Som ganhou videoclipe e participação de Djonga e Coruja BC1
Dexter esquentou a sexta-feira chuvosa de São Paulo com a releitura de “Voz Ativa”, som original dos Racionais MC’s. Antes de mais nada, o som tem participação de Djonga, Coruja BC1, além da produção de KL Jay e DJ Will. Já o clipe ganhou participação de ninguém menos que Mano Brown.
“Voz Ativa” faz parte do disco “Escolha Seu Caminho”, do Racionais Mc’s, lançado em 1992. Passados 28 anos, Dexter diz que as coisas não mudaram tanto assim e que o som continua atual.
Regravar o melhor grupo do país, o melhor letrista também. Não podia fazer isso sozinho. Me preocupo muito com o futuro, com o que está acontecendo com aquilo que veio da periferia e é nosso. Isso me despertou o interesse em resgatar algo do passado que pudesse conversar com as pessoas sobre a responsabilidade de ser e fazer”, conta Dexter.
A música aborda temas como racismo, violência policial, movimento negro e juventude negra. Foi feita sob influência da luta negra por direitos básicos de sobrevivência e descreve um momento importante na história do RAP. Portanto o ativista norte-americano Malcolm X é citado na letra e foi fonte de inspiração para a escrita dos versos.
“Eu estava lendo os textos do Malcolm X naquela época e me identificava bastante com o que ele escreveu. A letra sou eu conversando com ele no livro, dizendo que aqui no Brasil as coisas estavam do mesmo jeito, mas que agora o negro tinha voz ativa e disposição de lutar”, conta Mano Brown, autor da letra e vocalista dos Racionais MC’s.
Como resultado, a versão 2020 da canção abre uma nova fronteira para o RAP brasileiro com a união de gerações. Djonga e Coruja, integrantes da nova versão da música, não eram nascidos quando os Racionais MCs lançaram a faixa pela primeira vez. Ao final do clipe, Coruja revela que ouviu “Voz Ativa” pela primeira vez em 1998, aos 4 anos, já, Djonga ouviu aos 7, ambos sendo profundamente influenciados por ela.
Deixe um comentário