Nego Bala resgata a essência do funk proibidão dos anos 1990

Pode soar contraditório, mas a música do funkeiro é atual, e talvez atemporal, ao mesmo tempo que nos faz viajar no tempo

Foto por Flávio Florido

Há muito tempo eu não assistia a um show que me desse vontade de correr pra casa para escrever. Mas o Nego Bala (não esqueça esse nome, você ainda vai ouvir muito sobre ele) fez isso comigo esta noite. Vê-lo no palco me trouxe uma mistura de sensações: uma nostalgia de algo que nunca tinha visto antes. Como isso é possível? Simples: Nego Bala é um MC da nova geração que te faz voltar a 1990, época em que o funk proibidão tinha aquela batida seca, fazia críticas político-sociais e narrava a vivência no crime. Cidinho e Doca, MC Galo, MC Bob Rum, Amilcka e Chocolate, e ainda MC Primo, marcaram uma geração e agora têm seu legado seguido por alguns novos MCs.

Na atual era do FunkTrap, brega funk, pancadão, 150bpm, e uma série de novas vertentes do estilo, ouvir um novo nome cantando funk das antigas é de emocionar, não só a mim – saudosista por natureza – mas a uma plateia cheia. O show integrou a programação do SIM São Paulo e foi capturado para o documentário sobre o funkeiro produzido pela Sapucaia Filmes, com roteiro pela equipe da série Sintonia (Netflix), do Kondzilla.

Nego Bala, oriundo da Cracolândia, chegou tímido ao palco do Studio SP, na Augusta, não era pra menos, esse foi seu primeiro show após o lançamento de seu álbum de estreia “Da Boca do Lixo” (2021). Mas não demorou até que contagiasse o público com seu carisma e desenvoltura. De sorriso largo e com muita prosa, Nego cantou, rimou, se emocionou e – arrisco dizer que – deixou escorrer algumas lágrimas ao lembrar de sua origem, de sua passagem pela cadeia, e ao chamar seu pai ao palco para agradecer por todo suporte e incentivo recebido.

A cada música, Nego Bala era ovacionado pelo público. A cada música meus olhos brilhavam ainda mais. Quando eu gosto de um artista é um caminho sem volta. Pensei comigo mesma: já era, virei fã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

Popular Posts

  • Do Grammy Latino para os palcos do Rock in Rio, Cabal canta “Vida Marvada” em show de Chitãozinho e Xororó no festival
    Do Grammy Latino para os palcos do Rock in Rio, Cabal canta “Vida Marvada” em show de Chitãozinho e Xororó no festival

    Apresentação acontecerá no Dia Brasil durante a performance Pra Sempre Sertanejo, comemorando 40 anos do maior evento de música e entretenimento do mundo Pioneiro e visionário, Cabal foi o primeiro rapper brasileiro a ganhar um Grammy Latino, em 2006. A música responsável pela premiação foi “Vida Marvada“, de Chitãozinho e Xororó, em colaboração com o…

  • Racionais MC’s é indicado ao BET Hip Hop Awards
    Racionais MC’s é indicado ao BET Hip Hop Awards

    O grupo brasileiro concorre na categoria “Best International Flow”. (Créditos da imagem: Divulgação) A importância do Racionais MC’s transcende a música e a cultura brasileira. Formado por Mano Brown, Ice Blue, KL Jay e Edi Rock, o grupo é elemento fundamental para explicar a sociedade do país e, não à toa, passou a receber honrarias…

  • MC IG LANÇA SINGLE INÉDITO INTITULADO “AMANHECER”
    MC IG LANÇA SINGLE INÉDITO INTITULADO “AMANHECER”

    Nova faixa do funkeiro, que este ano se apresenta no Rock in Rio 2024,  já está disponível em todas as plataformas digitais. (Créditos da imagem: Divulgação) Em um contexto onde o funk é a força que move multidões e transforma realidades, MC IG se destaca como um visionário. Depois de agitar a cena musical com…

Archives