Rapper apresentará o álbum “BAILE”, resgatando a essência do funk dos anos 90
Na próxima sexta-feira, 22, e sábado, 23, FBC se apresenta no Sesc Pompeia (R. Clélia, 93 – Água Branca, São Paulo). Os ingressos online estão esgotados, mas estão disponíveis nas bilheterias das unidades. O preço varia entre R$12 e R$40 reais.
A apresentação do álbum “BAILE” (2021), se desenvolve com o relato da história de “Pagode”, um pai de família, morador da favela, trabalhador, que frequenta o Baile da UFFÉ. Tudo começa quando, na saída do baile, Pagode é surpreendido pela polícia, que o prende acreditando que uma arma encontrada por perto pertence a ele, quando na verdade foi escondida por Paulinho, que dissimula, assiste a cena e nada faz. Livre, meses depois, Pagode retorna ao baile e encontra um antigo amor platônico, Jessica. Os dois conversam, riem e dançam todas as vezes que se encontram, até a noite em que Pagode encontra Jessica fazendo passinho com outra pessoa. Paulinho, o “falador”, vive de pequenos golpes e receptação de cargas, até o fatídico dia em que atrai pra favela a operação policial que mata a filha de Jessica.
O álbum retrata a década de 90, quando os raps e melôs evidenciavam o cotidiano dos moradores dos subúrbios, abordando temas como a violência e a criminalização de seus jovens. Nesse momento, o hip hop produzido inicialmente nos Estados Unidos é nacionalizado, ressignificado e disseminado como o Funk Carioca.
O ritmo se inspira no Miami Bass, que não dá ênfase aos problemas sociais. O primeiro contato entre esses estilos musicais se deu através dos bailes de música black, soul e funk. Com a multiplicação dos bailes, o Miami Bass é considerado pelos frequentadores como o estilo musical local.
Deixe um comentário