T.E – Ato Revolucionário de Transgressão Educacional – apostando na arte e na educação como áreas vocacionadas à revolução. Disco com 13 faixas traz a participação de arte-educadores da Fundação C.A.S.A. O álbum foi composto durante os dois últimos anos, deixando ver os efeitos do isolamento social devido à pandemia e do abrandamento progressivo das medidas restritivas. Os temas como arte e educação transitaram (e têm transitado) durante esse tempo com alta repercussão entre os discursos políticos e domésticos. A.R.T.E. então é posto nesse centro em que reflete e aponta para o poder verdadeiramente revolucionário de ambos em conjunto.
Pensando na recepção, DÖ MC afirma: “O objetivo é que, quando escutem o disco, as pessoas percebam o quanto a arte, a educação e a cultura são politicamente importantes e historicamente essenciais. O Ato Revolucionário nem sempre é coquetel molotov. Às vezes ele é silencioso e eficaz dentro da mente das pessoas numa mistura de empatia, humanidade e disposição”. Assim, a presença de Tati Botelho, Danilo Skrap e Heitor Valente MC, arte-educadores e MCs, é a consumação encarnada do projeto intencionado por DÖ MC e Skeeter; além deles, DJ Sleep, Arnaldo Tifu, Léo Ice, Mezti, Guilherme Coio e Doizenne marcam presença.
World Tour with Pete Rock, Pino Palladino, Sorry Drummer
Após o lançamento do álbum Sorry Drummer & Friends – Vol.3 em novembro de 2021, o baterista brasileiro Sorry Drummer tem lançado novas parcerias com artistas internacionais durante 2022 e divulga a música “World Tour”, faixa-título do novo álbum de Young RJ (EUA), rapper, produtor e integrante do clássico grupo Slum Village.
“World Tour” é uma parceria há muito prometida por ambos. A faixa tem também as participações de Pete Rock (DJ, produtor e rapper norte-americano), reconhecido como um dos medalhões na expansão do estilo east coast do Hip Hop durante os anos 1990, e do baixista Pino Palladino, músico cujo currículo inclui ter sido integrante das bandas de D’Angelo, Elton John, Harry Styles e Adele, para citar alguns.
Tayh – Sente O Grave Bater
O cantor e compositor paulistano Tayh, aposta do selo Alma Music para o hip hop e trap, lança o EP “Sente O Grave”, que conta com quatro faixas autorais. Este é o primeiro EP do artista a ser lançado pelo selo musical e está disponível em todas as plataformas digitais.
Uma das faixas do EP, “Sente O Grave Bater”, leva a grande responsabilidade de ter o mesmo nome do álbum. “Desde o início, sabia que ‘Sente O Grave Bater’ ou ‘Sente O Grave’ era um excelente nome para o EP, além de ser uma das faixas que compõem o mesmo. Este nome, de certa forma, conversa diretamente com as outras músicas que estão ali também”, conta Tayh.
Dhalmas – Ouro
Com uma pegada envolvente e muita potência, Dhalmas lança nesta sexta-feira (30) o single “Ouro”, música de sua própria autoria que veio para mudar completamente o estilo musical do artista.
Diferente de tudo que já foi feito, Dhalmas apostou em uma letra que mostra a superação no dia a dia para ser alguém melhor. Segundo o próprio artista, os versos são “até um pouco ácidos”. “Eu comecei essa música durante um treinamento de Programação Neurolinguística (PNL). Foi quando decidi que estava na hora de entrar de cabeça no universo do trap e do hip hop”, conta o artista, que foi revelado como uma das principais apostas do renomado produtor Rick Bonadio.
Para estrear essa nova fase, “Ouro” também contará com clipe em breve que mostrará o cotidiano de São Paulo, cidade conhecida por ‘nunca dormir’. Quem mais está ansioso para o lançamento?
Ouça Oruam, WIU, Criolo, Scarp, bem como MC Maneirinho e todas as músicas da lista HOT NEWS #33 em nossa playlist HOT HITS: RAP, Trap e Funk:
Deixe um comentário